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Gala de Jornalistas Especializados em Turismo

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Apresentação em tema: "Gala de Jornalistas Especializados em Turismo"— Transcrição da apresentação:

1 Gala de Jornalistas Especializados em Turismo
Comunicação Empresarial Protocolo Gala de Jornalistas Especializados em Turismo Alexandre Tarrafa, 7935 ; João Lacerda, 7814; João Roque, 7730

2 Introdução Este evento é promovido pela Câmara Municipal de Cascais, desenvolvido em parceria com a empresa Comunic Events. Realizado no Centro Cultural de Cascais. O evento tem data e hora prevista de realização. Dia 15 de Janeiro de 2011, das 19h às 23h30. Inclui: cocktail de boas vindas; apresentação do programa; prova de vinhos; jantar de gala.

3 Introdução Objectivo principal do evento: Localização:
revelar a um grupo de jornalistas internacionais especializados na área do turismo, o potencial turístico desta região. Localização: Privilegiada em relação à capital do nosso país e a vários pontos de interesse turístico; Zonas balneares; Zona com bastante notoriedade, organização e apresentação. “Retrato” sublime de Portugal

4 Instalações e Localização

5 Planeamento Estratégico: Gala de Jornalistas Especializados em Turismo

6 Conceito do evento Tipo de evento: Oportunidade (esporádico)
Área de abrangência: Regional Zona de acção: Externo Consumidor final: Jornalistas convidados Dimensão do evento: mínimo 60, máximo 80 convidados Localização : Cascais, Centro Cultural de Cascais. Duração do evento: das 19h às 23h30 Objectivo geral: Apresentação do programa da visita, que visa divulgar as potencialidades turísticas da região de Lisboa e angariar futuros visitantes.

7 Objectivos Atrair cerca de 60 a 80 jornalistas especializados na área do turismo, promovendo a região como destino turístico de qualidade Opinion Makers Promover a socialização dos convidados e proporcionar-lhes uma boa experiência divulgar uma boa imagem do destino Promover o trabalho cooperativo entre os intervenientes na organização do evento Delineando uma estratégia que permita rentabilizar os recursos existentes susceptíveis de servir o evento.

8 Avaliação interna Público-alvo: Jornalistas internacionais especializados no turismo; Pontos Fortes: Boas instalações onde se realiza evento; Staff qualificado; A cooperação da Câmara Municipal de Cascais na apresentação, promoção e divulgação da oferta turística da região; Recrutamento de empresa especializada na realização dos serviços de catering; A cooperação de empresas produtoras de vinhos, na realização de uma prova de vinhos a decorrer no evento; Complexidade da rede de infra-estruturas da região; Interesse demonstrado por várias entidades em colaborar na organização do evento; Efeito positivo da região, nos meios de comunicação internacionais da especialidade.

9 Avaliação interna Pontos Fracos Limitações financeiras no orçamento Dependência de várias entidades para a concretização do evento Probabilidade de condições climatéricas desfavoráveis na data prevista A Comunic Events não conhecer pessoalmente os intervenientes, de forma a prever reacções Forte dependência da interpretação subjectiva de cada jornalista, podendo comprometer a imagem do evento.

10 Avaliação externa Oportunidades:
Gastronomia portuguesa de grande qualidade; Classificação de Lisboa pelo The Wall Street Journal, como Melhor Destino Europeu.;Melhor Destino para City Breaks Europeu.;Melhor Destino de Cruzeiros Europeu e Melhor Porto de Cruzeiros Europeu; Referência a Lisboa no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) como um dos pólos turísticos a desenvolver no país; Qualidade e diversidade de recursos turísticos da região; Proximidade a bares, discotecas e casino.

11 Avaliação externa Ameaças:
Segurança dos participantes nas deslocações em transportes públicos para o Evento; Condições meteorológicas podem condicionar o sucesso do evento; Indisponibilidade física e emocional dos participantes; Atrasos/alterações nos voos podem comprometer a participação dos participantes; Possível influência negativa da actual situação económica do país, na imagem do destino.

12 Análise PEST Dimensão Política :
PENT refere a região de Lisboa como um dos pólos de desenvolvimento turístico; Envolvimento da Câmara Municipal de Cascais na organização do evento. Dimensão Económica: Crise económica e financeira nacional e internacional levam a orçamento reduzido na realização de eventos promocionais; Previsão de uma ligeira retoma económica em 2011.

13 Análise PEST Dimensão Sociocultural: Dimensão Tecnológica:
Eventos vistos como uma área a explorar para o desenvolvimento turístico português; Região de Lisboa como centralizadora de vários recursos do país; Crescente consciência ecológica dos consumidores promove um tipo de turismo sustentável. Dimensão Tecnológica: Boas infra-estruturas que permitam o seu desenvolvimento turístico; Evolução tecnológica geradora de padrões de vida e de consumos específicos; Meios de comunicação em constante desenvolvimento e a chegar directamente aos consumidores: Facebook, Twiter, Youtube, entre outros.

14 Factores críticos de sucesso
Presença dos participantes Qualidade dos serviços prestados Ambiente descontraído, propício ao convívio Autenticidade aliada à tecnologia Aceitação do evento por parte dos agentes em cooperação

15 Viabilidade do evento Cooperação com a Câmara Municipal de Cascais em desenvolver uma proposta que é indicada no PENT (Planeamento Estratégico Nacional de Turismo)como potenciadora de destinos turísticos. Crescente aceitação por parte dos participantes. A quantidade de benefícios para os participantes a custo zero, garantem o seu interesse e presença no evento.

16 Gala de Jornalistas Especializados em Turismo
Planeamento Táctico: Gala de Jornalistas Especializados em Turismo 5 áreas funcionais: Marketing Logística Recursos Humanos Financeira Gestão de Inscrições & Gestão de Conteúdos

17 Marketing Criação da imagem de marca: primeiro contacto com o público-alvo Plano de comunicação para o público-alvo: definir formas e prazos do evento chegar ao público-alvo E-Marketing Sustentabilidade

18 Promoção do Evento Redes sociais: Facebook, Youtube e Twitter
Permite aos participantes o acesso a informação actualizada sobre o evento Interactividade com os organizadores e demais participantes

19 Conclusão Com base num orçamento limitado, a Comunic Events apostou numa forte cooperação entre diferentes entidades relacionadas com o turismo; As parcerias propostas reúnem as condições necessárias para: Promover uma equipa capaz de proporcionar um evento de qualidade; De baixo custo Com uma vertente sustentável forte.

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