Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRuy Brezinski Peixoto Alterado mais de 6 anos atrás
1
O milagre econômico em tempos de ditadura.
2
GENERAL MÉDICI O sucessor de Costa e Silva foi indicado através de
O sucessor de Costa e Silva foi indicado através de um processo de colégio eleitoral, indiretamente. Passou a ser um governo ÚNICO do REGIME MILITAR.
3
O governo passou a enfrentar os movimentos de repressão contra o regime.
Vinham ganhando força desde a década de 60.
4
Ernesto “Che” Guevara acreditava ser possível produzir uma onda socialista capaz de combater o capitalismo.
5
O governo Médici divide o poder em três grandes esferas.
Promover uma linha de pensamento a sociedade que não ligasse a política. O Brasil do AMEO- OU DEIXE-O
6
O elevado crescimento econômico favorecia um clima de euforia nacional, o que estimulava um nacionalismo ufanista, presente em vários slogans utilizados pelo governo, como “Brasil, ame-o ou deixe-o” e “Ninguém segura este país”.
7
TAÇA JULIS RIMET
8
COPA DE 70
9
Estratégias criadas pelo governo para combater as guerrilhas.
OBAN - A Operação Bandeirante combatia principalmente as guerrilhas rurais.
10
SETORES URBANOS - A UCN era seu principal setor de informação.
TREINAMENTO MILITAR- A polícia passa a ter uma prática mais militar, sendo colocada em rua para oprimir. OPERAÇÃO CONDOR - Captura aqueles vistos como influências externas que interferissem no país.
11
MILAGRE ECONÔMICO O expressivo crescimento da economia brasileira esteve relacionado à conjuntura internacional de expressão da economia capitalista com a entrada de capital estrangeiro, além da aplicação de uma política de juros baixos, o que estimulava a obtenção de crédito, no início dos anos de 1970, inclusive para América Latina.
12
A administração do "milagre"
A mudança cambial da moeda brasileira em relação ao dólar trouxe um crescimento econômico ao Regime Militar. Promovida pela crise do Petróleo nos anos 70. Com a queda do dólar, a sociedade brasileira voltou a ter o direito de compra (produtos bem duráveis), principalmente a TV que dava espaço ao Regime.
13
Gestão do projeto nacional: Brasil Grande potência / país do futuro.
HIDRELÉTRICA DE MOXOTÓ (Município baiano de Paulo Afonso)
14
A PONTE RIO-NITERÓI ( ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
15
TRANSAMAZÔNICA Um dos objetivos da construção da rodovia Transamazônica era interligar a região Norte ao restante do país.
16
Discurso do General Médici.
Em sua mensagem de 7 de outubro de 1969, diria: "O Brasil é grande demais para tão poucas ambições". Estas se insinuavam no reconhecimento da meta de "triunfo final na arrancada para o desenvolvimento econômico e social". Em seu discurso de posse, reiteraria: "Homem de meu tempo, tenho pressa". Um ritmo de crescimento oscilando entre 6 e 7% "já não nos bastam", "urge acelerar o processo". E ainda: Creio no apressamento do futuro. E creio em que, passados os dias difíceis dos anos 60, amanhecerá, na década de 70, a nossa hora.
17
Aí estará, precisamente, a maior novidade da nova política governamental. Desde os anos 50, nosso esforço desenvolvimentista vem sendo predominantemente industrial, de forma desequilibrada em relação ao setor agrícola [...] Dessa forma, nossa política de desenvolvimento [...] visará ao incremento substancial da produção agrícola e ao aumento das exportações, o que certamente haverá de motivar rápida ampliação do mercado interno e induzirá a própria expansão do setor industrial.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.