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DIREITO DO CONSUMIDOR Curso Intensivo 1º E0 2010.

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Apresentação em tema: "DIREITO DO CONSUMIDOR Curso Intensivo 1º E0 2010."— Transcrição da apresentação:

1 DIREITO DO CONSUMIDOR Curso Intensivo 1º E0 2010

2 CONSUMIDOR > PESSOA FÍSICA > PESSOA JURÍDICA > ADQUIRE
> UTILIZA > PRODUTO > SERVIÇO > DESTINATÁRIO FINAL

3 FORNECEDOR > PESSOA FÍSICA > PESSOA JURíDICA
> DIREITO PÚBLICO > DIREITO PRIVADO > NACIONAL > ESTRANGEIRA > ENTES DESPERSONALIZADOS

4 FORNECEDOR - cont. > PRODUÇÃO > MONTAGEM > CRIAÇÃO
> CONSTRUÇÃO > TRANSFORMAÇÃO > IMPORTAÇÃO > EXPORTAÇÃO > DISTRIBUIÇÃO > COMERCIALIZAÇÃO ou > PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

5 PRODUTOS Qualquer bem > Móvel > Imóvel > Material
> Imaterial

6 SERVIÇOS Qualquer atividade fornecida no mercado de consumo.
Inclusive as de natureza: > Bancária > Financeira > Crédito > Securitária Remuneração

7 DIREITOS FUNDAMENTAIS
> Proteção à vida, saúde e segurança. > Informação clara, correta, precisa, ostensiva, etc. > Revisão contratual. > Inversão do ônus da prova. > Proteção contra a publicidade enganosa e abusiva

8 RESPONSABILIDADE PELO FATO DO PRODUTO OU DO SERVIÇO
Causa: DEFEITO Consequência: RISCO OU DANO À VIDA/SAÚDE/SEGURANÇA DO CONSUMIDOR. Responsáveis: FABRICANTE, PRODUTOR, CONSTRUTOR E O IMPORTADOR.

9 RESPONSABILIDADE PELO FATO DO PRODUTO OU DO SERVIÇO - cont
Prazo para o consumidor demandar 5 ANOS A CONTAR DO CONHECIMENTO > do dano > da autoria do dano Eximentes: art. 12, parágrafo 3º. Comerciante: RESPONDE SUBSIDIARIAMENTE.

10 RESPONSABILIDADE PELO VÍCIO DO PRODUTO OU DO SERVIÇO
Causa: VÍCIO Consequência: DANO AO PATRIMÔNIO DO CONSUMIDOR. Responsáveis: OS INTEGRANTES DA CADEIA PRODUTIVA RESPONDEM SOLIDARIAMENTE.

11 RESPONSABILIDADE PELO VÍCIO DO PRODUTO OU DO SERVIÇO – cont.
Prazos: > Duráveis: 90 dias > Não duráveis: 30 dias > Vícios Aparentes: entrega efetiva do produto ou término da execução dos serviços. > Vícios Ocultos: a partir do momento em que o vício se evidenciar.

12 VÍCIO DO PRODUTO Prazo para o fornecedor sanar o vício:
> Até 30 dias - § 1º > E se o vício não for sanado: I – troca do produto II – devolução da quantia paga III – abatimento proporcional no preço * em todas as hipóteses: sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

13 VÍCIO DO PRODUTO - cont. Hipóteses em que o consumidor não precisa aguardar até 30 dias: > Produtos essenciais. > Quando o vício alterar qualidade ou características do produto. > Quando o vício diminuir o valor do produto.

14 VÍCIO NO SERVIÇO Caso o serviço apresente vício, o consumidor pode IMEDIATAMENTE exigir: I – a devolução da quantia paga. II – o refazimento do serviço. III – abatimento proporcional do preço. * em todas as hipóteses: sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

15 DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica quando: > Houver abuso de direito, > Excesso de poder, > Infração de lei, > Fato ou ato ilícito, > Violação dos estatutos ou contrato social > Falência.

16 DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA - cont.
> Estado de insolvência > Encerramento ou inatividade da pessoa jurídica por má administração ou AINDA: quando a personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores.

17 OFERTA > Vincula o fornecedor, podendo o consumidor exigir o cumprimento forçado da mesma. > Oferta ou venda por telefone: deve constar o nome e endereço do fabricante, publicidade e em todos os impressos utilizados.

18 PUBLICIDADE > A publicidade deve ser imediatamente identificada pelo consumidor. > o CDC proíbe: - Publicidade enganosa - Publicidade abusiva > O ônus da correção e veracidade da mensagem publicitária cabe ao anunciante.

19 CADASTROS DE INADIMPLENTES
> Limites temporais: - 5 anos - Prescrição > A inclusão deve ser precedida de aviso - A quem cabe o aviso? - A correspondência deve ser por AR?

20 ARREPENDIMENTO > Vale para as compras feitas fora do estabelecimento comercial. > Todos os valores pagos devem ser devolvidos, monetariamente atualizados. > Prazo: 07 dias a contar do recebimento do produto ou da assinatura do contrato.

21 PRÁTICAS ABUSIVAS > Venda casada
> Enviar produto ou prestar serviço sem solicitação prévia do consumidor. > Deixar de estipular prazo para cumprimento da obrigação. > Recusar atendimento as demandas dos consumidores.

22 PROTEÇÃO CONTRATUAL > Interpretação de cláusula contratual: sempre favorável ao consumidor. > Tamanho da fonte: não inferior a 12. > Cláusulas abusivas: nulas de pleno direito.


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