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Rudinara Gonçalves¹; Leonardo Bosi Moreira¹; Tassiana Schneider¹;

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1 O TESTE DE FRESNO NA AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Rudinara Gonçalves¹; Leonardo Bosi Moreira¹; Tassiana Schneider¹; Cristian Koch Weber¹; Alexandre Ricardo Farret Junior¹; e Miriam Heine². 1 -Acadêmico do curso de medicina da Universidade Luterana do Brasil. 2- Docente do curso de medicina da Universidade Luterana do Brasil. INTRODUÇÃO O TF primeiramente aponta dois cenários de incerteza clínica, logo após, são realizadas questões dissertativas que exigem do participante identificar quais os melhores delineamentos de estudos para responder ao questionamento, quais os critérios que determinam a relevância do artigo e dos desfechos. Em seguida, é necessário que o aluno demonstre seu conhecimento sobre plataformas eletrônicas de pesquisa. Por fim as questões são pontuadas e se obtém um resultado. A amostra total dos estudos selecionados foi de 962 estudantes da área da saúde ou residentes que realizaram o teste, estudos representados na tabela 1. O TF se demonstrou eficaz na avaliação do conhecimento de estudantes de medicina não de enfermagem. O TF foi considerado próximo da realidade (capaz de avaliar habilidades práticas e de comunicação). Também, houve um aumento da percepção entre os estudantes sobre a importância da MBE após a aplicação do teste. A medicina baseada em evidências (MBE) tem sido cada vez mais implantada nas faculdades como novo modelo de raciocínio para decisões clínicas. O Teste de Fresno (TF) é um modelo que avalia o conhecimento e as competências que estudantes e profissionais da saúde tem sobre a MBE em cada uma de suas áreas. O objetivo deste trabalho é revisar como funciona o TF e analisar seu sua eficácia ao ser utilizado em estudos experimentais. MÉTODOS Revisão de literatura com 12 artigos encontrados no PubMed através das palavras chaves “fresno test” e “medical student” (MeSH terms). Dentre estes, 7 foram selecionados para compor as referências. O estudos tem delineamento transversal ou longitudinal. RESULTADOS CONCLUSÕES O TF se mostrou eficaz na avaliação das competências de MBE dos estudantes e residentes de medicina. O TF deveria ser traduzido e aplicado nos alunos dos cursos de medicina para avaliar a qualidade do ensino de MBE nas universidades brasileiras. Tabela discriminativa dos artigos AUTOR ANO TIPO DE ESTUDO AMOSTRA (n) TIPO DA AMOSTRA FARRET, Alexandre 2013 Transversal 40 estudantes de medicina BOSI MOREIRA, Leonardo 2010 Randomizado 100 estudantes de medicina do terceiro ano (pré - clínica) 436 residentes e pesquisadores de várias universidades dos EUA GONÇALVES, Rudinara 2011 72 2009 116 profissionais da saúde ( estudantes de medicina e enfermeiras) SCHNEIDER, Tassiane Longitudinal 99 estudantes de medicina do segundo ano entre ------ 139 estudantes de medicina do 3 ano Tabela 1: demonstração dos estudos e amostras utilizados REFERÊNCIAS:


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