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PublicouAlessandra Bergler Candal Alterado mais de 6 anos atrás
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Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009
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SESAB Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde
Diretoria de Informação em Saúde Coord. de Suporte Estratégico Coord. de Gestão da Informação Coord. de Análise de Situação de Saúde
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Disponibilização de informações em saúde
Atendimento a solicitações diversas Elaboração de perfis epidemiológicos e análise de situação de saúde, com finalidades diversas; Divulgação de Informações em Saúde, através de Anuários Estatísticos, Boletins temáticos e Boletins trimestrais; Site da DIS: Tabnet estadual; Cadernos de Informação em Saude (Informações 2006 a 2009); Situação dos municípios quanto à alimentação dos sistemas; Legislação, normas e rotinas dos SIS; etc
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Alguns problemas Informações incompletas; Baixa qualidade;
Extensão do estado, número de municípios (417) e cerca de 50% deles com menos de 20 mil habitantes; Rotatividade de pessoal capacitado; Cultura de não valorização do registro de dados, especialmente por profissionais médicos.
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INICIATIVAS Reconhecimento da capacidade institucional de produzir dados, gerir informação e construir conhecimento Reconhecimento da importância estratégica da “informação” como subsídio para a tomada de decisão – Planejamento Estratégico como dispositivo para fortalecer a ação governamental; Monitoramento das informações político-gerenciais pelo Colegiado de Gestão e pelo Gabinete do Secretário da Saúde
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INICIATIVAS Ampliação dos espaços institucionais de interlocução com a sociedade, conferindo transparência e ética à gestão do SUS Ampliação das parcerias com instituições e outros órgãos de governo para produzir qualificação dos processos informacionais (produção de dados, gestão da informação e aprendizagem organizacional) Parcerias com organismos internacionais (OPAS/Brasil) para a construção de projetos estratégicos de qualificação da gestão da informação e do conhecimento em saúde
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Ripsa-Bahia Objetivo Promover intercâmbio entre instituições produtoras de informações de interesse para a saúde; Qualificar as informações para a gestão; Divulgar informações confiáveis para todos os níveis do sistema; Aprimorar os sistemas de informação em saúde.
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Ripsa - Bahia Reunião preparatória para a instalação da Ripsa - Bahia – 1/09/2008 1ª OTI - 7/10/2008 2ª OTI – 18/11/2008 Instalação dos CGIs - 21/04/2009 3ª OTI - 21/05/2009
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IDB - Bahia Considerações gerais: Desagregação de dados por município;
números absolutos para municípios com dados com baixo grau de confiabilidade, sinalização de acordo com o nível de confiabilidade dos dados.; Desagregação para Regionais de Saúde, Macro e Microrregiões de Saúde
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IDB - Bahia Principais dificuldades:
Dificuldades para conciliar rotina dos técnicos, com as atividades do CGI; Bases de dados incompletas; Dificuldades no estabelecimento de parâmetros para a construção de indicadores por município, em decorrência da heterogeneidade dos mesmos.
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IDB - Bahia CGIs Demografia e Sócio Econômico - fusão
Principais dificuldades: Alguns indicadores disponíveis, apenas, para anos censitários; Alguns dados não podem ser desagregados para o nível municipal.
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Ripsa - Bahia CGI Mortalidade Principais dificuldades:
Dados incompletos – cobertura inadequada dos SIM e SINASC Dificuldades para definição de parâmetros para cálculo de indicadores por município; Alguns representantes de instituições, inexperientes
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Ripsa - Bahia CGI Morbidade e fatores de risco
Principais dificuldades: Definição de bases de dados a serem utilizadas: Hipertensão, Diabetes, Tabagismo, Saúde Bucal; Problemas relativos à baixas coberturas de sistemas: SIAB Dificuldades no acesso à bases de dados: Registro de Câncer.
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Ripsa - Bahia CGI de Cobertura Principais dificuldades:
Alguns indicadores não podem ser calculados por município – Ex.: Consultas médicas (SIA); Elevado percentual de glosas, para o ano de 2008. CGI Recursos Formação na última OTI
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Obrigada! Contatos DIS: (71) 3116-4600
Márcia Mazzei: (71)
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