A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vanessa Ribas Fialho UFSM/UCPel Orientação : prof. Vilson j. Leffa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vanessa Ribas Fialho UFSM/UCPel Orientação : prof. Vilson j. Leffa"— Transcrição da apresentação:

1 Vanessa Ribas Fialho UFSM/UCPel Orientação : prof. Vilson j. Leffa
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas CONDIÇÕES INICIAIS EM UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA A DISTÂNCIA Vanessa Ribas Fialho UFSM/UCPel Orientação : prof. Vilson j. Leffa

2 Sistemas complexos salas de aula - presenciais ou virtuais - mais do que um grupo com alunos, professores, tutores e ferramentas. Condições iniciais: O caminho que um sistema complexo percorrerá é imprevisível, pois depende da forma como os elementos se articulam, mas emergem a partir de condições iniciais.

3 Objetivo identificar o que possivelmente tenha funcionado como condição inicial para que a aprendizagem eclodisse em uma disciplina de língua espanhola do curso de espanhol e literaturas oferecido em parceria pela UAB e a UFSM.

4 Aprendizagem X EaD online
novas estratégias e novas ferramentas que possibilitem ao professor tirar maior proveito desse meio a fim de oferecer maiores e melhores condições iniciais para que a aprendizagem dos alunos possa eclodir (Leffa, 2009).

5 Condições Iniciais – Efeito Borboleta
Uma pequena mudança nas condições iniciais de um sistema complexo pode ocasionar grandes implicações no seu comportamento futuro.

6 Quais condições? Abertura de fóruns semanais com mensagens das professoras (PAIVA, 2006ª; VETROMILLE-CASTRO 2007a) Mensagens dos alunos – interação (PAIVA, 2006a, VETROMILLE-CASTRO 2007a) feedback - diálogo – interação

7 Abertura de fórum Semana 10 Foro sobre rutina diaria
En este foro vas a hacer una grabación en audio o en video para contarnos tu rutina diaria de una semana. En ella deberás ser puntual en todos los días de la semana, describiendo lo que haces en todas las partes del día. Luego de hacer la tuya, encuentra una rutina parecida y una muy diferente a la tuya. Coméntaselo con los compañeros en qué son diferentes o iguales las rutinas. ¡Buen trabajo! Este foro estará abierto para evaluación desde el día 07 de junio hasta el día 17 de junio.

8 Interação Re: Foro - conociendo los secretos de la lengua española
por VRF - segunda, 5 abril 2010, 10:19 Bienvenidos a la disciplina. A partir de hoy empezaremos a desvendar los secretos de la lengua española. Miren el material en los links de la semana, busquen otros materiales y hagan los comentarios sobre los secretos que descubrieron. ¡A trabajar! por AMM - segunda, 5 abril 2010, 12:30 apelido en español es sobrenome en portugues. vaso en español es copo en portugués. enbarazada en español es gravida en portugués. pipa en español es cachimbo en portugués. avergonzada en español es envergonhada en portugués. floreco,maceta en español es copo en portugués. barrilete en español es pipa en portugués. cachorro en español es filhote en portugués. perro en español es cachorro en portugués.

9 Quais condições? mudança de perfil dos alunos para a língua espanhola
A evidenciação dos objetivos, programa e bibliografia da disciplina, bem como as regras de funcionamento (LEFFA, 2009a)

10 Perfil Perfil BMM Soy profesora de Historia y trabajo para el gobierno de São Paulo, ahora estoy en otro sector de la escuela, pues he perdido la voz, pero ahora ya me encuentro bien. Decidi hacer el curso de Letras Español por que ese idioma me encanta, ya conozco un poco, fue para la España el año pasado, hice el Camino de Santiago desde Sarriá, fueron 128 kms a pie, casi me muero de tanto caminar en 5 dias jajajajajaja. Deseo obtner más conocimientos sobre ese pais maravilloso y nada mejor que estudiarlo en una buena universidad como se presenta esta, la UFSM. Besitos a todos desde Bauru, todavia pertenezco al polo de Jales (SP) ciudad que dista 315 kms de Bauru

11 Condições externas Sistemas abertos são invadidos por condições externas (LEFFA, 2009a) Problemas familiares, compromissos de trabalho, distância de onde moram com relação ao polo. A abertura do sistema interfere no seu rumo, permitindo que ele seja reorganizado (PAIVA, 2006a). Surgimento de novas condições iniciais.

12 Mensagem pessoais Mensagem quarta, 28 abril 2010
BMM [18:33]: Boa noite! Professora eu e outras alunas do pólo de Jales, porém não moradoras daquela cidade, gostaríamos de realizar as provas previstas para o dia 15 e 22 de maio, em apenas um dia, ou seja, 15 ou 22, pois residimos distantes de Jales e com um fator complicador, pois que para chegar até Jales por transporte público, se torna uma aventura, no meu caso específico, terei que ir até ARaçatuba à noite e de lá para Jales, no dia seguinte e isso sem contar os gastos com tudo isso. Me desculpe o desabafo. Um abraço B- BAuru.

13 O sistema morre quando... não há mais condições iniciais para a interação entre os participantes (LEFFA, 2009ª) perda de energia pela falta de interação (VETROMILLE-CASTRO, 2007a)

14 Considerações finais Analisar um sistema complexo, como uma sala de aula a distância, observando as condições iniciais que o fizeram emergir são importantes para que saibamos de que forma podemos estimular o nascimento de um novo sistema, embora isso, muitas vezes, seja imprevisível (LARSEN-FREEMAN, 1997).

15 Vanessa Ribas Fialho UFSM/UCPel Orientação : prof. Vilson j. Leffa
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas CONDIÇÕES INICIAIS EM UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA A DISTÂNCIA Vanessa Ribas Fialho UFSM/UCPel Orientação : prof. Vilson j. Leffa


Carregar ppt "Vanessa Ribas Fialho UFSM/UCPel Orientação : prof. Vilson j. Leffa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google