TEATRO DE VANGUARDAS SIMBOLISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEATRO DE VANGUARDAS SIMBOLISMO"— Transcrição da apresentação:

1 TEATRO DE VANGUARDAS SIMBOLISMO

2 As vanguardas artísticas são reflexos do contexto social.
Característica do Teatro de Vanguarda: se posicionar contra as convenções de sua época. Significado do termo “vanguarda”: aquele que marcha à frente. Exposição das ideologias dos artistas.

3 Surgiu na França, na segunda metade do século XIX.
Simbolismo Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. É uma forma de oposição ao Naturalismo. Características: subjetivismo, misticismo e individualidade. As palavras e personagens contém significados simbólicos. Precursor: Charles Baudelaire – obra: As Flores do Mal. A arte deve ser uma síntese entre a percepção dos sentidos e a reflexão intelectual. Charles Baudelaire

4 As personagens simbolistas não são humanizadas.
Sendo Baudelaire, o universo é repleto de imagens e símbolos e apenas a imaginação poética é capaz de lhe dar valor e utilização. O Théâtre d’Art, fundado por Paul Fort, se opõe ao Teatro Livre, de Andre Antoine e usa textos de Maurice Maeterlinck. As personagens simbolistas não são humanizadas. Objetiva mostrar ideias e sentimento no palco. Há grande ênfase na luz, no som e na cor, nos espetáculos. Paul Fort Andre Antoine Maurice Maeterlinck

5 O cenário é apenas uma sugestão simbólica, segundo Appia.
Um dos primeiros simbolistas: Adolphe Appia - deu ênfase à luz e à sombra, no palco. Segundo Appia, consciência do corpo significa consciência do espaço cênico. Appia defendia a liberdade do ator explorar os elementos cênicos presentes no palco. A busca de solução diante da cenografia contendo planos inclinados, escadas ou praticáveis gera os espaços rítmicos. O cenário é apenas uma sugestão simbólica, segundo Appia. Adolphe Appia

6 Para Craig, o ator deve ser uma supermarionete.
Edward Gordon Craig trabalhava com exercícios diversificado e precisos com seus alunos. O cenário, segundo Craig, deve ser nu e fazer o uso da luz e da sombra. Para Craig, o ator deve ser uma supermarionete. Henrik Ibsen percorreu três caminhos: o Romantismo, o Realismo e o Simbolismo. Metáfora na peça: O Pato Selvagem, de Ibsen. Edward Gordon Craig Cenário de Craig Henrik Ibsen


Carregar ppt "TEATRO DE VANGUARDAS SIMBOLISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google