A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO AGUDO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM IDOSOS. UM ESTUDO RANDOMIZADO E CONTROLADO Silvio L. Alabarse, Ricardo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO AGUDO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM IDOSOS. UM ESTUDO RANDOMIZADO E CONTROLADO Silvio L. Alabarse, Ricardo."— Transcrição da apresentação:

1 EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO AGUDO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM IDOSOS. UM ESTUDO RANDOMIZADO E CONTROLADO Silvio L. Alabarse, Ricardo Asano Yukio, Hélio Coelho Júnior, Valdir A. Moises, Luiz Henrique Peruchi e Japy A. O. Filho Universidade Federal de São Paulo - Brasil Disciplina de Cardiologia INTRODUÇÃO O número de idosos no Brasil aumentou nas últimas décadas, exigindo ações para melhorar a qualidade de vida nesta população, o exercício físico é uma das estratégias para essa meta, no entanto existe uma relativa carência de conhecimentos sobre as respostas da frequência cardíaca em repouso (FCR) e treinamento físico em idosos. A FCR é um indicador de condição física, vinculada aos sistemas respiratório, cardiovascular e muscular. Verificamos o efeito do treino aeróbico na FCR em idosos. OBJETIVO Analisamos o efeito do treinamento físico aeróbico agudo na frequência cardíaca de repouso (FCR) em idosos. MÉTODO Estudo multicêntrico com idosos saudáveis, randomizados em dois grupos, treinamento (GT) e controle (GC). Previamente todos os voluntários tiveram a frequência cardíaca (FC) coletada no braço esquerdo em repouso fisiológico (3min) com o uso de um aparelho digital da marca GTECH®. O GT foi submetido a um treinamento com característica aeróbica em uma intensidade entre 50% a 75% da FCpico. atingida no teste de esforço físico máximo realizado previamente com uma frequência semanal de 3 vezes de caminhada contínua e tempo total de cada sessão contendo 30minutos, de acordo diretrizes do American College Sports Medicine (ACSM). O GC foi orientado em não participar de caminhadas sistematizadas. Após 3 meses os idosos do GT e do GC participaram de uma segunda análise da FC. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Paulo. Utilizamos como nível de significância p ≤ 0,05. RESULTADOS TABELA 1: Características de base dos grupos (38 casos) Grupo treinamento Grupo Controle Variáveis Valores (média e desvio) Idade (anos) 68,6 (±4,6) 69,0 (±5,4) Peso (Kg) 72,8 (±15,5) 77,6 (±14,1) Estatura (cm) 1,57(±0,1) 1,59(±0,1) IMC (Kg/m2) 30,8 (±4,1) 30,8 (±4,4) FIGURA 1. Valores médios referentes a frequência cardíaca de repouso * # * p = 0,91 (∆% 0,3) / # p = 0,48 (∆% 3,3) CONCLUSÃO O treinamento físico aeróbico em curto prazo com três meses de duração, não alterou a frequência cardíaca de repouso nos pacientes analisados, sugerimos um maior tempo de treino para que ocorra uma possível resposta diminuída na frequência cardíaca em idosos. APOIO


Carregar ppt "EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO AGUDO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM IDOSOS. UM ESTUDO RANDOMIZADO E CONTROLADO Silvio L. Alabarse, Ricardo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google