Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRonaldo Cabreira Marroquim Alterado mais de 6 anos atrás
1
Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015
Workshop de capacitação das IES’s em metodologias e ferramentas de avaliação da qualidade do ensino superior revistas Processo de Auto-avaliação Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015
2
Sumário Considerações sobre Avaliação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior Processo de Auto-avaliação Etapas da Auto-avaliação
3
Reflexão Os participantes devem discutir em grupo sobre : 10 minutos
O que é avaliação? Estamos a avaliar o quê? Quais as expectativas dos participantes em relação a esta formação? 10 minutos
4
O que é a avaliação? Processo de recolha e análise de informação;
Visa diagnosticar o nível de organização dos cursos e ou programas e das instituições, identificando os pontos fortes (forças) e pontos fracos (fraquezas); Tendo como finalidade a melhoria; Utilizando critérios baseados num grupo de padrões pré- determinados .
5
Avaliar o quê? O que já ocorreu, o que acontece e o que devia acontecer; O cumprimento ou não cumprimento dos novos indicadores/dimensões definidos pelo SINAQES; Qualidade? Qualidade de quê?
6
Definição de Qualidade 1/4
É um conceito subjectivo que está relacionado directamente com as percepções de cada indivíduo Qualidade é atingir metas que mudam durante o processo Conformidade com as exigências dos clientes Relação custo/benefício
7
Definição de qualidade 3/4
Do ponto de vista da universidade, a qualidade associa-se à concepção e produção de um graduado que vá ao encontro das necessidades da comunidade. Do ponto de vista da sociedade, a qualidade está associada ao valor e à utilidade reconhecidas ao graduado Isso significa que a Universidade deve apurar quais são as necessidades da sociedade, dos empregadores e dos estudantes e, em função destas, definir o perfil do graduado, as competências a serem adquiridas e os requisitos de qualidade do graduado em cada curso ministrado na Universidade.
8
Definição de qualidade 4/4
Controlo da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade são conceitos relacionados com o de qualidade na Universidade e nos seus centros de prestação de serviços Gestão da qualidade é o processo de conceber, controlar e melhorar os processos da Universidade Controlo de qualidade são as acções relacionadas com a medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos estão a ser respeitados e se os objectivos da Universidade estão a ser atingidos. Garantia da qualidade é o conjunto de acções tomadas para a redução de defeitos
9
Processo de auto-avaliação
A auto-avaliação é um processo contínuo (conjunto de normas, mecanismos e procedimentos) operados pelas próprias instituições/unidade orgânicas Os vários actores fazem uma avaliação da qualidade dos seus próprios serviços Visa diagnosticar os pontos fortes e pontos fracos Visa ainda, proporcionar uma base fundamentada para o processo de avaliação externa
10
Etapas da auto-avaliação
Etapa 0 - acções prévias Etapa 1 - preparação Etapa 2 - desenvolvimento Etapa 3 - consolidação
11
Etapas da auto-avaliação
Etapa 0 - acções prévias Etapa 1 - preparação Etapa 2 - desenvolvimento Etapa 3 - consolidação
12
Etapas da auto-avaliação
Etapa 0 - acções prévias Etapa 1 - preparação Etapa 2 - desenvolvimento Etapa 3 - consolidação
13
Etapas da auto-avaliação
Etapa 0 - acções prévias Etapa 1 - preparação Etapa 2 - desenvolvimento Etapa 3 - consolidação
14
Etapas da auto-avaliação
Etapa 0- acções prévias 1. Definição do referencial/padrões/ indicadores que devem ser utilizados na avaliação dos cursos ou programas oferecidos pelas IES’s 2. Estabelecimento de gabinete/órgão da qualidade a nível central 3. Capacitação dos membros 4. Elaboração do manual de auto-avaliação
15
Etapas da auto-avaliação
Etapa 1- preparação (este processo deve iniciar e terminar num período de tempo não superior a 6 meses) 1. Constituição e nomeação da equipa de auto-avaliação; 2. Formação/capacitação da equipa de AA 3. Elaboração de um plano de actividades e orçamento, articulado no plano da UO 4. Sensibilização da comunidade académica sobre o processo de auto-avaliação e o plano de orçamento
16
Etapas da auto-avaliação
Etapa 2- desenvolvimento 1. Construção de questionários e guiões de entrevista; 2. Recolha e organização da informação/documentos/dados 3. Análise dos documentos/dados recolhidos 4. Redacção dos relatórios preleminares
17
Etapas da auto-avaliação
Etapa 3 - consolidação 1. Redacção do relatório final de auto-avaliação e do plano de melhorias; 2. Divulgação do relatório à comunidade académica 3. Balanço crítico 4. Envio do relatório ao CNAQ para avaliação externa e posterior acreditação
18
Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015
Workshop de capacitação das IES’s em metodologias e ferramentas de avaliação da qualidade do ensino superior revistas Muito obrigado! Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.