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Método de Coleta de Dados

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Apresentação em tema: "Método de Coleta de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Método de Coleta de Dados
Prof. Herondino

2 Método Científico “Método é um conjunto de meios disposto convenientemente para se chegar a um fim que se deseja” (Crespo, 2002) Métodos: Experimental e Estatístico Fonte:

3 Método Experimental Consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam (Crespo, 2002).

4 Método Estatístico De ante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influência cabem a cada uma delas (Crespo, 2002).

5 O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO???

6

7 Estatística É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões (Crespo, 2002)

8 Etapas do Método Estatístico
1. Coleta de Dados 2. Crítica dos dados 3. Apuração dos dados 4. Apresentação dos dados 5. Análise dos resultados

9 Coleta de Dados Coleta Direta e Indireta
Coleta Direta: Quando é feita sobre elementos informativos de registro obrigatório (nascimento, casamento e óbitos, importação e exportação de mercadorias), prontuários de alunos, quando coletados pelo próprio pesquisador através de inquérito, questionários, censo demográfico etc.

10 Coleta Direta Classificada pelo fator tempo: 1) Contínua
Ex. Nascimento e óbitos, frequência às aulas 2) Periódica Ex. censo, avaliações mensais 3) Ocasional Ex. Epidemia 1) Quando feita continuamente; 2) Quando feita em intervalos constantes de tempos e 3) quando feita extemporaneamente afim de atender uma conjuntura ou demanda emergencial

11 Coleta Indireta Quando é inferida de elementos conhecidos ( coleta Direta) e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado. Ex. Citar a pesquisa de mortalidade infantil

12 2.1 Pesquisa e Dados A pesquisa é a atividade nuclear da Ciência. (...) é um processo permanente e inacabado. Processa-se por meio de aproximações sucessivas da realidade, fornecendo-nos subsídios para uma intervenção no real.(Gerhardt, 2009) O tipo e a quantidade de dados a serem coletados dependem da natureza do estudo e dos objetivos da pesquisa.

13 2.2 Tipos de Fontes de Dados
A medida que explora seu problema ou tópico você considera diferentes tipos de fontes de informação, algumas mais valiosas que outras. Essas fontes são classificadas em três níveis: Primárias; Secundárias; Terciárias.

14 2.2.1 Fonte Primária São trabalhos originais de pesquisa ou dados brutos, sem interpretação ou pronunciamento que representam uma opinião ou posição oficial(COOPER). Memorando Cartas Entrevistas Discursos incompletos Leis e Regulamentações Decisões ou padrões judiciais Dados governamentais Censo Dados Econômicos Dados Trabalhistas

15 2.2.2 Fontes Secundária São interpretações de dados primários.
Enciclopédias Livros Manuais Artigos de revistas e jornais Notícias Materiais de referência Análise de vendas Relatório anual

16 Método de coleta de dados
Fonte: HAIR,2003

17 Observação São coletados com o registro sistemático da observação de pessoas, eventos ou objetos. Pode ser feito pela observação humana, mecânica ou eletrônica. Um guarda de trânsito Um radar de fiscalização eletrônica Imagem de satélites em torno da orbita da terra

18 Pesquisa Etnográfica Os pesquisadores passam longo período com os participantes e escrevem narrativas que descrevem o comportamento da pessoa. Ergo e o 3M

19 Análise de Conteúdo Obtém dados através da observação e análise de conteúdo ou mensagem de texto escrito. Relatório Contrato Anuncio Cartas O resultado final é às vezes usado para quantificar os dados qualitativos.

20 Análise de Conteúdo Exemplo
Candidato a emprego com alta contagem de expressões negativas “nunca” , “nada” ou grande número de enunciados apreciativos “de certo modo” ou “eu não acho”, podem ser classificados como desonesto.

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22 Questionário Um questionário é um conjunto predeterminado de perguntas criadas para coletar dados dos correspondentes (HAIR, 2003) Desenvolvido para medir características importantes de indivíduos, empresas, eventos e outros fenômenos.

23 Questionário Desenvolvimento geral Validação (testes)
Definição do método para sua aplicação

24 Tipos de Questionários
Questionários auto administrados: Pesquisas por correspondência Pesquisas eletrônica Pesquisas por Pesquisas web

25 Tipos de Questionários
Questionários administrados por Entrevistador Entrevistas (faz as perguntas e registra as respostas) Entrevista não estruturada (sem a sequências de perguntas) Entrevista em profundidade ( treinado para a entrevista)

26 Brasil – ABNT – Qualidade ambiental
Fonte:TACHIZAWA, 2008

27 Brasil – ABNT – Qualidade ambiental
Fonte:TACHIZAWA, 2008

28 Brasil – ABNT – Qualidade ambiental
Fonte:TACHIZAWA, 2008

29 Brasil – ABNT – Qualidade ambiental

30 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
TACHIZAWA, Takeshy; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Gestão Socioambiental: Estratégia na nova era de sustentabilidade. Rio de Janeiro - Rj: Elsevier, p. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Dinise Tolfo. Método de Pesquisa. Porto Alegre, Rs: Ufrgs, 2009. HAIR, Joseph F. et al. Método de Pesquisa em Administração.Porto Alegre, Rs: Bookman, 2003. COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S.. Método de Pesquisa em Administração. 7ª Porto Alegre, Rs: Bookman, 2001. CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácio/ Antônio Arnot Crespo. 17. ed. São Paulo, Editora Saraiva 2002.


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