A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Dr. Gerardo Barbosa, Espumoso /RS Especializada: Sandra Del Portal Hernández Orientadora: Caroline Kröning Feijó

2 Introdução O envelhecimento populacional é uma resposta a mudanças de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda de fecundidade e da mortalidade e o aumento da esperança de vida. A Atenção a Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica/ Saúde da Família deve consistir em um processo diagnóstico multidimensional, oferecendo uma atenção humanizada. Buscando o máximo de autonomia dos idosos, propiciando condições para a melhoria da qualidade de vida.

3 Caracterização do município (Espumoso)
Localização: Na região norte do RS - maior cidade da microrregião do Alto Jacuí.

4 Caracterização da ESF População abrangência: habitantes (5610 são do sexo feminino e 5690 de sexo masculino) Distribuição: Zona Urbana:(7) Microáreas. Zona Rural: (3) postos de saúde no interior (Deposito, Serra dos Engenhos e Campo Cumprido) favorecendo atenção básica a 8 microáreas.

5 Situação da ação programática antes da intervenção
Baixa cobertura e cadastro desatualizado. Os atendimentos não eram realizados segundo o protocolo. Escasso número de idosos com Cadernetas de Saúde. Avaliação multidimensional, risco de morbimortalidade e indicadores de fragilidade insuficiente. Visitas domiciliares não programadas apenas se realizavam. Idosos hipertensos e diabéticos sem acompanhamento em dia. Atendimento odontológico escasso.

6 OBJETIVO GERAL Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Dr. Gerardo Barbosa, Espumoso /RS

7 Metodologia Monitoramento e Avaliação.
Organização e Gestão do Serviço. Engajamento Público. Qualificação da Prática Clínica.

8 AÇÕES Capacitação á Equipe de Saúde Reunião com a equipe
Entrevista a equipe para jornal Atendimento na UBS

9 Visita domiciliar com a equipe de saúde
Palestra a usuários a idosos e comunidade por medico e odontologista.

10 Objetivos Metas e Resultados

11 Objetivo 01: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso.
Meta 1.1: Ampliar a cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 80%. 82,5% Gráfico 1- Cobertura do programa de atenção à saúde do idoso na unidade de saúde nos meses de abril, maio e junho de 2015, Espumoso/RS

12 Objetivo 2 – Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde.
Meta 2.1 Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos da área de abrangência utilizando como modelo a proposta de avaliação do Ministério da Saúde. Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade a cada 3 meses para diabético % 100%

13 Meta 2.3: Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e/ou Diabéticos. 100% 92,0% 86,3% Gráfico 2 Proporção de idosos hipertensos e/ou diabéticos com solicitação de exames complementares periódicos em dia na unidade de saúde nos meses de abril, maio e junho de 2015, Espumoso/RS.

14 Meta 2.4: Priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos.
94,7% 93,5% 93,6% Grafico3-Proporção de idosos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular priorizada na unidade de saúde nos meses de abril, maio e junho de 2015, Espumoso/RS.

15 . Meta 2.5: Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. (Estimativa de 8% dos idosos da área) %

16 Meta 2.6: Realizar visita domiciliar a 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção.
70,0% Gráfico 4- Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção com visita domiciliar na unidade de saúde nos meses de abril, maio e junho de 2015, Espumoso/RS.

17 Meta 2.7: Rastrear 100% dos idosos para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

18 Meta 2.8: Rastrear 100% dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg ou com diagnóstico de hipertensão arterial para Diabetes Mellitus (DM). 74,2% 69,0% 70,3% Gráfico 5- Proporção de idosos hipertensos rastreados para diabetes na unidade de saúde nos meses de abril, maio e junho de 2015, Espumoso/RS

19 Meta 2.9: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos idosos.
96,3% 94,7% 91,4% Gráfico 6-Proporção de idosos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na unidade de saúde nos meses de abril, maio e junho de 2015, Espumoso/RS.

20 Meta 2.10: Realizar a primeira consulta odontológico para 100% dos idosos.
78,9% 77,1% 61,2% Gráfico7-Proporção de idosos com primeira consulta odontológica programática na unidade de saúde nos meses de abril, maio e junho de 2015, Espumoso/RS.

21 Objetivo3: Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso.
Meta 3.1: Buscar 100% dos idosos faltosos às consultas programadas. 100% 94,9% 87,5% Gráfico 8- Proporção de idosos faltosos às consultas que receberam busca ativa na unidade de saúde nos meses de abril, maio e junho de 2015, Espumoso/RS.

22 100% Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta 4.1: Manter registro específico de 100% da pessoas idosas. 100%

23 Meta 4.2: Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados.
93,6% 95,4% 87,8% Gráfico 9-Proporção de idosos com Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa na unidade de saúde nos meses de abril, maio e junho de 2015, Espumoso/RS.

24 Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência.
Meta 5.1: Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade. 100% 92,1% 84,9% Gráfico 10 - Proporção de idosos com avaliação de risco para morbimortalidade em dia na unidade de saúde nos meses de abril, maio e junho de 2015, Espumoso/RS.

25 Meta 5.2: Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas. 100% Meta 5.3: Avaliar a rede social de 100% dos idosos. 100%

26 100% Objetivo 6. Promover a saúde dos idosos
Meta 6.1: Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% das pessoas idosas. Meta 6.2: Garantir orientação para a prática regular de atividade física a 100% idosos. Meta 6.3: Garantir orientações sobre higiene bucal (incluindo higiene de próteses dentárias) para 100% dos idosos cadastrados. 100%

27 Importância da intervenção para a equipe
Discussão Importância da intervenção para a equipe Melhorar a capacitação dos profissionais da equipe. Ampliar conhecimentos, trocar idéias e experiências qualificando o trabalho. Promoveu o trabalho integrado entre todos os profissionais da equipe. Aprendemos a planejar programar e realizar ações de saúde com acolhimento a pessoa idosa mais humanizada.

28 Importância da intervenção para o serviço
Discussão Importância da intervenção para o serviço Melhorou o acolhimento,cobertura e qualidade de atenção. Possibilitou a organização dos prontuários e registros. Promoveu a implantação de um arquivo específico para monitoramento das ações. Possibilito o agendamento de consultas e visitas domiciliares. Incremento de salas de consultas clínico odontológica e a liberação do um odontológo para a equipe.

29 Importância da intervenção para a comunidade
Discussão Importância da intervenção para a comunidade Melhorou a relação equipe-familia-comunidade conseguindo que se identificasse com a equipe facilitando a troca de idéias, experiências e conhecimentos. Foram criados seis grupos de idosos. Aumento das atividades educativas, promovendo melhoria da qualidade de vida do idoso. Incorporação do idosos a prática regular de atividades físicas.

30 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
O curso de Especialização em Saúde da Família contribuiu para qualificação profissional mais completa em minha formação. Permitiu adquirir novos conhecimentos, sobre os Programas na Atenção Básica e a Estratégia de Saúde no Brasil. Permitiu o contato com profissionais da UBS compartilhando conhecimentos e experiências na saúde da família. A participação nos fóruns permitiu compartilhar conhecimentos, discussões de casos clínicos interativos, práticas clínicas, dúvidas e experiências com outros profissionais e professores.

31 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Os Testes de Qualificação Cognitiva proporcionaram melhorias na prática clínica como profissional de saúde. Com realização deste projeto acredito que cresci como ser humano e como profissional, mostrou-me como ser uma médica com uma visão mais integral dos problemas da comunidade. Considero que o Trabalho de Conclusão de Curso é uma proposta para dar continuidade à intervenção e a possibilidade de implementar outros programas na Atenção Primária de Saúde.

32 Referências 1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso. – Brasília, 2010,11p 2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção À Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 4. ed. Brasília : Ministério da Saúde, 2007, 68 p. 3. Fulber J.A. Evolução Histórica de Espumoso Administração Municipal de Espumoso.1Ed.Espumoso Dezembro/200p 4. Padilla.A.R.S.Portaria No Atenção Básica nos Município e Distrito Federal :Outubro/2011.p12. 5. Mapa Espumoso. Disponível em: 8&gws_rd=cr&ei=gAWpVbWJI8ODwgTonKK4Cw. Acessado em 08/08/2015

33 Obrigada !!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google