A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO PROJEÇÕES ORTOGONAIS Ortogonal quer dizer “perpendicular a” O método de Monge Gaspard Monge ( ), matemático e inventor da geometria no espaço que projeta as formas ortogonalmente entre si.

2 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO
O método de Monge O método de Monge foi prontamente adotado pelos arquitetos para projetar fortalezas e hoje as projeções ortogonais são a linguagem mais comum em arquitetura O ponto A está projetado em dois planos de projeção ortogonais entre si, um horizontal e um vertical. Os planos formam entre si um diedro de 90º.

3 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO
O método de Monge Neste caso, o volume está projetado em três planos de projeção ortogonais entre si, um horizontal e dois verticais Nesta projeção obtemos três vistas ortogonais: A vista de cima, ou planta no plano horizontal; A vista de frente, ou alçado principal, no plano vertical; A vista lateral, ou alçado lateral, no plano lateral

4 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO
O método de Monge O rebatimento dos planos de projeção sobre o plano vertical planifica as projeções, permitindo a representação na folha de papel. Desta forma as vistas ficam planificadas e alinhadas. Segundo a norma, o objeto deve ser colocado de tal forma que a vista de frente (projeção no plano vertical) seja a que consideramos a vista principal.

5 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO
O sistema europeu Designamos por sistema europeu o processo de representação de um objeto através de seis vistas, que imaginamos projetadas ortogonalmente nas seis faces de um paralelepípedo envolvente da peça a projetar

6 O sistema europeu Observa a representação da peça:
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO O sistema europeu Observa a representação da peça: Para representar as arestas visíveis do objeto utiliza-se o traço contínuo Para indicar as arestas invisíveis naquela vista, mantem-se a mesma espessura de linha e utiliza-se o traço interrompido.

7 Projeção ortogonal triédrica mais comum
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO Projeção ortogonal triédrica mais comum

8 Projeção ortogonal (modelo)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO Projeção ortogonal (modelo)

9 Projeção ortogonal (modelo)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO Projeção ortogonal (modelo)

10 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO
FIM


Carregar ppt "O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google