A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sal Grupo: Fernanda, Taiane, Thais, Leticia, Myrrana, Arthur, Richardson, João Marcelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sal Grupo: Fernanda, Taiane, Thais, Leticia, Myrrana, Arthur, Richardson, João Marcelo."— Transcrição da apresentação:

1 Sal Grupo: Fernanda, Taiane, Thais, Leticia, Myrrana, Arthur, Richardson, João Marcelo.

2 Características do sal:
1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução. 2 - Os sais têm sabor salgado. 3 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais. 4 - Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação. 5 - Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação. 6 - Se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes. 7 - E, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.

3 Substancias mais comuns:
Sódio (Na): pertence à família dos metais (capazes de formar cátions facilmente) alcalinos (IA); apresenta um elétron na camada de valência; possui número atômico igual a 11; possui alta eletropositividade (capacidade de perder elétrons).

4 Cloro (Cl) pertence à família dos halogênios (VIIA); é um ametal (é por isso que se torna um ânion tão facilmente); apresenta sete elétrons na camada de valência; possui número atômico igual a 17; possui alta eletronegatividade (capacidade de ganhar elétrons).

5 O sal em nosso cotidiano:
Sais são compostos que podem ser encontrados na natureza, ao nosso redor existe uma infinidade de sais, que fazem parte dos mais variados materiais. O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), conhecido também como sal marinho ou sal-gema. É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos (carne seca, bacalhau, etc), na composição do soro fisiológico (uma mistura de água com 0,9% de cloreto de sódio) e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio.

6 Experimento: Como fazer a neve derreter rapidamente?
O clima tropical predominante no Brasil não nos permite conhecer a neve, mas esta se faz presente em países da América do Norte, como por exemplo, nos Estados Unidos. Quando ela chega é uma verdadeira alegria para os americanos, mas bastam algumas horas para que os problemas comecem a aparecer. As ruas tomadas pela neve ficam inacessíveis para automóveis e qualquer tipo de veículo. É aí que entra a ciência para o benefício do homem, o artifício usado para solucionar o problema da neve tem explicação no ponto de fusão do gelo. Em vez de usar fontes de calor para derreter a neve das ruas se utiliza o sal, sabe por quê? Porque o sal abaixa o ponto de fusão do gelo.

7 Para demonstrar de forma prática este fenômeno, proceda ao experimento com seus alunos:
Material • Gelo triturado • Saco plástico grande • Saco plástico pequeno • Sal de cozinha (NaCl) • Copos para medida: maior (copo descartável para água) e menor (copo descartável para café)

8 Procedimentos: 1. Coloque 1 copo (medida maior) de gelo moído no saco plástico grande e acrescente a mesma medida de sal. Misture o gelo e sal e deixe derreter até obter uma fase líquida. 2. Coloque 1 copo (medida menor) de água no saco plástico pequeno, amarre-o e coloque-o dentro do saco maior (onde há a mistura de gelo derretido e sal). 3. Espere alguns minutos e observe o saco menor, o que aconteceu com a água que estava em seu interior? A água se congelou. A temperatura de fusão do gelo se torna mais baixa quando adicionamos sal, e por isso derrete a uma temperatura menor (-5°C), abaixo do normal, que seria a 0°C. O experimento prova esse fenômeno quando adicionamos o saco pequeno, nele havia água líquida que se transformou em gelo. Isto só foi possível porque a mistura em que o saco estava mergulhado (gelo derretido e sal) estava a uma temperatura abaixo de 0°C. O sal lançado sobre a neve, nas ruas dos Estados Unidos, faz com que o gelo derreta mais facilmente, tornando o acesso possível. A temperatura ambiente nestes locais se encontra abaixo de zero, o sal abaixa o ponto de fusão do gelo, fazendo-o se fundir.

9 Alimentos: Carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, paio, salsinha; Defumados e peixe enlatado como sardinha ou atum; Queijos como parmesão, roquefort, camembert, cheddar cremoso; Temperos prontos como arisco, sazón, aji-no-moto, catchup, mostarda, maionese; Sopas, caldos e refeições já preparadas; Vegetais enlatados como palmito, ervilha, milho, picles, cogumelos e azeitonas; Bolachas e bolos processados, incluindo as bolachas de água sal; Fast-food, como pizzas ou batatas fritas; Salgadinhos industrializados e de lanchonete como chips, amendoins, quibe, pastel, quibe, coxinha; Manteigas e margarinas.


Carregar ppt "Sal Grupo: Fernanda, Taiane, Thais, Leticia, Myrrana, Arthur, Richardson, João Marcelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google