A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carboidratos Prof. Rafael Barbosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carboidratos Prof. Rafael Barbosa."— Transcrição da apresentação:

1 Carboidratos Prof. Rafael Barbosa

2 Carboidratos, ou hidratos de carbono, são também chamados de açúcares.
Estão presentes em bolos, pães, biscoitos. Participam ainda de estruturas como a parede celular de células vegetais e de bactérias. Os carboidratos são,provavelmente, os compostos orgânicos mais abundantes nos organismos vivos.

3 Carboidratos Monossacarídeos Dissacarídeos Polissacarídeos
Estruturalmente, podem ser vistos como aldeídos ou cetonas poli-hidroxilados ou compostos que, pela hidrólise, podem se transformar nestes. Estão divididos em três grandes grupos: Monossacarídeos Dissacarídeos Polissacarídeos

4 Monossacarídeos São os Carboidratos mais simples, apenas uma unidade de açúcar em cada molécula. A glicose, a frutose e a galactose são os monossacarídeos mais comuns. A frutose e a glicose são encontradas em frutas e no mel e a galactose no leite dos mamíferos. Glicose Frutose Embora tenham mesma fórmula molecular, C6H12O6, apresentam estruturas químicas diferentes, isto é, são isômeros.

5 Monossacarídeos Em solução aquosa, os monossacarídeos apresentam-se como estruturas cíclicas, onde um grupo hidroxila reage com o grupo carbonila da mesma molécula. Glicose Frutose A ciclização leva a formação dos estereoisômeros a e b. a-Glicose b-Glicose

6 Dissacarídeos Quando duas moléculas de um açúcar simples se unem elas formam um dissacarídeo. A sacarose, por exemplo, é um dissacarídeo formado por uma frutose e uma a-glicose unidas por uma ligação glicosídica Sacarose Maltose Quando uma a-glicose e uma b-glicose se juntam formam a maltose.

7 Polissacarídeos Os monossacarídeos podem se combinar e formar macromoléculas, com longas cadeias de de frutose, glicose ou galactose. Estes são os chamados polissacarídeos Os polissacarídeos são moléculas com mais de unidades de açúcares. Existem centenas de polissacarídeos mas as mais comuns são a celulose e o amido.

8 Polissacarídeos O amido é constituídos por unidades de a-glicose unidas por ligações 1-4 e divididos em duas partes, a amilose, que é uma cadeia linear não-ramificada, e amilopectina, que apresenta pontos de ramificação, com ligações do tipo 1-6. Amido

9 Polissacarídeos A celulose, por outro lado, é formada por b-glicose também unidas por ligações do tipo 1-4, o que lhes confere estrutura tridimensional e propriedades físicas diferentes. Celulose A celulose apresenta as unidades monossacarídicas a 180° em relação às vizinhas, o que lhe confere um rede estabilizadora de pontes de hidrogênio

10 Polissacarídeos Quitina A quitina é outro polissacarídeo bastante comum, basicamente formada por por unidade de b-N-acetilglicosamida, ou seja, possui um grupo aminoacetilado em C2 ao invés de um grupo hidroxila. A quitina é o principal componente dos exoesqueletos dos insetos, escamas de peixes, etc.

11 Polissacarídeos O glicogênio é outro polissacarídeo muito importante é encontrado nas células animais em forma de grãos ou grânulos. Assim como a amilopectina, apresenta ramificações em ligações do tipo 1-6.


Carregar ppt "Carboidratos Prof. Rafael Barbosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google