A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escutando “Amou-me” de T.L. de Victoria, sintamos o amor do Messias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escutando “Amou-me” de T.L. de Victoria, sintamos o amor do Messias"— Transcrição da apresentação:

1 Escutando “Amou-me” de T.L. de Victoria, sintamos o amor do Messias
3 QUARESMA c A DOMINGO Escutando “Amou-me” de T.L. de Victoria, sintamos o amor do Messias Regina

2 Poço de Jacob do séc. XX aC
Ciclo A : COMPROMISSOS salvadores COM JESUS DESCUBRAMOS A ÁGUA DO NOSSO POÇO

3 Cume de Garizín visto de Siquem (Sicar)
Com a samaritana, vamos ao poço

4 Jo 4, Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chama-da Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava a fonte de Jacob. Jesus, cansado da cami-nhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia.

5 Sentaste-Te junto ao poço desejando encontrar-Te com ela
Detalhe do poço Sentaste-Te junto ao poço desejando encontrar-Te com ela Esperas-nos também hoje...

6 Veio uma mulher da Samaria para tirar água
Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-Me de beber». Os discípulos ti-nham ido à cidade comprar ali-mentos. Respondeu-Lhe a samari-tana: «Como é que Tu, sendo ju-deu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?» De facto, os judeus não se dão com os samaritanos.

7 Tu pedes água. Ela pede explicações Fugimos do cara a cara conTigo?

8 Disse-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva». Respondeu-Lhe a mulher: «Senhor, Tu nem sequer tens um balde, e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?»

9 Tu lhe ofereces Água viva, ela pede água para a sua bilha
Porque temos o coração duro, e não entendemos o que nos queres dar? (Salmo)

10 Disse-lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede
Disse-lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna». «Senhor, ‒suplicou a mulher‒ dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la».

11 Tu queres que nasça uma FONTE profunda dentro de nós
Deixamo-nos levar por correntes superficiais? Não clicar

12 Disse-lhe Jesus: «Vai chamar o teu marido e volta aqui»
Disse-lhe Jesus: «Vai chamar o teu marido e volta aqui». Res-pondeu-Lhe a mulher: «Não te-nho marido». Jesus replicou: «Disseste bem que não tens marido, pois tiveste cinco e aquele que tens agora não é teu marido. Neste ponto falaste verdade».

13 Temos demasiados ídolos, que não nos enchem
Tu trazes a PAZ com Deus (2ª leitura) Restos do Templo de Baal (séc. XX aC) Siquem

14 Disse-Lhe a mulher: «Se-nhor, vejo que és profeta
Disse-Lhe a mulher: «Se-nhor, vejo que és profeta. Os nossos antepassados adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusa-lém que se deve adorar».

15 Ela faz-Te a pergunta existencial:
Onde está Deus? Teus olhos adivinham a nossa sede verdadeira

16 Disse-lhe Jesus: «Mulher, podes acreditar em Mim: Vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora ‒e já chegou‒ em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-l’O em espírito e verdade».

17 A Fé é adoração em Espírito e Verdade
Não crer é atravessar o deserto murmurando (1ª leitura) João, o teólogo

18 Disse-Lhe a mulher: «Eu sei que há-de vir o Messias, isto é, aquele que chamam o Cristo. Quando vier, há-de anunciar-nos todas as coi-sas». Respondeu-lhe Je-sus: «Sou Eu, que estou a falar contigo».

19 Escuta, sou Eu que falo contigo...
Não clicar “SOU EU” “SOU EU” Escuta, sou Eu que falo contigo... “Sou Eu”

20 Nisto, chegaram os discípulos e ficaram admirados por Ele estar a falar com aquela mulher, mas nenhum deles Lhe perguntou: «Que pretendes?» ou então: «Porque falas com ela?» A mulher deixou a bilha, correu à cidade e falou a todos: «Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será Ele o Messias?» Eles sairam da cidade e vieram ter com Jesus.

21 Jesus não cabe no coração que já está cheio
Ela deixou a bilha Jesus não cabe no coração que já está cheio

22 Entretanto, os discípulos insistiam com Ele, dizendo: «Mestre, come»
Entretanto, os discípulos insistiam com Ele, dizendo: «Mestre, come». Mas Ele respondeu-lhes: «Eu tenho um alimento para comer que vós não conheceis». Os discípulos per-guntavam uns aos outros: «Porven-tura alguém Lhe trouxe de comer?» Disse-lhes Jesus: «O meu alimento é fazer a vontade d’Aquele que Me enviou e realizar a sua obra.

23 A nossa conversão te dá Vida
Eles falam de comida

24 Não dizeis vós que dentro de quatro meses chegará o tempo da colheita
Não dizeis vós que dentro de quatro meses chegará o tempo da colheita? Pois bem, Eu digo-vos: Erguei os olhos e vede os campos, que já estão loiros para a ceifa. Já o ceifeiro recebe o salário e recolhe o fruto para a vida eterna e, deste modo, se alegra o semeador juntamente com o ceifeiro. Nisto, se verifica o ditado: ‘Um é o que semeia e outro o que ceifa’. Eu mandei-vos ceifar o que não traba-lhastes. Outros trabalharam e vós apro-veitais-vos do seu trabalho».

25 Tu viestes para semear as sementes do Reino
Deixamos perder as colheitas?

26 Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher, que testemunhava: «Ele disse-me tudo o que eu fiz». Por isso os samaritanos, quando vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher: «Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo».

27 És na verdade o Salvador do mundo?
Japão És na verdade o Salvador do mundo? Salvador partilhando o sofrimento... Não clicar

28 Senhor, faz que o encontro de hoje, na VERDADE, encha as nossas vidas.

29 Monjas de S. Bento de Montserrat stbenet@benedictinescat. com www
Monjas de S. Bento de Montserrat


Carregar ppt "Escutando “Amou-me” de T.L. de Victoria, sintamos o amor do Messias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google