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Melhoria da atenção à saúde dos usuários com HAS e/ou DM na UBS/ESF de Bojuru, São José do Norte/RS
Dr. Gustavo Rodolfo Rosso Garandán Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant.
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Introdução HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS
Doenças crônicas não transmissíveis; Fatores de risco para cardiopatia, neuropatia e doenças vasculares em geral; Principal causa de morbimortalidade no Brasil e no Mundo.
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Introdução – caracterização do município
SÃO JOSÉ DO NORTE É uma extensa península com 100km de cumprimento e 20km de largura. População total do município: habitantes
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Introdução – caracterização da UBS
UBS BOJURU População da área: habitantes Equipe composta por: Enfermeira Técnica de enfermagem Médico Odontólogo Auxiliar saúde bucal Recepcionista Auxiliar serviços gerais Nutricionista (a cada 15 dias) 05 ACS Motorista
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Introdução – situação da ação programática antes da intervenção
A cobertura para os usuários com HAS era de 40,2% (214 pessoas) e para aqueles com DM a cobertura era de 33,5% (44 pessoas); Os nossos indicadores de qualidade demonstravam que a qualidade da assistência ofertada necessitava de adequações; Acredito que estas coberturas são decorrentes de uma inadequada busca dos usuários com estas doenças, ou dificuldades com a conclusão do diagnóstico clínico daqueles que comparecem à unidade com sinais e sintomas destas patologias. Aliado a estes fatores, ainda existem aquelas pessoas que desconhecem os fatores de risco e sinais destas enfermidades e, portanto, não são diagnosticados.
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Análise Situacional - Recursos humanos
Recursos materiais Geográficas Estrutura assistencial da região Comunidade Gestão Análise Estratégica – Escolha do foco da intervenção Justificativa Objetivos e metas Indicadores e ações Metodologia Logística Cronograma
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POSITIVOS/FORTALEZAS NEGATIVOS/DEBILIDADES
PONTOS FUNDAMENTAIS POSITIVOS/FORTALEZAS NEGATIVOS/DEBILIDADES
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POSITIVOS/FORTALEZAS
Disposição participativa da equipe Existência de registros e prontuários Qualificação/experiência da equipe Apoio da gestão municipal Engajamento de atores/grupos sociais Apoio acadêmico da faculdade Disponibilidade de materiais Unidade Móvel de Transporte Usuários facilitadores Apoio da supervisão do PMMB Telessaúde Fornecimento de bibliografia/cartazes
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NEGATIVOS/DEBILIDADES
Condições geográficas Acessibilidade territorial Longas distâncias para acessar – Farmácia Exames laboratoriais Hospital Especialistas SAMU SMS UBS/ESF Meios de transporte/passe livre Condições higiene/privacidade Telefonia/Internet Falta de ACS Realização de atividades em grupos Aspectos culturais/ analfabetismo Demora nos agendamentos Contra referências
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OBJETIVOS Ampliar cobertura; Melhorar qualidade da atenção;
Melhorar adesão; Melhorar os registros; Estratificação de risco cardiovascular; Promover a saúde;
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OBJETIVO AÇÕES EIXOS
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EIXOS Monitoramento e avaliação Organização e gestão do serviço
Engajamento público Qualificação da prática clínica
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ESTABELECIMENTO DE INDICADORES
ESTABELECIMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS DETERMINAÇÃO DA LOGISTICA DA INTERVENÇÃO ESTABELECIMENTO DE CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
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Objetivos, Metas e Resultados
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Mês 1 17,9% (95) Mês 2 40,4% (215) Mês 3 62,2% (331) Objetivo 1: Ampliar a cobertura aos hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1: Cadastrar 85% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.
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Mês 1 19,8% (26) Mês 2 38,2% (50) Mês 3 54,2% (71) Objetivo 1: Ampliar a cobertura aos hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.2: Cadastrar 85% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.
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Mês 1 82,1% (78) Mês 2 91,6% (197) Mês 3 98,8% (327) Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos.
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Mês 1 92,3% (24) Mês 2 94% (47) Mês 3 100% (171) Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos.
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Mês 1 53,7% (51) Mês 2 72,6% (156) Mês 3 85,8% (284) Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.
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Mês 1 53,8% (14) Mês 2 70% (35) Mês 3 85,9% (61) Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.
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Mês 1 86% (80) Mês 2 92,5% (197) Mês 3 96% (315) Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde.
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Mês 1 80% (20) Mês 2 87,8% (43) Mês 3 92,9% (65) Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.
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Mês 1 87,4% (82) Mês 2 94% (202) Mês 3 98,5% (326) Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos.
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Mês 1 80% (24) Mês 2 87,8% (48) Mês 3 92,9% (70) Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos.
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Mês 1 14,3% (01) Total de faltosos: 07 Mês 2 76,9% (10) Total de faltosos: 13 Mês 3 94,1% (16) Total de faltosos: 17 Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada
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Mês 1 0% (0) Total de faltosos: 04 Mês 2 60% (03) Total de faltosos: 05 Mês 3 80% (04) Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.
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Mês 1 98,9% (94) Mês 2 99,5% (214) Mês 3 100% (331) Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde.
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Conseguimos 100% em todos os meses.
Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Conseguimos 100% em todos os meses.
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Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular.
Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1 61,1% (58) Mês 2 83,3% (179) Mês 3 96,4% (319)
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Mês 1 57,7% (15) Mês 2 78% (39) Mês 3 94,4% (67) Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.
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Mês 1 97,9% (93) Mês 2 99,1% (213) Mês 3 100% (331) Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos.
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Conseguimos 100% em todos os meses.
Meta 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Conseguimos 100% em todos os meses.
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Mês 1 94,7% (90) Mês 2 97,7% (210) Mês 3 100% (331) Meta 6.3: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos.
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Mês 1 96,2% (25) Mês 2 98% (49) Mês 3 100% (71) Meta 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários diabéticos.
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Mês 1 96,8% (92) Mês 2 98,6% (212) Mês 3 100% (331) Meta 6.5: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos.
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Conseguimos 100% em todos os meses.
Meta 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos. Conseguimos 100% em todos os meses.
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Mês 1 89,5% (85) Mês 2 95,3% (205) Mês 3 98,8% (327) Meta 6.7: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos.
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Mês 1 92,3% (24) Mês 2 96% (48) Mês 3 98,6% (70) Meta 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários diabéticos.
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Maior impacto no cotidiano da UBS/ESF
DISCUSSÃO Maior impacto no cotidiano da UBS/ESF Qualidade dos atendimentos; Promoção de saúde; Organização do serviço; Distribuição de atribuições; Atualização de conhecimentos/protocolos; Estabelecimento de prioridades; Difusão/atores sociais.
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Importância do foco da intervenção
COMUNIDADE Importância do foco da intervenção Continuidade nos atendimentos, consultas, controle de medicamentos. Usuários engajados, parceiros, difusores de informações. Classificação da gravidade/risco. Hábitos de vida em geral e específicos.
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GESTÃO MUNICIPAL Análise situacional e estratégica.
Dados estatísticos/indicadores. Hierarquização do trabalho da equipe e organização da gestão. Assistência aos usuários antes e após a intervenção. Engajamento e apoio da gestão.
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PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
REFLEXÃO CRÍTICA PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Mudanças na atuação clínica, organização e prioridades. Transcendência da monitorização, avaliação e registros. Práticas integrativas e padronizadas. Aprendizado, compartilhamento, atribuições específicas. Habilidades específicas, manuais, protocolos, materiais acadêmicos.
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OBRIGADO!!!
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