A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo."— Transcrição da apresentação:

1 AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo em si mesma. é um pré-requisito para um mundo saudável, justo e próspero. É uma ferramenta crucial em nosso trabalho para traduzir em realidade as Metas do Milênio - acordadas pelos governos de todo o mundo como um guia para a construção de um mundo melhor no século 21."

2 É evidente que os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes na vida da criança, independente do tempo, costumes e do grupo social a que fazem parte.

3 O ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA DEVE SER EXPLORADO PELOS PROFESSORES PARA QUE AS CRIANÇAS INTERAJAM COM FORMAS DIVERSIFICADAS DE VIVÊNCIAS.

4 PÁTIO, BIBLIOTECA, BANHEIROS, JARDIM, CANTINA, RECEPÇÃO, SECRETARIA, INFORMÁTICA, ETC

5 A SALA DE AULA CONSTITUI UM AMBIENTE ESPECIAL DE APRENDIZAGEM, NELA O APRENDER COM O OUTRO DESENVOLVE A NOÇÃO DE COLABORAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, RESPEITO E CRIAÇÃO DE REGRAS JUSTAS PARA TODOS.

6 Especificamente, os jogos educativos provocam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a expressão oral e escrita.

7 CONDUZINDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DO LÚDICO
crianças que convivem em seu cotidiano com o uso da escrita, vão construindo o sentido da escrita.

8 Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky
Um ambiente alfabetizador Precisa ser cuidadosamente preparado para que exista uma cultura letrada.

9 As crianças precisam fazer parte de sociedades letradas e estarem expostas a grande variedade de materiais escritos, nas ruas, na televisão, nos supermercados, em casa e principalmente na escola.

10 É preciso que, além de trazer para a sala de aula a maior variedade possível de materiais escritos, a ação docente se dê no sentido de criar múltiplas situações de interação com esse material e uso da linguagem escrita, por meio de atividades que cativem a criança.

11 Criar um ambiente alfabetizador significa organizar a sala de aula de maneira que cada parte ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimentos:

12 Canto da leitura;. Materiais diversos. Alfabeto ilustrado;
*Canto da leitura; *Materiais diversos *Alfabeto ilustrado; *Seqüência numérica; *Calendário; *Lista de palavras.

13 As crianças possuem preferências por atividades diferentes
As crianças possuem preferências por atividades diferentes. Cada criança também tem um ritmo próprio.

14 Elas reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilado aos hábitos de trabalho que contribuem para a independência de cada uma delas.

15 A sala de aula deve incentivar o interesse pela leitura, escrita e manuseio do material didático. Os materiais expostos devem apresentar ordem e clareza, não devendo provocar poluição visual.

16 O professor precisa motivar a criança de forma diferente, usando tudo que tem no meio, mas é importante que o aluno participe da organização do ambiente de alfabetização.

17

18

19

20 Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem. (Drummond)

21


Carregar ppt "AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google