A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 4 Prof

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 4 Prof"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 4 Prof
Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 4 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Descrevendo Sistemas de um Computador
Componentes de Hardware, Software e Sistemas Operacionais

3 Sistemas de Computador
Um sistema de computador consiste em componentes de hardware e software. Hardware: é o equipamento físico, como gabinetes, unidades de armazenamento, teclados, monitores, cabos, caixas de som e impressoras. Software: Inclui o sistema operacional e os programas. O Sistema Operacional: Instrui o computador sobre como operar. Essas operações podem incluir a identificação, o acesso e o processamento de informações Programas ou aplicativos: executam funções diferentes. Os programas variam muito, dependendo do tipo de informação que será acessada ou gerada.

4 Gabinetes O gabinete do computador fornece proteção e suporte para os componentes internos do computador: Todos os computadores precisam de uma fonte de alimentação para converter tensão AC (Alternating Current – Corrente Alternada) da tomada da parede em alimentação DC (Direct Current, CC – Corrente Contínua). O tamanho e a forma do gabinete do computador geralmente são determinados pela placa-mãe e por outros componentes internos. Existe gabinetes grandes e maiores para acomodar componentes adicionais que podem ser necessários no futuro.

5 Gabinetes Outros usuários podem selecionar um gabinete menor, que exija um espaço mínimo. Em geral, o gabinete do computador deve ser durável, fácil para se fazer a manutenção e ter espaço suficiente para expansão.

6 Descrevendo os Gabinetes
Geralmente, os gabinetes são feitos de plástico, aço e alumínio e estão disponíveis em vários estilos. O tamanho e o layout de um gabinete é chamado de formato. Há muitos tipos de gabinetes, mas os formatos básicos para gabinetes de computador incluem desktop e torre. Os gabinetes podem ser finos ou de tamanho normal e os gabinetes em forma de torre podem ser mini ou de tamanho normal.

7 Descrevendo os Gabinetes
Além de fornecer proteção e suporte, os gabinetes também fornecem um ambiente projetado para manter os componentes internos frios. As ventoinhas do gabinete são usadas para movimentar o ar pelo gabinete do computador. À medida que o ar passa pelos componentes quentes, ele absorve o calor e sai pelo gabinete. Esse processo evita que os componentes do computador se superaqueçam.

8 Descrevendo os Gabinetes
Fatores a considerar na escolha de um gabinete: Tamanho da placa-mãe; Quantidade de locais de unidades internas e externas, mais conhecidas por BAIAS; Espaço disponível. Alguns atributos de gabinetes: Tipo; Tamanho; Espaço;

9 Descrevendo os Gabinetes
Mais alguns atributos de gabinetes: Fonte de energia; Aparência; Exibição de status; Respiradouros. Na prática, o gabinete deve sempre corresponder às proporções da placa-mãe que foi adquirida.

10 Descrevendo os Gabinetes

11 Fontes de Alimentação A fonte de alimentação deve fornecer energia suficiente para os componentes que estão instalados no gabinete e para possibilitar que componentes adicionais sejam instalados posteriormente. Se você optar por uma fonte de alimentação que alimente somente os componentes atuais, poderá ser necessário substituí-la quando outros componentes forem atualizados.

12 Descrevendo a Fonte de Alimentação
A fonte de energia converte a alimentação AC que sai de uma tomada em alimentação CC que é uma voltagem mais baixa. A alimentação CC é exigida para todos os componentes dentro do computador. Conectores A maioria dos conectores atuais são conectores polarizados. Os conectores polarizados foram projetados para serem inseridos em apenas uma posição. Cada parte do conector tem um fio colorido com voltagem diferente que passa por ele.

13 Conectores Cada parte de um conector tem um fio colorido com voltagem diferente que passa por ele, sendo utilizados para encaixar componentes específicos da placa-mãe. Tipos de conectores: Molex Unidades ópticas ou disco rígido. Berg Utilizado para a unidade de disquete (menor que o Molex). Fêmea Utilizada para conectar a placa-mãe (20 ou 24 pinos).

14 Conectores Tipos de conectores: Alimentação Auxiliar
Fornece energia para os componentes da placa-mãe.

15 Unidades Básicas de Eletricidade
Voltagem ou tensão (V) Corrente (I); Potência (P); Resistência (R). Voltagem: Força necessária para movimentar os elétrons em um circuito, medida em volts (V). Corrente: Quantidade de elétrons que passam por um circuito, medida em amperes (A). Potência:

16 Unidades Básicas de Eletricidade
Potência: Medida da pressão necessária para a movimentação de elétrons em um circuito, medida em Watts (W); É utilizada pelas fontes de computador; Normalmente fontes de computador utilizam potências que vão de 200W a 500W, e de 500W a 800W.

17 Identificando Itens Internos
Placa-mãe É a principal placa de circuito impresso e contém os barramentos ou passagens elétricas encontrados em um computador; Esses barramentos permitem que os dados percorram os vários componentes que formam um computador;

18 Identificando Itens Internos
Placa-mãe A placa-mãe acomoda: A CPU (Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento); A RAM; Os slots de expansão; O dissipador de calor/ventoinha; O chip do BIOS, O chipset; E o circuito impresso que interconecta os componentes da placa-mãe;

19 Identificando Itens Internos
Placa-mãe A placa-mãe acomoda: Soquetes, conectores internos e externos e várias portas também são colocados na placa-mãe.

20 Identificando Itens Internos

21 Identificando Itens Internos

22 Chipset Um conjunto importante de componentes na placa-mãe é o chipset. O chipset é composto por vários circuitos integrados conectados à placa-mãe que controlam como o hardware do sistema interage com a CPU e a placa-mãe; A CPU é instalada em um slot ou soquete na placa-mãe. O soquete na placa-mãe determina o tipo de CPU que pode ser instalada.

23 Chipset O chipset de uma placa-mãe permite que a CPU se comunique e interaja com os outros componentes do computador O chipset estabelece a quantidade de memória que pode ser adicionada a uma placa-mãe. Ele também determina o tipo de conectores da placa-mãe.

24 Chipset A maioria dos chipsets é dividida em dois componentes distintos: Northbridge e Southbridge; A função de cada componente varia de fabricante para fabricante, mas, em geral: O Northbridge controla o acesso à RAM, à placa de vídeo e as velocidades que a CPU pode se comunicar com elas. Às vezes a placa de vídeo é integrada no Northbridge.

25 Chipset A função de cada componente varia de fabricante para fabricante, mas, em geral: Na maioria dos casos, o Southbridge possibilita a comunicação da CPU com os discos rígidos, a placa de som, as portas USB e as outras portas de E/S.

26 CPU - Características A CPU (Central Processing Unit – Unidade de Processamento Central) é considerada o cérebro do computador; Algumas vezes é citada como o processador. A maioria dos cálculos ocorre na CPU. No que diz respeito ao cálculo de energia, a CPU é o elemento mais importante de um sistema de computador. As CPUs vêm em diferentes formatos, e cada estilo exige um slot ou soquete específico de CPU que incluem a Intel e a AMD.

27 CPU - Características O soquete ou slot da CPU é o conector que estabele interface entre a placa-mãe e o próprio processador. A maioria dos soquetes e processadores da CPU em uso no momento é construída em torno da arquitetura PGA (Pin Grid Array, matriz da grade de pinos), na qual os pinos no lado de baixo do processador são inseridos no soquete. Os processadores com slot têm a forma de cartucho e se encaixam em um slot com aparência similar a de um slot de expansão.

28 CPU - Características Cada modelo de processador executa um conjunto de instruções. A CPU executa o programa processando cada parte dos dados de acordo com a orientação do programa e do conjunto de instruções. Enquanto a CPU está executando uma etapa do programa, as instruções restantes e os dados são armazenados próximos a uma memória especial, chamada cache.

29 CPU - Características Há duas arquiteturas de CPU principais relacionadas aos conjuntos de instruções: RISC (Reduced Instruction Set Computer) – usam um conjunto relativamente pequeno de instruções, projetados para executá-las rapidamente. CISC (Complex Instruction Set Computer – computador com conjunto de instruções complexo) – utilizam um amplo conjunto de instruções, resultando em um menor número de etapas por operação.

30 CPU - Características Potência:
A potência de uma CPU é medida pela velocidade e quantidade de dados que ela pode processar; A velocidade de uma CPU é classificada em ciclos por segundo; A velocidade das CPUs atuais é medida em milhões de ciclos por segundo, chamados de megahertz (MHz), ou bilhões de ciclos por segundo, chamados de gigahertz (GHz); A quantidade de dados que uma CPU pode processar em determinado momento depende do tamanho do barramento de dados do processador.

31 CPU - Características Isso também é chamado de barramento da CPU ou FSB (Front Side Bus, barramento frontal). Quanto maior for a largura do barramento de dados do processador, mais potente o processador será. Os processadores atuais têm um barramento de dados de 32 ou 64 bits.

32 Tecnologia de Processamento
Overclocking Overcloking é uma técnica usada para fazer com que um processador trabalhe em uma velocidade mais rápida do que sua especificação original; Overclocking não é uma maneira confiável para melhorar o desempenho do computador e pode resultar em danos à CPU.

33 Tecnologia de Processamento
Núcleos A tecnologia de processador mais recente resultou em fabricantes de CPU descobrindo maneiras de incorporar mais de um núcleo de CPU em um só chip. Os núcleos atuais podem se dividir em: Núcleo Único: Único chip de CPU que controla todos os recursos de processamento. Múltiplos Núcleos: Dois ou mais núcleos dentro de um chip de CPU processando informações ao mesmo tempo.

34 Vamos ao trabalho...


Carregar ppt "Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 4 Prof"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google