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VIOLÊNCIA NA ESCOLA desafios contemporâneos
ASSÉDIO MORAL ASSÉDIO Escolar BULLYING Profª Drª Alda Pêpe
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Agressividade Infanto-Juvenil
Conduta desadaptada Violenta Sintoma de transtornos Normal no desenvolvimento infantil – fisiológica Agressividade manipuladora Função adaptativa
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Reações vivenciais – Comportamentos
Criança agressiva: Reações vivenciais – Comportamentos Para consecução de objetivos Para resolução de conflitos Hostis Recorrentes Desproporcionais aos estímulos Caracteriza Dificuldade adaptativa
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Fatores implicados na Agressão e Violência
1. A pessoa 2. O meio Fatores de riscos parentais para o desenvolvimento de conduta agressiva / violenta (precoce): Superproteção Hostilidade materna (preditiva de violência / conduta agressiva) Pais anti-sociais Depressão materna antes do parto Psicopatologia materna / na família Família com um só dos pais presente Estressores familiares Temperamento Sexo Condições neuro-cognitivas
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3. Outros Fatores Rejeição na escola Baixa escolaridade
Falta de perspectivas de avanço intelectual Outros (PAULO CECARELLI) Impossibilidade de transformar o recalcamento pulsional em força de trabalho Sentimento de desamparo
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Descrença nos valores tradicionais (valores éticos duvidosos)
Família (?) Igreja (?) Escola (?) Leva à: Busca de prazer pessoal – individualismo Adoção de valores duvidosos – contra-valores Busca incondicional de sucesso Busca de liberdade / direitos incondicionais Busca de consumo Exercício do poder sobre o outro
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VIOLÊNCIA Conceito de Violência: Distúrbio da agressividade
Uma função estruturante da vida do homem Ativada pela frustração Uma contraposição à afetividade (aceitação do outro) a afetividade diz SIM a agressividade diz NÃO
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Afetividade e agressividade regulam o posicionamento ético do homem
diante Fazem parte do relacionamento humano São indispensáveis para o viver humano Frustração gera irritação e agressividade. Agressividade pode ser expressa: De maneira do bem do mal Criativa Destrutiva Violência
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A cultura pode oferecer os meios/razões para a adoção de soluções
Criativas ou Destrutivas Frustração gera agressividade que, se não encontrar uma descrição criativa, produzirá uma saída violenta/destrutiva. para as situações de frustração
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Tipos de Violência # Violência Estrutural
Reflete os esquemas de dominação de classe. É difusa, silenciosa e “legitimada” como normal Se expressa pela desigualdade social: Fome / desemprego Abandono / desrespeito / desconsideração como cidadão Discriminação social / racial / etária / gênero / orientação sexual Por condição de saúde (aidético, tuberculoso, portador de hanseníase, etc)
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# Violência simbólica – anulação social do(s) sujeito(s)
analfabetos /não registrados # Violência com danos à saúde Decorrentes de ações violentas que provocam Danos Podem representar / são expressões de negação da totalidade dos direitos humanos. Biológicos (físicos) Psicológicos (psico / emocionais) Sociais (morais)
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# Violência Contra o patrimônio Doméstica Contra minorias Urbana
No campo Na escola ...
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ASSÉDIO ESCOLAR Bullying - Colega(s) contra colega(s) - professor
Assédio moral de técnico - diretores ASSÉDIO – USO DE: agredir física socialmente - força física - ferir PARA ferir - poder intimidar - Intimidar humilhar - autoridade rebaixar CONTRA ALUNO VITIMAR (bio-psico-socialmente) PRODUZINDO AGRAVOS/LESÕES (bio-posicosociais)
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A ESCOLA Espaço de aprendizagem convivência
Atende a grupos em processo de desenvolvimento e aprimoramento bio-psico-social, por meio da aprendizagem. Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, á liberdade e à convivência familiar e comunitária. ECA – Lei nº 8.069/1990
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Princípios constitucionais (dignidade da pessoa)
ASSÉDIO SÃO ATOS ILÍCITOS – DESRESPEITAM: Princípios constitucionais (dignidade da pessoa) Código Civil (causa dano a outrem) ECA ASSÉDIO BULLYING Direto – Agressão: física – verbal Indireto – Agressão social
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ASSÉDIO DE PROFESSOR/TÉCNICO/ DIREÇÃO CONTRA ALUNO(S)
gritar rebaixando/ofendendo a auto-estima manipular a classe contra um aluno usar critério mais rigoroso para correção de trabalho (s) de um aluno ameaçar com reprovação/expulsão proibir/negar o direito de ir: ao banheiro / beber água / rever um trabalho torturar psicologicamente difamar o aluno com - outros professores – direção da escola usar de sarcasmo usar de menosprezo
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# Exemplos de ações/formas de bullying
▪ Colocar apelido ▪ Discriminar ▪ Ofender ▪ Excluir ▪ Zoar/gozar ▪ Isolar/ignorar/desprezar ▪ Encarnar ▪ Perseguir ▪ Sacanear ▪ Intimidar/aterrorizar ▪ Humilhar ▪ Assediar: moral/sexualmente ▪ Agredir/bater/empurrar/ferir ▪ Tiranizar/dominar ▪ Extorquir/roubar ▪ Brincadeira de mau-gosto ▪ Quebrar /estragar pertences
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entre iguais intencionais sem motivo pares / colegas repetidas
BULLYING Ações agressivas entre iguais intencionais sem motivo pares / colegas repetidas Individuais Em grupo * dor * angustia Causando * medo / intimidação ao (s) agredido (s) * rebaixamento * humilhação * queda da auto-estima Executadas dentro de uma relação desigual de poder Bullying = usar o poder/força para: ameaçar / intimidar/excluir/perseguir/humilhar o outro contra outro (s)
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Personagens do Bullying
Alvos / Vítimas de bullying – os que só sofrem Autores de bullying – os que só praticam Alvos/autores – ora sofrem- ora praticam Testemunhas – não sofrem/nem praticam, mas assistem # Autores ▪ sem empatia ▪ provêem de famílias desestruturadas/sem afeto positivo ▪ pais/família agressivos ▪ poderão vir a ser: adultos Anti-sociais Violentos Assediadores Perversos / Destrutivos as ações do bullying
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#Alvos – pessoa/grupo:
Sem recursos/sem status para reagir ao abuso Pouco sociável / tímido / inseguro (por isso não podem ajudar) Baixa auto-estima / passivo Poucos amigos Poderão vir a ter ou têm respostas como * reagir violentamente * depressão * baixa auto-estima * baixo rendimento escolar * fobia * suicídio # Testemunhas: *calam-se com medo de serem as próximas vítimas *alguns se sentem incomodados *sentem-se inseguros/impotentes para defender o outro
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# Descobertas de outros grupos a partir dos estudos iniciais:
Bullying – fenômeno social que pode estar presente em outros contextos além da escola: Locais de trabalho – workplace Bullying Prisões Asilos de idosos Ambiente familiar Clubes Playgrounds
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O NÃO NO BULLYING O bullying não é brincadeira O agressor não para por si só/por vontade própria (tem que ser parado). A vítima não se queixa (porque vai sentir-se mais rebaixada – deve ser ajudada).
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ECA – Lei nº 8.069/1990 Art. 18 E dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. Art. 70 É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
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