A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL
HISTÓRIA

2 A ESCRAVIDÃO NO SÉCULO XIX
Durante o Século XIX, a escravidão africana atingiu seu ponto máximo no Brasil. De 1801 até a metade do século, estima-se que o tráfico negreiro tenha trazido ao pais cerca de ,7 milhão de africanos.

3 Nesse período, os escravos africanos foram comprados para trabalhar nos mais diversos setores da vida social e econômica: *Nas fazendas; * Nas lavouras;

4 Nos serviços urbanos de transporte de pessoas e cargas

5 *Nos serviços domésticos.
*Nos comércio das cidades;

6 A escravidão espalhou-se de tal maneira que a propriedade sobre escravos não se limitava a grandes senhores de engenho, fazendeiros e mineradores; Tanto no campo como na cidade, donos de um, dois ou três escravos, trabalhadores da pequena lavoura, nos serviços de rua e casa; Por todas essas características, os escravos marcaram em profundidade os costumes, a cultura e até através da intensa miscigenação, o próprio perfil étnico-racial de nossa população.

7 Por meio de diversas lutas que visavam acabar com a escravidão ou, pelo menos, reduzi-la, os africanos e seus descendentes participaram de rebeliões, motins ou da formação de quilombos em diversas regiões, como Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais etc.

8 Campanha Abolicionista
Após a guerra do Paraguai, cresceu no a campanha abolicionista, um movimento popular pela a libertação dos escravos. Essas campanha conquistou o apoio de vários setores da sociedade brasileira: parlamentares, imprensa, militares, artistas e intelectuais, como: Luís Gama Joaquim Nabuco Castro Alves

9 Para alguns historiadores, a conjuntura internacional também favoreceu a luta pela a libertação dos escravos. O governo brasileiro promulgou, longo desse período, duas leis que emanciparam parcelas da população escrava do país, vamos conheça-las:

10 Leis que emanciparam a população escrava:

11 Lei Eusébio de Queirós de 1850

12 A Lei Eusébio de Queiróz foi uma modificação que ocorreu em 1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil. É considerado um dos primeiros passos no caminho em direção à abolição da escravatura no Brasil.

13 Lei do ventre livre

14 Essa lei,declarava livres todos os nascidos de mãe escrava a partir da data da promulgação. Assim, a lei libertava também os de escravos da obrigação de alimentar os filhos de escravos, que seriam livres. Permitia ainda, aos escravos que conseguissem juntar dinheiro suficiente, entrar na justiça para comprar a própria liberdade( alforria).

15 LEI DOS SEXAGENÁRIOS(1885)

16 Declarava livres os escravos
com mais de 65 anos, o que significava liberar dos donos de escravos da “inútil” obrigação de sustentar alguns raros negros idosos que conseguiram sobreviver à exploração de seu trabalho.

17 Essas leis, que não puseram fim à escravidão, permitiram aos senhores de escravos ganhar tempos e adiar ao máximo a abolição definitiva. Pela a primeira vez na história do Brasil, ocorreram manifestação políticas e populares favoráveis à causa da abolição.

18 Lei áurea (1888)

19 Somente em 13 de maio de 1888 a escravidão foi extinta no Brasil, com promulgação da LEI ÁUREA, pela a princesa Isabel, regime dos império..

20 “O abolicionismo é antes de tudo um movimento político, para o qual, sem dúvida, poderosamente concorre o interesse pelos escravos e a compaixão pela sua sorte, mas que nasce de um pensamento diverso: o de reconstruir o Brasil sobre o trabalho livre e a união das raças na liberdade.” (Joaquim Nabuco)

21 OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!


Carregar ppt "ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google