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Processos Fisiopatológicos
Prof. Cintia Schneider
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Processos Fisiopatológicos
Objetivo: Promover o entendimento dos desvios o funcionamento fisiológico do organismo para poder atender o paciente de maneira mais abrangente e segura. Essa disciplina ensina: Conceitos e identificação de inflamação, infecção, pressão arterial, mecanismos de desvio de função nos sistemas cardiovascular, nervoso, músculo-esquelético, linfático, respiratório, etc
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1° Encontro: Mecanismos de Lesão Celula Conceitos Isquemia, Hipóxia, Adaptação Celular Mecanismos de Lesão 2° Encontro: Inflamação e Alterações Celulares Processo Inflamatório Processo Infeccioso Hiperplasia, Displasia, Metaplasia, Neoplasia.
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3° Encontro: Lesões Musculares Respostas inflamatórias a Lesão Muscular Contratura, Estiramento, Contusões. Alterações Patológicas nos Músculos Trabalho de Fisiopatologia: Revisão de Patologia a Escolha 4° Encontro: Fibromialgia Lesões Articulares; Lesões Ósseas Fisiopatologia da Coluna Vertebral Entorses Fraturas Doenças Reumáticas
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5° Encontro: Fisiopatologia do Linfedema Fisiopatologia Respiratória DPOC (Enfizema e Bronquite) 6° Encontro: Entrega e apresentação do Trabalho 7° Encontro: Prova
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Método de Ensino: São utilizados o método de exposição pelo professor, atreves de exposição verbal e ilustração e demonstração de slides e figuras, além do método de elaboração conjunta, onde o professor traz para os alunos suas vivências clínicas, afim de tornar o conteúdo mais interessante e de fácil entendimento. Ao término da aula, o professor pode fazer uso do método de trabalho independente, direcionando questionários de fixação, para serem respondidos em casa, e corridos na próxima aula.
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Método de Ensino: No 3º encontro mais um método é utilizado, o método de trabalho em grupo, onde são direcionados aos alunos, temas sobre patologias a serem apresentados em forma de aula, pelos alunos no penúltimo encontro. No penúltimo encontro, os alunos apresentam seus trabalhos, seguindo o método de trabalho em grupo, em forma de seminários. Durante as apresentações, o professor deve sempre fazer uso da exposição verbal, para acrescentar sues conhecimentos, enriquecendo as apresentações.
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Método de Ensino: No último encontro, utiliza-se o método de trabalho independente, através de uma avaliação individual sobre os conteúdos ministrados até então.
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