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PublicouFelícia Fontes Ávila Alterado mais de 6 anos atrás
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Mestrandas: Ana Matilde Schramm Melina d´Oliveira Saunier
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE APOIO AOS PÓS-GRADUADOS MINTER FMRP-USP-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS Mestrandas: Ana Matilde Schramm Melina d´Oliveira Saunier Manaus 2017
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INTRODUÇÃO Necessidade de desenvolver uma referência de crescimento única para triagem, vigilância e monitoramento de escolares e adolescentes. Influências: Aumento da preocupação com a obesidade infantil Curva de 2006 da OMS para pré-escolares 1
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Referência anterior: NCHS Desvantagens:
curva de referência para IMC início aos 9 anos com dados agrupados anualmente NCHS fornece informações estatísticas para guiar ações e políticas para melhoria na saúde. 2
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harmonizar a avaliação do crescimento
Necessidade lacuna na faixa entre 5 e 19 anos harmonizar a avaliação do crescimento delinear as curvas em uma escala contínua dos 5 aos 19 anos transição suave a partir da curva dos pré-escolares 3
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Estudo multicêntrico? – inviável
2006 OMS Estudo multicêntrico? – inviável Base de dados já existentes? – heterogêneos Métodos tamanhos das amostras qualidade dos dados situação socioeconômica das crianças curva que coincidisse com o padrão de crescimento da OMS para crianças de 0 a 5 anos 4
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amostra original de participantes de 1 a 24 anos
- Decisão: reconstruir a referência de crescimento que era recomendada pelo NCHS em 1977, para as crianças e adolescentes de 5 a 19 anos amostra original de participantes de 1 a 24 anos 5
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OBJETIVOS relatar os métodos usados para reconstruir a curva de referencia de 1977 comparar as novas curvas resultantes (curva de 2007 da OMS) com as de 1977 da OMS/NCHS descrever a transição aos 5 anos de idade a partir dos padrões da OMS para crianças pré-escolares 6
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METODOLOGIA Mesmos dados da construção das tabelas originais da NCHS
Dados do HES (Health Examination Survey) Ciclo II 6 a 11 anos Dados do HES (Health Examination Survey) Ciclo III 12 a 17 anos Dados do HANES (Health and Nutrition Examination Survey) Ciclo I do nascimento até 74 anos, da qual usaram somente os dados de 1 a 24 anos 7
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METODOLOGIA DESCRIÇÃO DA AMOSTRA
excluídos os casos com valores discrepantes e confundidores – altura e IMC (321 meninos e 370 meninas) Fusão de dados de uma amostra transversal de padrões de crescimento – 18 a 71 meses – com a amostra final Parâmetros: observações para altura p/idade observações em peso p/idade observações em IMC p/idade. 8
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METODOLOGIA MÉTODOS ESTATÍSTICOS
Mesmos métodos usados para construir os padrões de crescimento para crianças abaixo de 5 anos. Transformação de Box-Cox quando a distribuição normal não se adequa aos dados, com a finalidade de obter a normalidade suavização da curva com uma spline cúbica 9
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Força da transformação aplicado à idade antes de ajustar ao modelo
graus de liberdade da spline cúbica ajustados à mediana graus de liberdade da spline cúbica ajustados ao coeficiente de variação graus de liberdade da spline cúbica ajustados à transformação de Box-Cox 10
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RESULTADOS Gráfico Altura para Idade:
Mais diferenças no formato das curvas dos meninos Aos 5 anos diferença insignificante 0,1 a 0,3 cm A partir de 10 anos diferença mais evidente Aos 18 anos a curva de 1977 e de 2007 tem 5cm de diferença ( de -3 a +3) 11
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RESULTADOS Gráfico Altura para Idade:
Entre -3 e mediana curvas de 1977 são superiores em 3,3 cm; 2.4 cm ;1,5 cm e 0,7 cm Acima da mediana a curva de 1977 fica abaixo de ,2cm (+1), 1,1 cm e 2 cm 12
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RESULTADOS Gráfico Altura para Idade:
Meninas: maior disparidade aos 5 anos do que a curva dos meninos Padrão de formato mais similar e culmina em altura final entre 15 a 18 anos mais parecido Similar a curva de meninos: abaixo da mediana a curva de 1977 é superior a de 2007, no +1 sobrepõe e depois fica abaixo a de 2007 14
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RESULTADOS Gráfico Peso para Idade:
Meninos: aos 10 anos a curva de 2007 é superior em 2,9 Kg (-3) e 1,1 kg (-2) Acima da mediana a curva de 1977é superior em 1.7 kg (+1) e 1 kg (+2) Curva do Z score +3 : de 1.6 kg aos 5 anos até 3.1 kg aos 10 anos 16
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RESULTADOS Gráfico Peso para Idade:
Meninas: padrão similar ao dos meninos com maior disparidade entre as curvas nos percentis abaixo da mediana Curva de 2007 superior em -3 (3,7 kg) e -2 (1,4kg) Curva do z score +3: aos 5 anos diferença 3.1kg reduz para 1.7 kg aos 10 anos 18
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RESULTADOS Gráfico IMC para Idade: Curvas desenvolvidas em 1991
Meninos: aos 9 anos pequena diferença entre as curvas, se aproximam e aos 17 anos se cruzam Meninas: padrões similares, curvas cruzam aos 13 anos 20
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RESULTADOS Transição para curvas de 2007:
Objetivo: reconstrução das curvas com transição suave entre menores de 5 anos e crianças maiores Maiores disparidades nas curvas P/I e E/I nas meninas aos 5 anos que nos meninos A reconstrução resultou em curvas alinhadas as curvas padrões aos 5 anos 23
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DISCUSSÃO Necessidade de referências de crescimento para crianças maiores e adolescentes foi reconhecido por países que tentavam combater obesidade Curva E/I mediana sobrepôs quase que completamente com pequena diferença no formato que pode ser devido a diferentes modelos de técnicas usados 2007 : a idade usada como variável contínua e as curvas foram instaladas simultaneamente e suavemente ao longo da faixa etária usando o cubic spline. Usou curvas que ultrapassam limite superior e inferior das referências para evitar “efeito de ponta” 25
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DISCUSSÃO P/E mediana e -1 sobrepõe quase completamente: As duas amostras usadas para ajustar os modelos estão dentro da mesma faixa considerada saudável Em 1977 a metodologia disponível era limitada para distinguir dados distorcidos Limitações no gráfico IMC: início aos 9 anos, valores de referência foram estimados empiricamente através da regressão de dados de peso Aos 19 anos o gráfico de IMC no +1 são equivalentes ao valores de corte de sobrepeso de adultos (>=25kg/m2) E/I e IMC até 19 anos e P/E até 10 anos 26
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CONCLUSÃO As novas curvas são alinhadas às curvas padrões da OMS de 5 anos e aos limites de corte de sobrepeso e obesidade recomendados para adultos aos 19 anos. Elas preenchem o espaço nas curvas de crescimento e fornecem uma referência apropriada para os grupos com idade de 5 a 19 anos. 27
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OBRIGADA!
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