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Painel de Fornecedores REDEPRO

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Apresentação em tema: "Painel de Fornecedores REDEPRO"— Transcrição da apresentação:

1 Painel de Fornecedores REDEPRO
Luís Alberto Richter Diretor Processo Gerencial

2 Processo Gerencial Objetivos
Instância para negociação de aspectos gerenciais do projeto entre todas as partes envolvidas (empresas do Consórcio, PROCERGS e Agente REDEPRO), visando consolidar um processo produtivo e evolutivo para o acompanhamento do projeto sob o ponto de vista GERENCIAL Fórum para apoio na resolução de conflitos, impasses, indefinições ou confirmação de acordos gerados na esfera técnica

3 Processo Gerencial Formato Constituição de COMITÊ GERENCIAL
Reuniões periódicas entre todas as partes envolvidas (quinzenais) Formalização de decisões por atas com aprovação pelas partes envolvidas

4 Processo Gerencial Componentes do Comitê
1 diretor de cada empresa do Consórcio 3 representantes da PROCERGS 1 ou mais representantes da SOFTSUL (Agente de Conformidade e Classificação da Especificação)

5 Definição do Processo de Fábrica
Processo Gerencial Definição do Processo de Fábrica Aderente ao nível 2 do modelo CMMI (mpsBR) Gerência de Requisitos Gerência de Projeto Gerência de Configuração Garantia da Qualidade Medições Aquisições

6 Formação da equipe técnica (papéis)
Processo Gerencial Formação da equipe técnica (papéis) Gerente de Projeto Líder Técnico (Gerente de Configuração) Integrador Gestor de Testes Analista de Testes Construtores Testador Auditor de Processo Auditor de Produto

7 Painel de Fornecedores REDEPRO
Osmar A. M. Pedrozo Gerente de Projeto REDEPRO Ciclo de Vida do Projeto e Gerência

8 Ciclo de Vida do Projeto

9 Ciclo de Vida do Projeto

10 Ciclo de Vida do Projeto na FS

11 Gerenciamento do Projeto
• Plano de Projeto, Cronograma, Plano de comunicação • Utilização de Templates da FSRS • Site do Consórcio para o Programa REDEPRO • Reuniões de Report e Acompanhamento Semanais • Reuniões de Comitê (Consórcio, PROCERGS e Softsul) • Apropriação de horas nas atividades com uso do Sistema SCA, (todos os envolvidos na construção) permitindo controle on-line do andamento do projeto

12 Gerenciamento do Projeto
• Acompanhamento

13 Gerência da Configuração
• Padronização • Hardware (Equipamentos idênticos, rede estável) • Software • KIT de desenvolvimento livre • Eclipse, CVS (Versionamento), JBOSS (Servidor de Aplicação) • Templates de Código • Equipamentos sem permissão para novas instalações de software • Acesso à internet • Termo de responsabilidade

14 Processo de Construção
Alexandre Zanetti Diretor Processo de Construção

15 Processo de Construção
Missão A partir de artefatos de análise e projeto demandados, construir os sistemas dentro dos padrões e regras estabelecidos, atingindo os níveis de qualidade almejados pelo cliente.

16 Processo de Construção
Perfil da Equipe Equipe motivada e comprometida Sinergia entre o grupo contribui para colaboração mútua Pleno domínio da tecnologia Todos são certificados REDEPRO Ótimo Ambiente de trabalho

17 Processo de Construção

18 Processo de Construção
Ciclo de Construção i - QA de Entrada de pacotes ii - Construção 2a./3a Camada iii - Construção 1a. Camada iv - Testes Unitários / Funcionais v - Deploy (Integração)

19 Gestão de Testes Daniele Gomes Gestora de Testes
Gestão de Testes

20 Teste de Software Teste é um processo sistemático e planejado que tem por finalidade única a identificação de defeitos através da execução do programa, garantindo a Qualidade do Software.

21 Teste de Software QA de Entrada nos Testes Análise dos Planos de Teste
Revisão dos Casos e Cenários de Teste Registro de Ocorrências Falta de Casos e/ou Cenários de Teste

22 Teste de Software O Teste no Projeto é executado em duas fases:
Teste de Integração Alguns módulos integrados Teste de Sistema Software totalmente integrado

23 Teste de Software O teste é executado pelo Testador e os defeitos encontrados são cadastrados para acompanhamento da correção; A execução do teste é realizada com base nos Planos de Testes, garantindo a execução de todos os cenários; O andamento dos testes é acompanhado pelo Gestor de Testes através de planilhas e gráficos com os resultados de cada teste;

24 Teste de Software Papel Atividades Gestora de Teste
Elaboração da Estratégia de Testes, acompanhamento dos testes e elaboração do Relatório de Testes do Projeto Analista de Teste Revisão dos Planos de Testes, e abertura de ocorrências Testador Execução dos testes e registro dos defeitos

25 Acompanhamento Primeira Entrega: Segunda Entrega: Média: Total: Média:

26 Acompanhamento O Resultado dos testes é apresentado à equipe ao final de cada entrega através do Relatório de Testes. Após o Teste de Aceitação os defeitos são analisados pelo Gestor de Testes. Esta análise é enviada ao Gerente do Projeto.

27 Resumo das Atividades

28 Garantia da Qualidade Roberto Petry Diretor de Tecnologia
Garantia da Qualidade

29 Fábrica de Software no contexto
Garantia da Qualidade de Software O objetivo da Garantia da Qualidade de Software é assegurar a qualidade do produto de software desenvolvido e o cumprimento da Metodologia FSRS pelo Consórcio, através de auditorias regulares durante todo o ciclo de vida do projeto.

30 Garantia da Qualidade de Software
A Garantia da Qualidade de Software está dividida em dois procedimentos que podem ocorrer simultaneamente: Auditoria de Processo - Verifica a aderência do projeto à Metodologia FSRS. Auditoria de Produto - Verifica os produtos gerados pelo projeto conforme a Metodologia FSRS.

31 Garantia da Qualidade de Software
Auditoria de Processos A Auditoria é executada pelo Auditor de Processos, conhecedor da Metodologia FSRS. Utilização do checklist QA Processo - Redepro.xls As NCs encontradas são registradas no checklist QA de Processo - Redepro.xls O Auditor de Processo, juntamente com a equipe do projeto, elabora um plano de ação e a data para atendimento das NCs encontradas. O resultado da Auditoria de Processo é apresentado à equipe para conhecimento do andamento do projeto.

32 Garantia da Qualidade de Software
Auditoria de Produto A Auditoria é executada pelo Auditor de Produto, conhecedor da Metodologia FSRS e da tecnologia utilizada no projeto. Utilização do checklist QA Produto - Redepro.xls As NCs encontradas são registradas no checklist QA de Produto - Redepro.xls O Auditor de Produto, juntamente com a equipe do projeto, elabora um plano de ação e a data para atendimento das NCs encontradas. O resultado da Auditoria de Produto é apresentado à equipe para conhecimento do andamento do projeto.

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