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PublicouRicardo Carvalhal Bicalho Alterado mais de 6 anos atrás
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A comunicação na era digital – O Poder Midiático
Há cerca de uma década: distinção entre as esferas da mídia: comunicação, cultura de massas, publicidade. Setores distintos: informação (notícias), propaganda institucional (aparato ideológico do sistema), entretenimento, consumo
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A comunicação na era digital –
O Poder Midiático Revolução digital: Dissolução das fronteiras entre os mundos: comunicação, cultura de massas, publicidade
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A comunicação na era digital – O Poder Midiático
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A comunicação na era digital – O Poder Midiático
As Megafusões: Surgimento de empresas que administram o conteúdo das 3 esferas EX.: Time Warner + America On Line Difusão: milhares de pessoas têm relação com revista Time, cinema Warner, TV Warner, canal a cabo, CNN, AOL
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A comunicação na era digital – O Poder Midiático
Grandes empresas: principais atores da globalização 1º poder: econômico e financeiro 2º poder: midiático APARATO MIDIÁTICO: aparato ideológico da globalização = o que a imprensa diz, a tv repete, a rádio repete, nos noticiários, nas ficções, no modelo de vida que se deve apresentar.
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A comunicação na era digital – O Poder Midiático
A Informação hoje – características 1ª) Perspectiva comercial; 2ª) Velocidade (imediatismo); 3ª) Gratuidade (grandes firmas midiáticas vendem consumidores a seus anunciantes).
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A comunicação na era digital – O Poder Midiático
O Discurso INFANTILIZANTE Os grupos de mídia se dirigem a massas planetárias: Discurso com a mesma retórica (sedução): na informação, na publicidade, na cultura de massas
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A comunicação na era digital – O Poder Midiático
Discurso INFANTILIZANTE 1. Discurso rápido (para evitar o tédio); não há efeitos longos. 2. Simplicidade da construção (vocabulário e sintaxe);
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A comunicação na era digital – O Poder Midiático
Discurso INFANTILIZANTE 3. Elementos de espetacularização / dramatização: expressar-se através da emoção Por exemplo: O riso no discurso publicitário; A euforia ou a tragédia no discurso do noticiário.
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A comunicação na era digital – O Poder Midiático
Proposta para uma ECOLOGIA da INFORMAÇÃO: Descontaminar a informação de certa ideologia (agressão publicitária); Idéias podem ser defendidas; anunciadas, porém, como idéias e não como coisa natural.
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Referências Bibliográficas
RAMONET, Ignácio. O Poder Midiático. In MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2003. MATTELART, Armand e Michèle. História das Teorias da Comunicação. (trad. Rouanet, Luiz Paulo) SP: Loyola, 1999.
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