A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudando para o ENEM de forma Invertida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudando para o ENEM de forma Invertida"— Transcrição da apresentação:

1 Estudando para o ENEM de forma Invertida

2 EEEFM. Profª. Filomena Quitiba
Nome: Camila Machado Ferreira Turma: 2ºN01 Professor: Lucas Xavier Assunto: Massa e peso , e Leis de Kepler ENEM: QUESTÃO: 25

3 Mapa Conceitual youtube -PESQUISA ESTUDO CONTEUDO I INTERPRETAR
vídeos -PESQUISA ESTUDO CONTEUDO I INTERPRETAR preparação CELULAR MAPA CONCEITUAL SITE: WIKIFISICA.COM QUESTAO DO ENEM CÉREBRO computador PODCAT DO FESSOR LUCAS

4 Competência III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações problema. Habilidade H20 - Utilizar leis físicas para interpretar processos naturais e tecnológicos que envolvem trocas de calor, mudanças de pressão e densidade ou interações físicas que provoquem movimentos de objetos.

5 Massa A massa (m) de um corpo é a medida de sua inércia (resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado ou retardado), sendo um valor numérico atribuído a cada corpo comparando-o com outro tomado como padrão. Quanto maior a massa de um corpo, maior será sua inércia, pois é mais fácil acelerar ou retardar uma É uma grandeza escalar, positiva e invariável para cada corpo não dependendo do lugar onde ele se encontra.

6

7 PESO

8

9

10 LEIS DE KEPLER As três leis de Kepler, que são as três leis do movimento planetário, foram propostas e elaboradas pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler.

11 – A primeira Lei de Kepler sustenta que os planetas possuem órbitas elípticas, e o sol seria um dos seus focos; – A segunda Lei de Kepler, conhecida como a Lei das Áreas, diz respeito ao raio vetor que liga qualquer planeta ao Sol, possui tempos iguais em áreas iguais. – A terceira Lei de Kepler diz que os períodos de revolução quadrados (representada aqui pela letra T), possuem proporção relativa a distâncias médias elevadas ao cubo (representada por a) do Sol aos planetas. Obtemos então a seguinte fórmula para esta convicção: T2 (T ao quadrado) = ka3 (k x a ao cubo) , onde k representa nesta terceira Lei de Kepler, uma constante de proporcionalidade; T, os quadrados dos períodos, e a, ao cubos das distâncias.

12 Falando mais a fundo sobre cada uma das leis

13 QUESTAO DO ENEM ENEM: 2009 QUESTAO: 25
O ônibus espacial Atlantis foi lançado ao espaço com cinco astronautas a bordo e uma câmera nova, que iria substituir uma outra danificada por um curto-circuito no telescópio Hubble. Depois de entrarem em órbita a 560 km de altura, os astronautas se aproximaram do Hubble. Dois astronautas saíram da Atlantis e se dirigiram ao telescópio. Ao abrir a porta de acesso, um deles exclamou: “Esse telescópio tem a massa grande, mas o peso é pequeno.”

14 Considerando o texto e as leis de Kepler, pode-se afirmar que a frase dita pelo astronauta:
se justifica porque o tamanho do telescópio determina a sua massa, enquanto seu pequeno peso decorre da falta de ação da aceleração da gravidade. se justifica ao verificar que a inércia do telescópio é grande comparada à dele próprio, e que o peso do telescópio é pequeno porque a atração gravitacional criada por sua massa era pequena. não se justifica, porque a avaliação da massa e do peso de objetos em órbita tem por base as leis de Kepler, que não se aplicam a satélites artificiais. não se justifica, porque a força-peso é a força exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o telescópio e é a responsável por manter o próprio telescópio em órbita. não se justifica, pois a ação da força-peso implica a ação de uma força de reação contrária, que não existe naquele ambiente. A massa do telescópio poderia ser avaliada simplesmente pelo seu volume.

15 RESOLUÇÃO A força gravitacional que a Terra exerce no telescópio (impropriamente chamada de força-peso) é a força que vai mantê-lo em órbita. Se a órbita for circular, a força gravitacional fará o papel de resultante centrípeta e a aceleração da gravidade nos pontos da órbita será a aceleração centrípeta. Para um corpo em órbita (queda livre), o chamado peso aparente é nulo e, por isso os astronautas flutuam no interior de uma nave espacial em órbita. Vale ressaltar que a aceleração da gravidade nos pontos da órbita do telescópio não é pequena, correspondendo aproximadamente a quase 90% de seu valor na superfície terrestre.

16 RESPOSTA É A (D) : não se justifica, porque a força-peso é a força exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o telescópio e é a responsável por manter o próprio telescópio em órbita.


Carregar ppt "Estudando para o ENEM de forma Invertida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google