Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 3
Desigualdade das riquezas: as provas da riqueza e da pobreza Tomo: Módulo:XIV Roteiro: 3
2
Explicar a razão da desigualdade das riquezas.
Justificar a necessidade das provas da riqueza e da pobreza.
3
A riqueza, nunca esteve repartida igualmente entre os homens, fato que sempre preocupou os pensadores de todos os tempos. Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar.
4
Nada obstante, deve-se considerar, o fato de que nem sempre a causa da desigualdade das riquezas está na diversidade das faculdades, em virtude da qual uns dispõe de mais condições de adquirir bens do que outros. Muitas vezes, a desigualdade na repartição das riquezas se origina, como dizem os Espíritos Superiores, da velhacaria e do roubo.
5
A riqueza é poderoso instrumento de progresso. Desse modo, [
A riqueza é poderoso instrumento de progresso. Desse modo, [...] não quer Deus que ela permaneça longo tempo improdutiva, pelo que incessantemente a desloca. Cada um tem de possuí-la, para se exercitar em utilizá-la e demonstrar que uso sabe fazer dela.
6
Ensina o Espiritismo que Deus concedeu as riquezas e o poder a uns e a miséria a outros para [...] experimentá-los de modos diferentes. Além disso, como sabeis, essas provas foram escolhidas pelos próprios Espíritos, que nelas, entretanto, sucumbem com freqüência.
7
Contudo, tanto a prova da miséria como a da riqueza são difíceis de serem suportadas, porque, enquanto a [...] miséria provoca as queixas contra a Providência, a riqueza incita a todos os excessos.
8
Qual, então, o melhor emprego que se pode dar à riqueza
Qual, então, o melhor emprego que se pode dar à riqueza? Procurai – nestas palavras: “Amai-vos uns aos outros”, a solução do problema.
9
Difunde em torno de ti, como os socorros materiais, o amor de Deus, o amor do trabalho, o amor do próximo. [...] A riqueza da inteligência deves utilizá-la como a do ouro. Derrama em torno de ti os tesouros da instrução; derrama sobre teus irmãos os tesouros do teu amor e eles frutificarão.
10
Ressalte-se, no entanto, que somente a fé inabalável na vida futura – fé que o Espiritismo faculta – propiciará melhores condições de enfrentamento, tanto da prova da miséria quanto a da riqueza.
11
Questões
12
V V V V a) b) c) d) Marque V ou F
Deus a uns concedeu as riquezas e o poder, e a outros, a miséria para experimentá-los de modos diferentes. b) As provas das misérias e da riqueza, se equiparam quanto ao grau de dificuldades. c) A miséria provoca as queixas contra a Providência, a riqueza incita a todos os excessos. d) Estando o rico sujeito a maiores tentações, também dispõe, por outro lado, de mais meios de fazer o bem. V V V V
13
Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:
Bibliografia : 1. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 2, item 5, p. 66. 2. ______. p. 67. 3. ______. Cap. 16, item 7, p. 258. 4. ______. Item 8, p. 259. 5. ______. Item 8, p 6. ______. Item 10, p 7. ______. Item 11, p. 263. 8. ______. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 84. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003, questão 266, p. 174. 9. ______. Questão 808, p. 377. 10. ______. Questão 808-a, p. 377. 11. ______. Questão 814, p. 379. 12. ______. Questão 815, p. 379. 13. ______. Questão 816, p Vade Mecum on line: Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:
14
Sociedade Beneficente Espírita
para contado: Curtam nossa página no Facebook: Home Page:
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.