A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenho da Figura Humana de Goodenough

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenho da Figura Humana de Goodenough"— Transcrição da apresentação:

1 Desenho da Figura Humana de Goodenough
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia, 1ºciclo de Estudos em Psicologia Psicometria Desenho da Figura Humana de Goodenough Docente: Sónia Costa Discentes: Inês Ferreira nº ; Marta Pereira nº 38851; Nicole Gouveia nº

2 Desenho da Figura Humana de Goodenough
Natureza da prova Material da prova Aplicação da prova Grafo-percetiva; Projetiva; Não-verbal. Manual; Protocolo; Lápis. Individual e Coletiva; Crianças e Adolescentes (3 aos 15 anos). Prova que avalia a maturidade intelectual, no que diz respeito à capacidade de percepção, de abstração e de generalização. Pode ainda ser encarada como uma prova projectiva, uma vez que através do desenho a criança pode revelar as suas necessidades, as suas emoções e algumas das características da sua personalidade. Trata-se de uma prova não verbal, de fácil aplicação, à qual as crianças aderem facilmente. A tarefa da criança/adolescente consiste na execução de três desenhos: um de si própria, um de um homem e outro de uma mulher. …no o que diz respeito à capacidade de percepção, de abstração e de generalização. Individual e colectiva – exepto em casos clinicos IMPORTANTE: se for de aplicação individual o avaliador pode questionar o desenho, dizendo “O que é…”; “fala-me um pouco sobre o teu desenho”, de forma a percebermos as intençoes da criança ao efectuar o desenho. Só podemos fazer questoes depois de ganharmos a confiança da criança. Deverao ser registadas as respostas da criança directamente no desenho, identificando as partes que ela disse. Objetivo: Prova que avalia a maturidade intelectual e ainda algumas das características da sua personalidade.

3 Desenho da Figura Humana de Goodenough
Características gerais da prova Realização de 3 desenhos: Homem, Mulher e “Si-Mesmo”; Desenho Homem itens de avaliação; Desenho Mulher itens de avaliação. Desenho de “Si Mesmo” ou 73 itens de avaliação. Não há tempo limite de realização da prova. Em crianças entre os 8 e 9 anos deve-se dar um tempo de descanso entre o 2º e o 3º desenho Não há tempo limite de realização da prova – mas normalmente as crianças mais pequenas costumam demorar 10 a 15 min em media. No entanto as crianças mais velhas tendem a demorar mais tempo, uma vez que os desenhos destes são mts vezes mais permenorizados. Nos grupos de mais idade, por volta do 5º ou 6º ano, poderá ser necessário oferecer um grande alento a alguns que dirão que não podem realizar a tarefa. Pode ser conveniente dizer: Têm que fazer três desenhos, um em cada uma das três páginas de este caderno. Quando tiverem acabado um desenho passam para o seguinte, ate terminarem os 3.

4 Desenho da Figura Humana de Goodenough
Itens e pontuação do desenho do Homem: 1. Presença da cabeça; 2. Presença do Pescoço (3- presença pescoço a duas dimensões); 4. Presença de olhos (5, 6, 7e 8 – detalhes dos olhos); 9. Presença do nariz (10- nariz a duas dimensões) 11. Presença da boca; 12. Lábios a duas dimensões; 13. Nariz e lábios a duas dimensões; 14. Representação de frente e queixo; 15. Representação clara do queixo , diferenciando entre o queixo e o lábio inferior; Itens e pontuação do desenho do Homem: 16. Linha da mandibula indicada; 17. Ponte do nariz; 18. Cabelo (19, 20 e 21); 22. Presença orelhas (23- proporção e posição); 24. Presença de dedos (25, 26 e 27); 28. Presença mãos; 29. Representação do pulso e do tornozelo; 30. Presença de braços; 31 e 32 . Ombros; 33. Braços separados do corpo ou realizando alguma atividade;

5 Desenho da Figura Humana de Goodenough
Itens e pontuação do desenho do Homem: 34. Representação da articulação do cotovelo; 35. Presença de pernas; 36 e 37 . Anca (entre pernas); Representação da articulação do joelho; Pés (40, 41, 42 e 43 - detalhes); 44. União de braços e pernas (45); 46. Presença de tronco (47); 48 e 49. Proporção da cabeça; 50. Proporção do rosto; 51 e 52. Proporção braços; 53. Proporção pernas; Itens e pontuação do desenho do Homem: 54. Proporção dos membros duas dimensões; 55 até 59. Roupas; 60 e 61. Perfil I e II; 62. Frente; 63, 64 e 65. Coordenação motora: fluidez das linhas, união e superior; 66, 68 e 69. Formas e linhas dirigidas: contorno da cabeça, contorno do tronco, braços e pernas, traços faciais; 70. Técnica de esboço; 71. Técnica de modelagem; 72. Movimento do braço; 73. Movimento da perna.

6 Desenho da Figura Humana de Goodenough
Itens e pontuação do desenho da Mulher 8. Bochechas; 11. Representação das fossas nasais; 15- Presença de lábios maquilhados; 23. Colar ou arcos; 38 e 39. Presença do sapato feminino; 48. Cintura “feminina”; 50. Saia; 51. Figura sem transparência; 52, 53 e 54. Vestuário feminino; 62. Área do vestido; 70. Barriga da perna.

7 Desenho da Figura Humana de Goodenough
Preenchimento do cabeçalho: Nome e apelido; Sexo; Escola; Data do teste; Escolaridade; Idade; Data de nascimento; Ocupação paterna. Em crianças mt pequenas que não saibam escrever deve ser o avaliador a faze-lo

8 Desenho da Figura Humana de Goodenough
Normas de Aplicação “Vou-te pedir hoje que faças para mim três desenhos. Vamos fazer um de cada vez. Nesta primeira página quero que faças a figura de um homem. Faz o melhor desenho que possas, leva o tempo que precisares e trabalha com muito cuidado. Quero ver como os meninos e as meninas da tua escola podem fazê-lo tão bem como os das outras escolas. Fá-lo com entusiasmo e verás que bonitos desenhos podes fazer. Quero que desenhes o homem todo, não só a cabeça e os ombros.” “Desta vez quero que desenhes a figura de uma mulher de corpo inteiro, não simplesmente a cabeça e os ombros.” “Este desenho deve ser de alguém que conheças muito bem, por isso deve ser o melhor de todos. Quero que faças o desenho de ti próprio, de todo o corpo, não só da cabeça.” Depois de preenchido este campo, as crianças viram a folha de forma a que apenas fique a vista o primeiro desenho que terão de fazer. No fim da primeira: Mal tenham completado o desenho, podemos elogiar o mesmo, e devemos pedir a criança para dobrar a página para que fique perante ela só o espaço para o segundo desenho. Diga então: No fim do segundo: (com crianças mais pequenas é aconselhado dizer “a figura de uma mulher, de uma mãe”). Quando este segundo desenho estiver terminado, deve felicita-los de forma mais significativa para que estes não percam o interesse. Depois demonstre como dobrar a ficha para que os dois desenhos feitos anteriormente fiquem para dentro e so fique a vista da criança o espaço do terceiro que terá de fazer. Agora diga: Fim do terceiro: Talvez não o saibam, mas muitos pintores famosos gostavam muito de fazer os seus próprios retratos e estes estão entre os seus melhores quadros e mais famosos. Por isso esforcem-se para que este seja o melhor dos 3 desenhos.

9 Desenho da Figura Humana de Goodenough
Cotação da Prova Calcular a idade em anos e meses; A cotação dos três desenhos é feita de forma individual; A cotação de cada item varia entre 0 e 1; A Pontuação Bruta obtém-se através da soma de todos os itens de cada desenho; Posteriormente a Pontuação Bruta é convertida em Pontuação Standard; Podemos ainda, converter as Pontuações Standard em Percentil, dando-nos conhecimento sobre a sua maturidade intelectual. Existe ainda uma Escala Qualitativa que nos permite medir a maturidade do desenho. A pontuação bruta obtém-se através da soma de todos os itens de cada desenho – relativamente ao desenho do homem a pontuaçao maxima é de 73 pontos, na mulher 71 e no de si mesmo depende do sexo da criança em questão. Posteriormente a Pontuação Bruta é convertida em Pontuação Standard existem 4 tabelas de Conversão: Desenho de Homem pormeninos ou rapazes; Desenho de Homem por meninas ou raparigas; Desenho de Mulher por meninos ou rapazes; Desenho de Mulher por raparigas. Escala qualitativa – não é muito utilizada, uma vez que são muito subjectivas, sendo apensas uteis quando é necessario uma estimaçao aproximada do nivel de maturaçao da criança. Nesta tabela quando o desenho se enquadra no nivel 1 representa um desenho menos maduro, quando se enquadra nio nivel 12 representa o desenho mais maduro, assim no nivel 6 encontram-se na media.

10 Referências Bibliográficas
Harris, D. B. (1963). El test de Goodenough: Revision, ampliacion y actualizacion. Barcelona: Paidós


Carregar ppt "Desenho da Figura Humana de Goodenough"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google