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Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

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Apresentação em tema: "Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Estratégia e Criação de Valor Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

2 O CONCEITO DE ESTRATÉGIA
ESTRATÉGIA é a arte de criar e capturar valor no mercado... ESTRATÉGIA é conquistar uma posição que cria um diferencial sustentável . “...desempenhar atividades diferentes dos concorrentes ou as mesmas atividades de modo diferente...” Porter, 1996.

3 O QUE É ESTRATÉGIA? É a busca permanente de vantagens competitivas sustentáveis... Por meio de um conjunto de decisões integrativas e coerentes... Definindo e comunicando: a visão da empresa em termos dos objetivos a longo prazo, os negócios em que a empresa está ou deveria estar atuando, os programas de ação e recursos disponíveis ou mobilizáveis.. Visando a criação de valor para os grupos de interesse da empresa (stakeholders).

4 A CRIAÇÃO DE VALOR PARA OS STAKEHOLDERS
O melhor lugar para se trabalhar A melhor oferta O maior retorno sobre o investimento A Criação de Valor Proprietários Outros... Empregados Clientes Sociedade A empresa socialmente responsável A empresa ecologicamente correta Parceiros, etc. Órgãos Reguladores

5 A ORIGEM DO VALOR CRIADO
A CRIAÇÃO DE VALOR PROVÉM: 1 – da estrutura do setor econômico (Industry); 2 – das características próprias da empresa.

6 A LUCRATIVIDADE DE SETORES-CHAVE NOS EUA
INDÚSTRIA Retorno / Patrimônio Líquido( ) Farmacêutica 19,39% Alimentação 13,85% Cigarros 18,60% Impressão e produtos relacionados 10,16% Equipamentos eletricos e eletrônicos 10,00% Papel e celulose 8,47% Varejo 8,37% Petroleo e produtos de carvão 7,88% Textil 7,25% Veiculos motorizados e equipamentos 2,61% Ferro e aço 1,30% Transporte Aéreo (2,84%)

7 DIFERENÇAS DE RETORNO ENTRE EMPRESAS (Retorno histórico sobre lucro líquido 1990-2000)
CISCO 32% Bethleem Steel (-18%) Merck SD % Oracle 24% USX Steel % Pfizer % SAP % NUCOR % Am. Cyanam 2%

8 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
ATRATIVIDADE DO SETOR Rentabilidade potencial Crescimento esperado Oportunidades/ameaças VANTAGEM COMPETITIVA DA EMPRESA Participação no mercado Competências diferenciais Forças/fraquezas

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
VISÃO ALOCAÇÃO DE RECURSOS GESTÃO DAS MUDANÇAS ANÁLISE EXTERNA Análise dos setores Estratégias genéricas ANÁLISE INTERNA Análise das competências Gestão das competências Quais setores? Qual posição? Quais valores? Quais objetivos? Qual ambição compartilhada?

10 AS QUESTÕES-CHAVE DA VANTAGEM COMPETITIVA
Compreender o ambiente do setor (indústria) e posicionar-se utilizando as forças do ambiente em seu favor. Análise do setor(riscos e oportunidades). Posicionamento competitivo. Entender as forças e fraquezas internas e as competências e recursos que diferenciam a empresa dos seus concorrentes. Quais recursos e capacidades em que estamos bem colocados face aos concorrentes? E vice-versa. Como podemos alavancar as nossas forças para criar e capturar valor?

11 AS QUESTÕES-CHAVE DA VANTAGEM COMPETITIVA
Como assegurar a sustentabilidade futura do modelo de negócios? Quais os desafios futuros para a criação e captura de valor ? Que novas competências e recursos são necessários? Como elas deverão se integrar ao modelo de negócios, de organização e de operações da empresa? 4. Quanto tempo você pode sustentar uma vantagem competitiva? Antecipar-se às tendências do mercado na construção e na captura de valor. Alavancar os recursos e competências e construir novas. Aprendizagem estratégica.

12 O MODELO DE NEGÓCIO (Business Model)
O modelo de negócio caracteriza a empresa ou um sub- conjunto de negócio dentro da empresa: Uma proposta de valor atrativa para o cliente. Uma posição estratégica sustentável, frente a seus concorrentes. Um conjunto de recursos e competências diferenciadoras em relação à concorrência. Uma configuração da cadeia de valor da empresa dentro da cadeia produtiva (dentro do business system amplo). Um modo de distribuição do valor criado entre os stakeholders e de apropriação de valor pela empresa. Uma estrutura específica dos ativos e dos custos.

13 DIMENSÕES DO MODELO DE NEGÓCIOS
Proposta de valor Atividades Recursos e Competências Diferenciadores Posicionamento Estratégico Modelo de Negócios Criação, co-produção e captura de valor na cadeia produtiva Mercado Clientes Concorrentes Rede de Valor Ativos Estratégicos Missão/ Visão


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