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Colégio Senhor dos Milagres

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Apresentação em tema: "Colégio Senhor dos Milagres"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Senhor dos Milagres
Educar/Aprender numa Escola Segura

2 Objectivos Gerais Dotar o Colégio de um nível de segurança eficaz
Limitar as consequências de um acidente Sensibilizar para a necessidade de conhecer e rotinar procedimentos de auto-protecção a adoptar por parte dos professores, funcionários e alunos, em caso de acidente (Co) Responsabilizar toda a população escolar pelo cumprimento das normas de segurança Preparar e organizar os meios humanos e materiais existentes, para garantir a segurança de pessoas e bens, em caso de ocorrência de uma situação perigosa

3 Objectivos Específicos
Conhecer em pormenor as condições de segurança do estabelecimento de ensino Identificar e solucionar carências e situações disfuncionais, melhorando as condições de segurança Organizar e preparar os meios humanos internos, visando uma activação ajustada à situação de emergência Maximizar as possibilidades de resposta dos meios de 1ª intervenção Conceber, dar a conhecer e treinar o plano de evacuação das instalações educativas

4 ORGANIGRAMA DA INSTITUIÇÃO

5 PLANO DE PREVENÇÃO O plano de prevenção visa limitar o risco da ocorrência do desenvolvimento de incêndios e outros acidentes, devendo para tal ser simples, claro e objectivo, de modo a tornar-se fácil o seu conhecimento, interpretação e aplicação por todos os elementos da comunidade escolar. Dele fazem parte os planos de emergência e de evacuação.

6 Meios e Dispositivos de Emergência
Meios de alarme e alerta Os meios de alarme e alerta utilizados no Colégio são manuais e são transmitidos por telefone ou toque de campainha e são os seguintes: “Alarme Restrito” – transmitido para locais específicos via central telefónica interna; “Alarme Geral” – o sinal sonoro emitido por campainha para difundir o aviso de evacuação aos ocupantes do edifício; “Alerta” – a mensagem transmitida aos bombeiros.

7 Meios de Combate a Incêndios
Sinalização Os dispositivos de sinalética de emergência encontram-se devidamente colocados pelos diferentes espaços, locais de evacuação e de saída. Meios de Combate a Incêndios Este estabelecimento de ensino possui os meios próprios de intervenção que permitem o lançamento rápido das operações de socorro. Assim, em caso de incêndio dispõe de: bocas de incêndio – tipo carretel; extintores (específicos para os diferente espaços – cozinha, laboratórios, vias de evacuação …).

8 Coordenadores de Espaços Específicos
Estrutura Interna de Segurança Delegado à Segurança Direcção Pedagógica Coordenadores de Espaços Específicos Funcionário Administrativo Cozinheira Funcionária do Bar Funcionários Auxiliares Professores (sala de aula) Alunos Alarme Alerta 1ª Intervenção Corte de Energia Concentração e Controlo Evacuação Informação e Vigilância

9 PLANO DE EMERGÊNCIA Sistematização de um conjunto de normas e de regras de procedimentos, destinadas a minimizar os efeitos de catástrofe que possam vir a ocorrer, gerindo, de uma forma organizada, os recursos disponíveis.

10 Procedimentos, em Caso de Incêndio
Em caso de incêndio, deve cada elemento ter presente os procedimentos que a si se destinam: Não entre em pânico, não corra, não grite, mantenha-se calmo e acalme as outras pessoas Comunique rapidamente à Direcção do Colégio, professor ou funcionário a localização do fogo (ou accione o alarme) Ataque o fogo com os meios mecânicos que tiver ao seu alcance, sem correr riscos inúteis

11 Se não conseguir apagar o fogo, abandone imediatamente o local, segundo os itinerários assinalados na planta de emergência Caminhe, baixando-se, se o fumo for denso, para não o inspirar, gatinhe e improvise uma máscara, utilizando um lenço molhado Siga as instruções, até ao exterior Uma vez no exterior, dirija-se ao local de reunião Não volte atrás (ao edifício), enquanto decorrer o combate ao incêndio

12 Procedimentos em Caso de Tremor de Terra
Em caso de tremor de terra, deve cada elemento pôr em prática os procedimentos que lhe são destinados. Não entre em pânico, não grite, não corra, mantenha-se calmo e acalme as outras pessoas Não se precipite para as saídas Mantenha-se afastado das janelas, espelhos, candeeiros ou móveis Proteja-se no vão de uma porta interior, canto de uma sala ou debaixo da mesa

13 Conte com a ocorrência de uma possível réplica
Siga as instruções de segurança, até ao exterior Uma vez no exterior, dirija-se ao local de reunião Não volte atrás (ao edifício)

14 Procedimentos em Caso de Bomba
Na obstante a totalidade das ameaças de colocação de bombas, até ao momento, nos estabelecimentos de ensino, constituírem falsos alarmes, impõe-se a adopção de um plano de acção. Controlo de acessos à escola Entradas fiscalizadas, devendo qualquer estranho ser identificado ou inquirido sobre o local onde se pretende deslocar e o motivo;

15 Receptores de mensagem de ameaça
São geralmente os telefonistas ou membros do órgão de direcção da escola os receptores da mensagem da ameaça de bomba, devendo: evitar o pânico; manter o informador, o mais tempo possível, em linha e pedir-lhe que repita a mensagem; tentar obter mais informações, que o simples aviso recebido, pois pelas respostas, ou pelo embaraço do interlocutor poder-se-á determinar, de imediato, se o telefonema não passa de uma brincadeira de mau gosto;

16 PLANO DE EVACUAÇÃO O plano de evacuação foi concebido de modo a facilitar a saída rápida das instalações e/ou local de ocorrência do sinistro de todos os presentes, num curto período de tempo, mantendo a calma, sem pânico e sem a ocorrência de acidentes, utilizando o itinerário normal (a utilizar prioritariamente, tendo em conta a proximidade da saída) ou por indicação expressa de percurso alternativo (quando o normal estiver impedido).

17 SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Portas Principais do Edifício (Frontais) Direcção Pedagógica Sala Sala de professores SPO/Gabinete Médico Biblioteca Serviços Administrativos Salas do R/C do bloco 1 - 1,2,3 e 4 Salas do 1º piso do bloco 1 – 9,10,11,12 e 13

18 Portas Laterais (corredor de ligação dos blocos)
Bar e Cantina / Refeitório Salas do 1º piso do bloco 1 – 5,6,7,8,14 Salas do 1º piso do bloco 2 – 15,16,17,18,19 e 20 Portas de Serviço da Cozinha Cozinha e locais afins (W.C e dispensa) Porta do Pavilhão Desportivo Pavilhão Balneários Arrecadação de material

19 REGRAS GERAIS DE EVACUAÇÃO
Manter-se calmo, sem entrar em pânico, não devendo correr nem gritar Não se precipitar nas saídas Seguir as instruções de segurança até ao exterior Dirigir-se ao local de reunião Não voltar atrás (ao edifício) Manter-se atento, no local de reunião, recebendo as indicações do professor, não devendo abandonar o local, sem autorização para o efeito. “O regresso à normalidade é dado, exclusivamente, pela Direcção da instituição que informará, pelos meios que considerar os convenientes”.

20 REGRAS ESPECÍFICAS DE EVACUAÇÃO
Delegado à Segurança Decidir sobre a evacuação das instalações Tocar o alarme Solicitar o corte de energia Pedir a intervenção dos meios de protecção civil Comunicar às forças de segurança Colocar-se nos locais críticos (corredores, escadas, halls, etc...) Sair dos locais, depois de todas as turmas terem passado Dirigir-se ao local pré-estabelecido Apresentar o ponto da situação às forças de segurança

21 Funcionário Administrativo (designado)
Decidir sobre a evacuação das instalações Tocar o alarme Solicitar o corte de energia Pedir a intervenção dos meios de protecção civil Comunicar às forças de segurança Colocar-se nos locais críticos (corredores, escadas, halls, etc...) Sair dos locais depois de todas as turmas terem passado Dirigir-se ao local pré-estabelecido Apresentar o ponto da situação às forças de segurança (na ausência dos seus superiores)

22 Cozinheira e Funcionária do Bar (na sua ausência, a pessoa em substituição)
Desligar o quadro eléctrico do sector Desligar as maquinas eléctricas e o gás Colocar-se nos locais críticos (corredores, halls, escadas, etc...) Esperar que saiam todas as pessoas do local Dirigir-se para o local pré-estabelecido

23 Auxiliares Desligar o quadro eléctrico Colocar-se nos locais críticos (corredores, escadas, halls, etc...) Sair dos referidos locais, no fim de todas as pessoas terem passado Dirigir-se ao local pré-estabelecido Funcionários da Portaria Facilitar a entrada às forças de protecção civil e segurança (Bombeiros, INEM, PSP,etc...) Colocar-se, junto da entrada / saída das instalações escolares, evitando a entrada e saída de pessoas

24 Professores Escrever, no inicio da aula, no canto superior direito do quadro, o número total de presenças (alunos mais professor) Dirigir-se para a porta, quando soar o alarme, abri-la e manter-se junto a ela, evitando que esta se feche e de modo a não perturbar a passagem de alunos Auxiliar os alunos com dificuldades motoras Fechar a fila dos alunos e dirigir-se para o local pré-estabelecido Dar indicação aos alunos para se colocarem debaixo das respectivas mesas, em caso de sismo Contar os seus alunos, no local de reunião, devendo comunicar aos órgãos Directivos alguma situação anómala

25 Alunos Deixar a mochila, cadernos e demais objectos pessoais nos respectivos lugares Levantar-se e arrumar a cadeira Sair, em primeiro lugar, o Delegado de Turma, seguindo-se o aluno que estiver mais próximo da porta, e assim sucessivamente Sair, ordenadamente, formando uma fila indiana Seguir à risca as indicações do professor e dos funcionários Dirigir-se para o local pré-estabelecido Colocar-se debaixo da respectiva mesa, em caso de sismo Comunicar ao professor alguma situação anómala

26 Pontos Críticos Os pontos críticos considerados são os seguintes: corredores; escadas laterais; hall principal; portaria. Local de Reunião Campo de jogos Aguardando a chegada ao local de reunião, cada turma deverá manter-se em fila ordenada, junto ao professor acompanhante.

27 Simulacros Os simulacros são as formas/exercícios práticos globais capazes de testar a eficácia dos planos de emergência e evacuação (procedimentos e actuações dos intervenientes, bem como a viabilidade, adequação e funcionamento dos projectos, equipamentos e dispositivos). Assim, realizam-se neste Colégio, por ano lectivo, três simulacros, sendo dois até ao final do segundo período e um no último período. Os simulacros poderão realizar-se com ou sem a presença dos Bombeiros e de Delegados de Protecção Civil. O primeiro simulacro – far-se-á o aviso prévio a toda a comunidade escolar, indicando o dia e a hora da sua realização O segundo simulacro – indicar-se-á somente a semana da sua realização O terceiro simulacro – não será facultada qualquer informação. “É Sempre realizado sem aviso prévio”.

28 R/C Porta Principal Porta dos alunos1 Porta da cozinha
Pavilhão Campo de jogos Cozinha Bar Refeitório W.C. Rádio Sala 4 W.C. W.C. Sala dos Professores G.M. Sala 1 Serviços administrativos Sala 3 Sala 2 G. A D.P Biblioteca Porta Principal Porta dos alunos1 Porta da cozinha Porta dos alunos2 Porta da cozinha/ Alternativo Porta do pavilhão

29 Piso 1 Porta Principal Porta dos alunos1 Porta dos alunos2 Sala 17
18 Porta Principal Sala 16 Sala 19 Porta dos alunos1 Porta dos alunos2 Sala 15 Sala 20 w.c Sala 12 Sala 13 Sala 14 W.C. Sala 5 Sala 11 Sala 10 Sala 7 Sala 6 Sala 9 Sala 8

30 Em caso de emergência como sair da sala 15 ?
Piso 1 Em caso de emergência como sair da sala 15 ? Sala 15

31 Campo de jogos

32 Em caso de emergência como sair da sala 9?
Piso 1 w.c Em caso de emergência como sair da sala 9? Sala 9

33 Campo de jogos

34 Em caso de emergência como sair da sala 8?
Piso 1 w.c Em caso de emergência como sair da sala 8? Sala 8

35 Campo de jogos

36 Em caso de emergência como sair da sala 5?
Piso 1 w.c Em caso de emergência como sair da sala 5? Sala 5

37 Campo de jogos

38 Em caso de emergência como sair da sala 1 ?
R/C Campo de jogos Sala 1

39 Em caso de emergência como sair do refeitório ?
Campo de jogos Rádio W.C. Bar Refeitório

40 Em caso de emergência como sair da sala dos Professores ?
R/C Campo de jogos Sala dos Professores


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