Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJonatas Amores Alterado mais de 10 anos atrás
1
INFORMATIVO TÉCNICO Saiba como obter bom funcionamento e
durabilidade do sistema de embreagem. Acompanhe dicas do nosso departamento de engenharia neste informativo.
2
Dicas sobre um bom funcionamento e durabilidade
Quando se faz uma manutenção no sistema de embreagem, normalmente o mecânico se assegura que o platô, o disco e o rolamento sejam substituídos como se apenas estas peças fossem importantes Entretanto devemos observar que a embreagem depende de um sistema de atuação que deve estar sempre com um acionamento funcionando suave e perfeitamente. Esse sistema é formado pelo cilindro mestre, pela tubulação, garfo, eixo, servo ou cilindro auxiliar ou atuador (quando só hidráulico) e pelo líquido de freios.
3
Como testar o cilindro mestre: a)
O objetivo deste informativo é mostrar a importância do cilindro mestre nesse circuito hidráulico. Como testar o cilindro mestre: a) Retirar a tampa do reservatório de líquido para freios e a tela do filtro para perfeita observação; b) Pisar no pedal de embreagem normalmente e observar o fluido;
4
c) Nesta condição o fluido deve ficar parado pois, no caso de produzir uma onda dentro do reservatório, provavelmente o cilindro estará danificado (gaxeta desgastada ou cilindro ovalizado) e o veículo pode estar com dificuldade de engatar a marcha, uma vez que uma parcela do fluido estará retornando e não terá volume suficiente para acionar o cilindro servo de embreagem ou atuador (quando acionamento hidráulico);
5
Como descobrir possíveis falhas: a)
Verificando o retorno do sistema ao repouso: este detalhe é extremamente importante, pois o retorno lento do pedal ao ponto de repouso eleva o tempo de patinação e, consequentemente, diminui a vida útil do disco de embreagem e, portanto, de todo o sistema. Como descobrir possíveis falhas: a) Pressione o pedal seguidamente por 5 ou 6 vezes, e o mesmo deve retornar ao batente sem endurecer;
6
b) Se a cada vez que o pedal for acionado, a folga for aumentando, a causa estará no cilindro mestre. isto ocorre porque a mola do êmbolo estará quebrada ou a gaxeta dilatada ou, ainda, com impurezas no fluido de freio, obstruindo o furo de retorno do cilindro. O êmbolo do cilindro mestre sempre deverá retornar até a trava de retenção do êmbolo e com isso não haverá aumento de folga entre uma pisada e outra.
7
Correção das falhas Substituir o cilindro por outro novo ou o respectivo reparo. No caso de substituição do reparo, esta deverá ser realizada em lugar limpo, adequado e sem riscos de contaminação, observando sempre se existe desgaste na área interna do cilindro. Sangria do sistema Quando da sangria do sistema (retirada de bolhas de ar), o fluido não pode ser misturado com o anterior, pois assim ele estará sendo contaminado. Deve-se observar a presença de resíduo de contaminação dentro do reservatório de óleo e a ausência de ar no sistema.
8
Recomendado que a sangria seja feita com equipamento adequado para se obter um resultado mais eficiente do que por gravidade. Líquido para freios Devemos observar que para o sistema funcionar corretamente o fluido de freio é de extrema importância. Ao sistema de acionamento de embreagem deve ser utilizado o fluido DOT-4 seguindo a recomendação do fabricante. Este líquido deve estar isento de qualquer contaminação externa.
9
É recomendado que o fluido seja trocado a cada 12 meses, pois este produto é higroscópico (absorve a umidade do ar), o que provoca, ao longo do tempo, perda das características principais, sobretudo a redução do ponto de ebulição. Além disto o líquido absorve impurezas que podem obstruir o furo de retorno do cilindro e comprometer as vedações utilizadas, acentuando a dificuldade de acoplamento da embreagem.
10
Manutenção preventiva
É recomendado pelos fabricantes de embreagens que, na substituição do conjunto de embreagem, sejam também trocados os cilindros. Desta forma prolonga-se a vida do sistema e pode-se prever com maior precisão o momento de troca, pois a vida útil desses componentes é compatível.
11
Garantia de Qualidade A FLUIDLOC é um dos fabricantes mais tradicionais do país, produzindo há 34 anos Cilindros Mestres, de Roda e de Embreagem, além de Componentes para o Circuito Hidráulico de freios, possuindo certificação que atende a norma ISO 9001 / 2008. Sistema da Qualidade
12
Finalizar apresentação
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.