A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura e Interpretação de Textos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura e Interpretação de Textos"— Transcrição da apresentação:

1 Leitura e Interpretação de Textos
Língua Portuguesa Leitura e Interpretação de Textos Professor Ronian

2 Texto 1: Mafalda... Texto 2: Discovery pousa com sucesso na Califórnia
O Discovery pousou com sucesso na base Edwards, na Califórnia, na manhã desta terça-feira, depois de uma missão de 15 dias no espaço. O ônibus espacial tocou o solo às 5h12 (9h12 horário de Brasília). É a primeira missão bem-sucedida de um ônibus espacial desde o desastre do Columbia, em 2003.

3 EXPRESSÃO LITERÁRIA E NÃO-LITERÁRIA DA LINGUAGEM
DENOTAÇÃO palavra com significação restrita palavra com sentido comum do dicionário palavra usada de modo automatizado linguagem comum CONOTAÇÃO palavra com significação ampla palavra cujos sentidos extrapolam o sentido comum palavra usada de modo criativo linguagem rica e expressiva

4 Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti
Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti! (Casimiro de Abreu) A linguagem conotativa é também conhecida como linguagem literária, ou seja, um texto literário é aquele em que predominam as múltiplas interpretações, a conotação das palavras.

5 A educação, principalmente na infância, determina as oportunidades que os cidadãos terão para garantir o futuro. A linguagem denotativa é também conhecida como linguagem não-literária, ou seja, um texto não-literário é aquele em que predominam os sentidos reais (próprios) das palavras, a denotação.

6 Vamos ver se você entendeu:
(C) conotação (D) denotação ( D ) ( C ) As flores lindas da primavera já aparecem. Mulheres são frágeis flores. Os cães ferozes latem pouco. Pobres ladrões, cães da noite perdida e vã. O seu olhar ilumina toda a esperança eterna. A luz que ilumina o dia é natural. Meu coração é uma escola de samba! O amor, hoje, parece fosco.

7 Interpretação de Textos
a)O movimento das imagens, a inovação e a originalidade são as características de tudo que acontece na televisão. b)Sem a televisão não se saberia o que é conhecer as coisas ou por que as coisas acontecem. c)Os homens poderiam usar plenamente seu potencial de inteligência, se não fosse a televisão. d)Com o advento da televisão, as mulheres perderam sua capacidade de crítica. e)O volume de informações e a maneira como a televisão as veicula impedem que as pessoas reflitam maduramente sobre os assuntos. e)O volume de informações e a maneira como a televisão as veicula impedem que as pessoas reflitam maduramente sobre os assuntos.

8 Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto
      Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte: 01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto; 02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente; 03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais; 04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas; 05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar; 06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor; 07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão; 08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;

9 09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu; 11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa; 12. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto; 13. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;

10 16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;

11 Algumas Interpretações:
As questões 1 a 4 referem-se ao texto abaixo: "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade) Por fantasmas, no texto, entende-se: a) entes sobrenaturais que aparecem aos vivos b) imagens dos que existem no além c) imagens de culpa que iremos carregar d) imagens que assombram e causam medo e) frutos da imaginação doentia do homem c) imagens de culpa que iremos carregar

12 2. A repetição do conectivo "e" tem efeito de marcar:
que existe uma seqüência cronológica dos fatos b) um exagero do conectivo c) que existe uma descontinuidade de fatos d)que existe uma implicação natural de conseqüência dos dois últimos fatos em relação ao primeiro e) que existe uma coordenação entre as três orações "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade) d)que existe uma implicação natural de conseqüência dos dois últimos fatos em relação ao primeiro

13 a) só agora nos damos conta do valor daquilo que perdemos
3. A afirmação: "Sete Quedas por nós passaram / E não soubemos amá-las." Faz-nos entender que: a) só agora nos damos conta do valor daquilo que perdemos b) enquanto era possível, não passávamos por Sete Quedas c) Sete Quedas pertence agora ao passado d) Todos, antigamente, podiam apreciar o espetáculo; agora não e) Os brasileiros costumam desprezar a natureza "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade) a) só agora nos damos conta do valor daquilo que perdemos

14 a) como referência ao número de quedas que existiram no rio Paraná
4. Na passagem: "E todas sete foram mortas, / E todas sete somem no ar." O uso de todas sete se justifica: a) como referência ao número de quedas que existiram no rio Paraná b) para representar todo conjunto das quedas que desaparece c) para destacar o valor individual de cada uma das quedas d) para confirmar que a perda foi parcial "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade) b) para representar todo conjunto das quedas que desaparece

15

16 Agora vamos falar e escrever.
REDAÇÃO Agora vamos falar e escrever.

17 Existem três tipos de textos:
NARRATIVO - contar uma história DESCRITIVO - ser observador DISSERTATIVO - defender uma opinião

18 Mas, não podemos esquecer que:
Nesta aula sobre redação, estudaremos uma das maneiras mais fáceis de se elaborar uma dissertação. Tente produzir um texto, da maneira como veremos aqui. Mas, não podemos esquecer que:  Dissertar é: I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; II. Defender princípios, tomando decisões; III. Analisar objetivamente um assunto através da seqüência lógica de idéias; IV. Apresentar opiniões sobre um determinado assunto; V. Apresentar opiniões positivas e negativas, provando suas opiniões, citando fatos, razões, justificativas.

19 Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscando sempre argumentações que levem a alguma conclusão. O planejamento da dissertação deve seguir rigorosamente os seguintes aspectos: 1) Ler atentamente o tema; 2) Reler o tema, anotando as palavras-chave; 3) Interpretar o tema denotativamente; 4) Interpretar, se necessário, conotativamente o tema; 5) Delimitar a idéia apresentada pelo tema

20 A dissertação é dividida em três partes:
Introdução: O primeiro parágrafo da dissertação deve conter a informação do que será argumentado e/ou discutido no desenvolvimento. Desenvolvimento: É a redação propriamente dita. É onde os argumentos devem ser discutidos. Conclusão: A conclusão é o encerramento da dissertação, portanto nunca apresente informações novas nela; se ainda há argumentos a serem discutidos, não inicie a conclusão.

21 Atenção... Concentração... Calma... REDAÇÃO!!! Não escreva besteiras!
Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor. Antigamente, antes da invenção da imprensa, a leitura era  sacrilégio dos ricos.

22 Frases-modelo, para uma dissertação
Introdução: É de conhecimento geral que ... Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa- se ... Muito se tem discutido, recentemente, acerca de ... Desenvolvimento: Em conseqüência disso, vê-se, a todo instante, ... Além disso ... Ainda convém lembrar ... Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto ...

23 Conclusão: Em virtude dos fatos mencionados Por isso tudo Levando-se em consideração esses aspectos Dessa forma Em vista dos argumentos apresentados Dado o exposto Tendo em vista os aspectos observados ...

24 Vamos escrever... REDAÇÃO!!! Ênfase em Infância e adolescência.

25 Título… INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO
No início de nossas vidas, quando começamos… Podemos até pensar que somos… DESENVOLVIMENTO Vivemos em um mundo, que parece não ser o que esperávamos… Quando deixamos de ser criança e partimos rumo ao desconhecido… a adolescência… Parece que este ciclo terá um final… CONCLUSÃO Mas o que realmente queremos…

26 Lembretes finais: Parágrafos; Margens; Vocabulário; Coerência; Coesão; Rascunho; Atenção.

27


Carregar ppt "Leitura e Interpretação de Textos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google