A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva."— Transcrição da apresentação:

1 PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.

2 Megaeventos esportivos A Ouvidoria no Esporte brasileiro
A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGA EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva. Megaeventos esportivos A Ouvidoria no Esporte brasileiro O Ouvidor no Estatuto de Defesa do Torcedor Os modelos de Ouvidoria no Brasil A ouvidoria nos clubes da Série A do futebol brasileiro Ouvidoria como espaço de participação direta da população

3 Megaeventos esportivos
Os esportes transformaram-se em grande eventos de massa na atualidade. Número de telespectadores do jogo Brasil x Uruguai em 26/06/13: em 9 mercados: 53,5 milhões no Brasil: 31,2 milhões (Fonte: FIFA)

4 A Ouvidoria no Esporte brasileiro
A Ouvidoria chega ao Futebol Brasileiro Lei nº /2003, de 2003, art. 33 Parágrafo único. A comunicação entre o torcedor e a entidade de prática desportiva de que trata o inciso III do caput poderá, dentre outras medidas, ocorrer mediante: I – a instalação de uma ouvidoria estável;

5 A Ouvidoria DA COMPETIÇÃO
Art. 6º - a entidade responsável pela organização da competição designará o Ouvidor da Competição. É direito do torcedor conhecer o nome do Ouvidor da Competição até 60 dias antes do início da partida.

6 o Ouvidor no Estatuto do Torcedor
Responder ao torcedor Elaborar relatório com propostas e sugestões enviadas Publicar suas manifestações e propostas Receber súmulas e relatórios da partida produzidas pelos árbitros e auxiliares

7 Os modelos de Ouvidoria no Brasil
A Ouvidoria de Curitiba, instituída pelo Decreto n.º215 de : primeira ouvidoria da atualidade em nosso país. Atuava em defesa dos interesses individuais e coletivos contra atos e omissões da administração. Ao seu titular competia: receber e apurar a procedência das denúncias e reclamações, instaurar sindicância e inquéritos administrativos e auditorias; recomendar a anulação ou correção de atos contrários à lei ou às regras da boa administração; sugerir medidas de aprimoramento da organização. (GOMES, 2000)

8 Os modelos de Ouvidoria no Brasil
A OUVIDORIA NO SETOR PRIVADO A Lei nº de 1990, que cria o Código de Defesa do Consumidor, foi fator estimulador da criação de ouvidorias, principalmente na área privada. Elas foram criadas com foco em atender os clientes e constituir em diferencial estratégico com objetivo de garantir a fidelização do cliente ante a concorrência de mercado.

9 Os modelos de Ouvidoria no Brasil
O Banco Central do Brasil normatizou por meio da Resolução nº de 2007, depois revogada pela de nº 3.849/2010, a decisão do Conselho Monetário Nacional : As instituições financeiras devem estabelecer ouvidorias para atuar como canal de comunicação e mediação de conflitos entre essas instituições e os usuários.

10 Os modelos de Ouvidoria no Brasil
A OUVIDORIA NO PODER EXECUTIVO FEDERAL recebem manifestações dos usuários; intermediam as relações entre o cidadão e os órgãos; implementam política de estímulo de participação da população; são espaço de participação e acompanhamento de fácil acesso ao cidadão que poderá fazer a comunicação via , pessoalmente, por correspondência, mediante discagem do 0800 ou pela home-page do órgão.

11 Os modelos de Ouvidoria no Brasil
A OUVIDORIA PARLAMENTAR NO PODER LEGISLATIVO Recebe, examina e encaminha as reclamações ou representações de pessoas físicas ou jurídicas a respeito de: violação ou qualquer forma de discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais; ilegalidade ou abuso de poder; mau funcionamento dos serviços da Casa; e assuntos recebidos em atendimento a população.

12 Os modelos de Ouvidoria no Brasil
A OUVIDORIA NO PODER JUDICIÁRIO Recebe reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário.

13 A ouvidoria NA ELITE DO FUTEBOL brasileiro - os clubes da SÉRIE A
PESQUISA DE OUVIDORIAS Objetivo: averiguar cumprimento do Art. nº 33, da Lei nº /2003 Metodologia: Fez-se levantamento junto aos vinte clubes da série A do futebol brasileiro. Os dados foram coletados por meio de sítio eletrônico do clube, e telefone.

14 A ouvidoria NA ELITE DO FUTEBOL brasileiro - os clubes da SÉRIE A

15 Ouvidoria como espaço de participação direta da população
CONCLUSÃO As ouvidorias vão se consolidando como espaço de participação direta da população com os diversos órgão e instituições nas relações cotidianas da população. Ampliar, consolidar e aprimorar esses espaços de participação direta da sociedade é colaborar para o fortalecimento de nossa democracia. A Ouvidoria nos Megaeventos esportivos muito tem a colaborar para proporcionar uma comunicação direta com os interessados, sejam estes a FIFA, a União, as Unidades da Federação, os torcedores, assim como toda a população brasileira.

16 Maria Ivonete Gomes do Nascimento Ouvidora do Ministério do Esporte
A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGA EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva. MUITO OBRIGADA! Maria Ivonete Gomes do Nascimento Ouvidora do Ministério do Esporte


Carregar ppt "PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google