A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015
Workshop de capacitação das IES’s em metodologias e ferramentas de avaliação da qualidade do ensino superior revistas Processo de Auto-avaliação Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015

2 Sumário Considerações sobre Avaliação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior Processo de Auto-avaliação Etapas da Auto-avaliação

3 Reflexão Os participantes devem discutir em grupo sobre : 10 minutos
O que é avaliação? Estamos a avaliar o quê? Quais as expectativas dos participantes em relação a esta formação? 10 minutos

4 O que é a avaliação? Processo de recolha e análise de informação;
Visa diagnosticar o nível de organização dos cursos e ou programas e das instituições, identificando os pontos fortes (forças) e pontos fracos (fraquezas); Tendo como finalidade a melhoria; Utilizando critérios baseados num grupo de padrões pré- determinados .

5 Avaliar o quê? O que já ocorreu, o que acontece e o que devia acontecer; O cumprimento ou não cumprimento dos novos indicadores/dimensões definidos pelo SINAQES; Qualidade? Qualidade de quê?

6 Definição de Qualidade 1/4
É um conceito subjectivo que está relacionado directamente com as percepções de cada indivíduo Qualidade é atingir metas que mudam durante o processo Conformidade com as exigências dos clientes Relação custo/benefício

7 Definição de qualidade 3/4
Do ponto de vista da universidade, a qualidade associa-se à concepção e produção de um graduado que vá ao encontro das necessidades da comunidade. Do ponto de vista da sociedade, a qualidade está associada ao valor e à utilidade reconhecidas ao graduado Isso significa que a Universidade deve apurar quais são as necessidades da sociedade, dos empregadores e dos estudantes e, em função destas, definir o perfil do graduado, as competências a serem adquiridas e os requisitos de qualidade do graduado em cada curso ministrado na Universidade.

8 Definição de qualidade 4/4
Controlo da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade são conceitos relacionados com o de qualidade na Universidade e nos seus centros de prestação de serviços Gestão da qualidade é o processo de conceber, controlar e melhorar os processos da Universidade Controlo de qualidade são as acções relacionadas com a medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos estão a ser respeitados e se os objectivos da Universidade estão a ser atingidos. Garantia da qualidade é o conjunto de acções tomadas para a redução de defeitos

9 Processo de auto-avaliação
A auto-avaliação é um processo contínuo (conjunto de normas, mecanismos e procedimentos) operados pelas próprias instituições/unidade orgânicas Os vários actores fazem uma avaliação da qualidade dos seus próprios serviços Visa diagnosticar os pontos fortes e pontos fracos Visa ainda, proporcionar uma base fundamentada para o processo de avaliação externa

10 Etapas da auto-avaliação
Etapa 0 - acções prévias Etapa 1 - preparação Etapa 2 - desenvolvimento Etapa 3 - consolidação

11 Etapas da auto-avaliação
Etapa 0 - acções prévias Etapa 1 - preparação Etapa 2 - desenvolvimento Etapa 3 - consolidação

12 Etapas da auto-avaliação
Etapa 0 - acções prévias Etapa 1 - preparação Etapa 2 - desenvolvimento Etapa 3 - consolidação

13 Etapas da auto-avaliação
Etapa 0 - acções prévias Etapa 1 - preparação Etapa 2 - desenvolvimento Etapa 3 - consolidação

14 Etapas da auto-avaliação
Etapa 0- acções prévias 1. Definição do referencial/padrões/ indicadores que devem ser utilizados na avaliação dos cursos ou programas oferecidos pelas IES’s 2. Estabelecimento de gabinete/órgão da qualidade a nível central 3. Capacitação dos membros 4. Elaboração do manual de auto-avaliação

15 Etapas da auto-avaliação
Etapa 1- preparação (este processo deve iniciar e terminar num período de tempo não superior a 6 meses) 1. Constituição e nomeação da equipa de auto-avaliação; 2. Formação/capacitação da equipa de AA 3. Elaboração de um plano de actividades e orçamento, articulado no plano da UO 4. Sensibilização da comunidade académica sobre o processo de auto-avaliação e o plano de orçamento

16 Etapas da auto-avaliação
Etapa 2- desenvolvimento 1. Construção de questionários e guiões de entrevista; 2. Recolha e organização da informação/documentos/dados 3. Análise dos documentos/dados recolhidos 4. Redacção dos relatórios preleminares

17 Etapas da auto-avaliação
Etapa 3 - consolidação 1. Redacção do relatório final de auto-avaliação e do plano de melhorias; 2. Divulgação do relatório à comunidade académica 3. Balanço crítico 4. Envio do relatório ao CNAQ para avaliação externa e posterior acreditação

18 Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015
Workshop de capacitação das IES’s em metodologias e ferramentas de avaliação da qualidade do ensino superior revistas Muito obrigado! Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015


Carregar ppt "Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google