A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMU NIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMU NIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 COMU NIDADE

2 COMUNIDADE… O QUE É? Foto: Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens
Bom Jardim Carandaí COMUNIDADE… O QUE É?

3 COMUNIDADE = Vida em comum… a SERVIÇO
A PALAVRA ESTÁ LIGADA A “MUNUS”, SIGNIFICA SERVIÇO, COMPROMISSO. Lembra : UNIDADE e CORRESPONSABILIDADE. PODEMOS DIZER QUE: COMUNIDADE = Vida em comum… a SERVIÇO

4 EU SOU FELIZ... Eu sou feliz é na comunidade, na comunidade eu sou feliz. (bis) 1. A nossa comunidade se reúne todo dia. E a nossa comunidade se transforma em alegria. 2. A Igreja de Jesus/ é uma Comunidade/ onde todos nós vivemos na maior fraternidade. 3. Onde há comunidade, lá não há miséria não/ pois aquele que tem mais/ vai partir com seu irmão. 4. E assim todos unidos: pobre, rico, homem, mulher/ como uma só família; isto é o que Deus quer.

5 CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA-COMUNIDADE

6 Foto: Festa de Nossa Senhora da Gloria – Ressaca/Carandaí
NA CONFERÊNCIA DE APARECIDA, O PAPA BENTO XVI DIZIA QUE A IGREJA DEVE SER UMA FAMÍLIA, DE FORMA QUE NINGUÉM SE SINTA SOZINHO E ABANDONADO. Foto: Festa de Nossa Senhora da Gloria – Ressaca/Carandaí

7 A IGREJA-COMUNIDADE É LUGAR ONDE TODOS:
TÊM NOME E SUA HISTÓRIA; SÃO TRATADOS COMO GENTE; SE CONHECEM E SÃO CONHECIDOS PELOS OUTROS; TÊM ESPAÇO PARA CELEBRAR, TRABALHAR, ALEGRAR-SE, PARTILHAR SUAS DORES E ALEGRIAS; TÊM APOIO E APOIAM OS IRMÃOS; SENTEM-SE EM CASA; TÊM LUGAR, VEZ E VOZ.

8 QUAL É O SONHO, O OBJETIVO DO PROJETO ARQUIDIOCESANO DE EVANGELIZAÇÃO (PAE)?

9 FORMAR UMA IGREJA: VIVA ATRAENTE DINÂMICA ATUANTE SAMARITANA
PARTICIPATIVA BEM ARTICULADA QUE VALORIZA OS PEQUENOS CORAJOSA PROFÉTICA COM CELEBRAÇÕES ENCARNADAS E FESTIVAS CORRESPONSÁVEL E ENTUSIÁSTICA

10 COMO CHEGAR LÁ? PARA QUE A IGREJA PARTICULAR DE MARIANA SE TORNE CADA VEZ MAIS UMA COMUNIDADE VIVA E MINISTERIAL, O PAE PROPÕE TRÊS PONTOS:

11 1 – CENTRALIDADE DA PALVRA
“Quem ouve a minha Palavra e a põe em prática é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mt 7,24)

12 ESTE É O APELO DO PAE: Não apenas uma pastoral bíblica, mas animar biblicamente toda ação pastoral e todas as pastorais; As paróquias e comunidades valorizem a celebração da Palavra. Onde não houver padre para missa dominical, toda comunidade promova a celebração do culto; Propaguem-se os grupos de reflexão, ofício divino, leitura orante, catequese/formação bíblica, religiosidade popular amadurecida.

13 Comunidade centrada na Palavra é casa construída sobre a rocha.

14 1) Toda palavra de vida é Palavra de Deus/ Toda ação de liberdade :é a Divindade agindo entre nós: (bis). :Boa nova em nossa vida/ Jesus semeou/ o Evangelho em nosso peito/ é chama de amor: 2) Todo grito por justiça que sobe do chão/ é clamor, é profecia/ :que Deus pronuncia para a conversão: (bis). :Aleluia, aleluia/ bendita a Palavra que faz libertar:

15 2 – CENTRALIDADE DA EUCARISTIA E DA ORAÇÃO

16 A Liturgia ocupa lugar central na vida da Igreja. É cume e fonte
A Liturgia ocupa lugar central na vida da Igreja. É cume e fonte. Faz memória do passado, celebra o presente, anima a esperança, envia para a missão. A oração, pessoal e comunitária, nos sustenta. Toda comunidade deve se reunir cada DOMINGO, para celebrar o PAI que cria, o FILHO que redime e revela o Pai, o ESPÍRITO que santifica e garante a missão. É o Dia do Senhor, dia da comunidade, dia da família. Não substituir a celebração do culto por adoração ou grupos de oração. É diferente.

17 Eucaristia PALAVRA

18 1) Na mesa sagrada se faz unidade, no pão que alimenta, que é pão do Senhor/ formamos família na fraternidade; não há diferença de raça e de cor.   Importa viver, Senhor/ unidos no amor; na participação/ vivendo em comunhão! (bis) 2) Chegar junto à mesa/ é comprometer-se/ é a Deus converter-se com sinceridade. O grito dos fracos/ devemos ouvir, e em nome de Cristo/ amar e servir. 3) Enquanto na terra/ o pão for partido/ o homem nutrido se transformará/ vivendo a esperança/ num mundo melhor: com Cristo lutando, o amor vencerá. 4) Se participarmos/ da Eucaristia/ é grande a alegria que Deus oferece. Porém não podemos/ deixar esquecida/ a dor, nesta vida, que o pobre padece.

19 3 – CENTRALIDADE DO AMOR E DO SERVIÇO

20 Jesus é modelo de servidor, de pessoa solidária; sempre preocupado com o bem-estar do outro, sobretudo os mais pobres e sofridos. Acolhe e ajuda os doentes, pecadores, excluídos, mulheres marginalizadas; também os ricos que se abrem à conversão. Sua presença sempre liberta e faz a pessoa melhor. Ao voltar ao Pai, deixa aos seus discípulos(as) a missão de dar continuidade à sua obra. A IGREJA se torna então o Corpo por meio do qual Jesus pode continuar a promover a vida.

21 Não pode ser uma instituição fria e burocrática, mas uma extensão do coração de Jesus. “Nisto conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,34). O PAE lembra que, em nossa Arquidiocese, merecem atenção especial: desempregados, migrantes, vítimas da violência e da droga, mulheres idosos, moradores de rua, pessoas com deficiência, encarcerados, pessoas do campo, pessoas que vivem na miséria. Engajamento nas Pastorais sociais, Movimentos de luta pela vida, política, sindicatos, Conselhos etc...

22 SERVIÇO SERVIÇO Eucaristia PALAVRA

23 CANTO - Pelo batismo recebi uma missão/ vou trabalhar pelo Reino do Senhor. Vou anunciar o Evangelho para os povos/ vou ser profeta, sacerdote, rei e pastor. Vou anunciar a Boa Nova de Jesus/ como profeta recebi esta missão/ lá onde eu for serei fermento, sal e luz/ levando a todos a mensagem de cristão. - O evangelho não pode ficar parado/ vou anunciá-lo, esta é minha obrigação. A messe é grande e precisa de operários/ vou cooperar na evangelização. Sou mensageiro enviado do Senhor/ onde houver trevas irei levar a luz. Também direi a todos que Deus é Pai/ anunciando a mensagem de Jesus.


Carregar ppt "COMU NIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google