A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agricultura Biológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agricultura Biológica"— Transcrição da apresentação:

1 Agricultura Biológica

2 Consiste em: Sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, agro- tóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Esse sistema pressupõe a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar as suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos. A agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável

3 Vantagens da Agricultura Biológica
São mais benéficos para a saúde; Provêm de um método de cultivo mais amigo do ambiente. Na sua produção houve controle e certificação. Contribui-se para uma sociedade mais justa e económica. Não são usados OGM na sua produção, (OGM= Organismos Geneticamente Modificados). Os alimentos são mais saborosos. O método de produção respeita o bem-estar animal. São produtos que não contém aditivos prejudiciais. A sua produção dignifica o agricultor e o meio, é dada prioridade às variedades regionais na produção. A longo prazo é a única forma de deixarmos uma herança de orgulho às gerações vindouras.

4 Desvantagens Em geral os alimentos ecológicos resultam de uma qualidade inferior no que diz respeito à sua aparência (brilho, tamanho, etc.), apesar do aspeto estes produtos contêm o valor nutritivo necessário para a nossa dieta quotidiana. Em alguns casos a sua conservação tem uma durabilidade mais reduzida que os produtos convencionais. São produtos um pouco mais caros devido aos sistemas produtivos serem mais lentos e necessitarem de mais mão-de-obra.

5 Técnicas Usadas Botões, rebentos, folhas e raízes de algumas plantas podem ser utilizados como um método seguro para combater muitos insetos. Por exemplo, malmequeres, crisântemos e outras plantas da família das asteráceas são conhecidas por afugentar alguns insetos. A planta chamada Tanásia serve para repelir as formigas e muitos agricultores biológicos (orgânicos), (sobretudo nos países anglo-saxónicos) usam-na perto de casa para combater as infestações de formigas. O chamado "mulch", (mistura de palha húmida, folhas etc.) é muito utilizado para proteger raízes de certas plantas recém-plantadas.

6 Podemos dizer que se cultivar biologicamente, poupar energia e pensar de um modo eficiente pode ser nos nossos dias uma questão de opção de vida. Esse sistema pressupõe a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar as suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos. A agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável Chegará certamente a altura em que se tornará uma irrefutável necessidade e uma obrigatoriedade.

7 Fim Marco Pinto Nº10 Igor Saraiva Nº7


Carregar ppt "Agricultura Biológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google