A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRISCILA ALMEIDA FAGUNDES Orientadora: Gisela Cataldi Flores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRISCILA ALMEIDA FAGUNDES Orientadora: Gisela Cataldi Flores"— Transcrição da apresentação:

1 PRISCILA ALMEIDA FAGUNDES Orientadora: Gisela Cataldi Flores
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUERPERAS DA USF LEANDRO SILVA SOUSA – POÇÕES-BA PRISCILA ALMEIDA FAGUNDES  Orientadora: Gisela Cataldi Flores

2 INTRODUÇÃO Relevância da ação programática: melhorar a atenção ao pré-natal, ao puerpério, incluindo saúde bucal identificando-se precocemente os problemas e consequentemente diminuindo riscos à saúde materno-infantil. Município de Poções: população de habitantes conforme o IBGE (2010), fazendo parte da microrregião de Vitoria da Conquista e da 20° DIRES (Diretoria Regional de Saúde).

3 USF Leandro Silva Sousa está localizada na área urbana no município de Poções, a qual atende a população do bairro Tiradentes e Indaiá.A população residente na área é total Antes da intervenção em relação os indicadores do pré-natal o exame ginecológico por trimestre foi 63%,exames laboratoriais na primeira consulta e saúde bucal foi de 94% e o pré-natal iniciado primeiro trimestre foi de 81%.

4 OBJETIVO GERAL Melhorar a qualidade de atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade de Saúde da Família Leandro Silva Sousa, no município de Poções, no estado da Bahia.

5 METODOLOGIA Eixo organização e gestão do serviço
Agendamento compartilhado. Acolhimento. Cadastramento das gestantes no Sisprenatal. Imediata realização do teste de gravidez. Busca ativa das gestantes faltosas às consultas de pré-natal.

6 Eixo monitoramento e avaliação
Monitorar a cobertura do pré-natal. Preenchimento cartão espelho e ficha de pré-natal. Identificar se estão realizando o pré-natal de acordo preconizado pelo manual de pré-natal. Identificar número de gestantes tabagistas.

7 Eixo engajamento público
A comunidade será mobilizada pelos ACS, orientada pela enfermeira e pelo odontólogo acerca da importância do acompanhamento mensal das gestantes às consultas do pré-natal. ACS mobilizara a comunidade quanto à importância da avaliação da saúde bucal das gestantes.

8 Eixo qualificação de prática clínica
Capacitação com técnicos de enfermagem. Realização de estudo de caso. Capacitação da equipe para preenchimento SISprentalWeb. Realização de avaliação de risco.

9 OBJETIVOS,METAS E RESULTADOS
Objetivo 1: Ampliar a cobertura do pré-natal Meta: Ampliar a cobertura das gestantes residentes na área de abrangência da unidade de saúde que frequentam o Programa de Pré-natal e Puerpério na unidade de saúde para 80%.

10 Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal e Puerpério, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014

11 Meta :Garantir a captação de 80% das gestantes residentes na área de abrangência da unidade de saúde no primeiro trimestre. Proporção de gestantes captadas no primeiro trimestre de gestação, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014.

12 Meta : Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica, com plano de tratamento, para 100% das gestantes cadastradas Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014.

13 Meta: Realizar primeira consulta odontológica em 80% das gestantes classificadas como alto risco para doenças bucais

14 Objetivo 2: Melhorar a adesão ao pré-natal e puerpério.
Meta: Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal. Proporção de gestantes faltosas às consultas que receberam busca ativa, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014.

15 Meta: Realizar busca ativa de 80% das gestantes, com primeira consulta odontológica programática, faltosas ás consultas de pré-natal.

16 Objetivo 3: Melhorar a qualidade da atenção ao Pré-natal e Puerpério realizado na Unidade.
Meta: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes durante o pré-natal. Meta: Realizar pelo menos um exame das mamas em 100% das gestantes durante o pré-natal Meta: Garantir a 100% das gestantes a prescrição de suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. Meta: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de ABO-Rh, na primeira consulta

17 Meta: Proporção de gestantes com solicitação de hemoglobina/ hematócrito em dia, um na primeira consulta e a outra próxima 30ª semana de gestação. Meta: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de glicemia de jejum em dia (um na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação) Meta: Garantir a 100%das gestantes a solicitação de VDRL em dia (um na primeira consulta e outro próximo da 30ª semana de gestação). Meta: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exame de urina tipo 1 em dia ( na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação).

18 Meta: Garantir a 100% das gestantes solicitações de testagem anti-HIV.
Meta: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de sorologia para hepatite (HBsAg) , na primeira consulta Meta: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de sorologia para toxoplasmose IgG e IgM , na primeira consulta se disponível. Exame essencial em áreas de alta prevalência de toxoplasmose. Meta: Garantir que 100% das gestantes completem o esquema da vacina anti-tetânica.

19 Proporção de gestantes com pelo menos um exame ginecológico, exame de mama,prescrição sulfato ferroso e acido fólico, a solicitação de ABO-Rh, solicitação de hemoglobina/ hematócrito, solicitação de glicemia de jejum, a solicitação de VDRL, a solicitação de exame de urina tipo 1, solicitações de testagem anti-HIV, gestantes a solicitação de sorologia para hepatite (HBsAg), a solicitação de sorologia para toxoplasmose IgG e IgM, completem o esquema da vacina anti-tetânica UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014.

20 Meta: Garantir que 100% das gestantes completem o esquema da vacina de Hepatite B.
Proporção de gestantes com o esquema da vacina de Hepatite B completo, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014.

21 Meta: Realizar avaliação de saúde bucal em 100% das gestantes durante o pré-natal.
Proporção de gestantes com avaliação de saúde bucal, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014

22 Meta : Realizar exame de puerpério em 100% das gestantes entre o 30º e 42º dia após o parto.
Proporção de gestantes com exame de puerpério entre 30º e 42º dia do pós-parto, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014.

23 Meta: Concluir o tratamento dentário em 100% das gestantes com primeira consulta odontológica.
Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica com tratamento dentário concluído, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014.

24 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta: Manter registro na ficha espelho de pré-natal/vacinação em 100% das gestantes. Proporção de gestantes com registro na ficha espelho de pré-natal/vacinação, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014.

25 Objetivo 5: Mapear as gestantes de risco.
Meta 5.1: Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes. Proporção de gestantes com avaliação de risco gestacional, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014.

26 Meta: Realizar avaliação da prioridade de atendimento odontológico em 100% das gestantes cadastradas na unidade de saúde. Proporção de gestantes com avaliação de prioridade de atendimento odontológico, na UBS Leandro Silva de Sousa, Poções-Ba, 2014.

27 Objetivo 6: Promover a Saúde no Pré-natal.
Meta: Garantir a 100% das gestantes orientações nutricional durante a gestação. Meta: Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes. Meta: Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido (teste do pezinho, decúbito dorsal para dormir). Meta: Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção após o parto. Meta: Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso do álcool e drogas na gestação. Meta: Dar orientações para 100% das gestantes e puérperas com primeira consulta odontológica em relação a sua higiene bucal.

28 Proporção de gestantes com orientações nutricional, com orientações sobre aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, sobre anticoncepção após o parto, sobre os riscos do tabagismo e do uso do álcool e drogas e gestantes e puérperas com primeira consulta odontológica.

29 ANTES INTERVENÇÃO APÓS INTERVENÇÃO EXAME GINECOLÓGICO POR TRIMESTRE 63% 100% AVALIAÇÃO SAÚDE BUCAL 94% EXAMES LABORATORIAIS

30 DISCUSSÃO A intervenção na UBS Leandro Silva Sousa propiciou a ampliação da cobertura da atenção ao pré-natal e puerpério. Entre outras ações houve capacitação da equipe para seguir as recomendações do Ministério da Saúde no acompanhamento do pré-natal e puerpério,com essa atividade promoveu trabalho integrado da equipe. Antes da intervenção as atividades de atenção ao pré-natal e puerpério eram concentradas apenas no médico e na enfermeira. O impacto da intervenção é percebido pela comunidade em geral.

31 Percebo que a equipe está integrada, e vamos incorporar à intervenção a rotina do serviço.
Contundo pretendo ampliar o trabalho de orientação da comunidade em relação à necessidade de priorização da atenção as gestantes e puérperas.

32 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
As expectativas ao iniciar este curso foram às melhores, pois com esse aperfeiçoamento pude adquirir ainda mais conhecimentos na área de Saúde da Família. Durante esta caminhada o curso propôs grandes conhecimentos, pode esclarecer dúvidas, compartilhar vivências e dificuldades.

33 BIBLIOGRAFIA Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32).

34 “A persistência é o caminho do êxito.”
Charles Chaplin OBRIGADA!


Carregar ppt "PRISCILA ALMEIDA FAGUNDES Orientadora: Gisela Cataldi Flores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google