A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Renovação da espiritualidade e religiosidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Renovação da espiritualidade e religiosidade"— Transcrição da apresentação:

1 A Renovação da espiritualidade e religiosidade
A Renovação da espiritualidade e religiosidade. As novas representações da humanidade.

2 Índice A Reforma Protestante ………………
Antecedentes da reforma protestante ………….. Individualismo religioso e críticas á Igreja Católica …….. A Rutura teológica ………….. Martinho Lutero como voz discordante ……….. As Igrejas Reformadas : O luteranismo; calvinismo; anglicanismo…….. Outras Igrejas reformadas …….. Contra reforma e reforma católica ………. Reafirmação do dogma e do culto tradicional ……….. O encontro de culturas e as dificuldades de aceitação do principio da unidade de género humano ………….. Conceitos ………. Conclusão …………

3 A reforma protestante O grande cisma do ocidente;
O Grande Cisma foi uma crise religiosa que ocorreu na igreja católica de 1378 até 1417. Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avignon, na França, pois o Papa Clemente V foi levado pelo rei francês para residir em Avignon.

4 Antecedentes de Reforma Protestante
Grande Cisma do Ocidente .Conflitos entre a Santa Sé e a poder régio motivam uma divisão religiosa, com dois papas entre 1378 a 1417: um em Avinhão e outro em Roma Movimentos religiosos Procura de uma religiosidade mais intima e individualizada com Deus: .Devotio Moderna; . A imitação de Cristo, de Tomás de Kempis; .São Bernardino de Siena. Contestação á Igreja Católica .John Wicliff, em Inglaterra; .Jan huss, na Boémia; .Lourenço Valla, em Itália; .Erasmo de Roterdão .Savonarola, em Itália

5 Individualismo religioso e críticas á Igreja Católica
Nos finais da Idade Média a Cristandade e a Igreja romana viveram tempos difíceis. O cortejo de fomes, pestes e guerras, em que os séculos XIV e XV foram férteis, fez renascer os terrores apocalípticos e as preocupações com a salvação da alma, tanto mais se acreditava serem as calamidades punições divinas para os pecados dos homens.

6 A Rutura teológica Centrando-se na ideia de salvação da alma, Martinho Lutero, (filho de um mineiro alemão, que estudou na Universidade de Erfürt), teólogo bíblico, acreditava nas Sagradas Escrituras como um instrumento primordial no processo teológico e espiritual. Por esse mesmo motivo, quando a Igreja apresentou a ideia de que a salvação da alma podia ser conseguida através das boas práticas, como as peregrinações, as orações ou as esmolas, foi uma das vozes discordantes.

7 Martinho Lutero como voz discordante
Lutero criticou abertamente a Igreja, afixando na porta da catedral de Wittenberg as 95 Teses contra a Indulgencia, a 31 de outubro de Neste documento, colocava em causa os dogmas da Igreja, afirmando que a salvação da alma dependia da Fé e não das boas obras, como era o caso das indulgências.

8 Rutura teológica de Martinho Lutero – afixação das 95 teses contra as Indulgencias, na catedral de Wittenberg. Apoio da burguesia e da nobreza alemã Reforma Protestante Luteranismo . Salvação pela fé . Interpretação pessoal da Sagrada Escritura . Sacerdócio universal . Recusa do primado do papa . Dois sacramentos: batismo e eucaristia . Culto e lingua alemã Difusão do luteranismo . Panfletos . Sermões . Livros

9 As Igrejas Reformadas : O luteranismo
O luteranismo é um dos principais ramos do cristianismo ocidental, que tem por base a teologia de Martinho Lutero, um teólogo alemão. Surge a partir dos esforços de Lutero em reformar a doutrina e prática da Igreja Católica Apostólica Romana, até então a única Igreja existente no ocidente, o que originou a Reforma Protestante.

10 As Igrejas Reformadas : o calvinismo
O calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto um sistema teológico bíblico com raízes na Reforma Protestante, iniciado por João Calvino em Genebra no século XVI. O termo calvinismo pode ser enganoso, pois a tradição religiosa que por ele é identificada sempre foi diversificada, com uma vasta gama de influências, em vez de um único fundador.

11 As Igrejas Reformadas : o anglicanismo
Anglicanismo é a designação de uma tradição dentro do Cristianismo que inclui a Igreja da Inglaterra e outras igrejas historicamente ligadas àquela ou que têm crenças, práticas e estruturas semelhantes.[1] O termo Anglicano tem origem em eclésia anglicana, uma expressão medieval latina datada de, pelo menos, 1246, e que significa Igreja Inglesa. Os adeptos do Anglicanismo são designados por Anglicanos.

12 Outras Igrejas reformadas
Calvinismo . Salvação pela fé . Teoria da predestinação absoluta . Primazia das sagradas escrituras, aceitando apenas a sua interpretação . Sacerdócio universal . Autoridade da Igreja em detrimento do poder do estado . Dois sacramentos: batismo e eucaristia . Abolição do culto dos santos, imagens e relíquias. Anglicanismo . Salvação pela fé . Primazia das sagradas escrituras . Sacerdócio universal e abolição do celibato . Autoridade régia sobre a Igreja . Dois sacramentos: batismo e eucaristia . Abolição do culto dos santos, imagens e relíquias

13 Contra Reforma e Reforma Católica
Reafirmação do dogma e do culto tradicional Durante o século XVI a Cristandade foi colocada a prova com o aparecimento e difusão das doutrinas de Lutero, Calvino e outros reformadores. A Igreja de Roma acabaria por perder muitos dos seus constituintes pois os mesmos unir-se-iam aos ideais protestantes consolidando nova doutrinas, decidindo criar um movimento reformador próprio.

14 Contra-Reforma e reforma católica

15 Reafirmação do dogma e do culto tradicional
A igreja católica discutia e aplicava reformas desde o fim da Idade Média, porém com pouco impacto na igreja.Esta situação explica-se de duas formas : Pela ideia de que um concílio se pudesse desviar para assuntos políticos ; A falta de interesse dos papas – e sobertudo da cúria romana – que estavam habituados a viver com príncipes renascentistas e que não estavam dispostos a mudar as suas atitudes. Papa Paulo III conseguiu dar início à Contra-Reforma e à Reforma Católica, assente em três pilares : o Concílio de Trento, a criação da Companhia de Jesus e o reforço da Inquisição.

16 O encontro de culturas e as dificuldades de aceitação do principio da unidade de género humano
Até á expansão a conceção do homem era, assente na cultura clássica e medieval, e patenteada nas obras artísticas e literárias como um ser de semelhança a Deus. Os saberes teóricos modificaram-se, contribuindo para um discurso que colocava em causa o providencialismo.

17 Antes do alargamento do conhecimento do mundo
. Conceção do Homem influenciada pela Antiguidade Clássica e pela Idade Média . Providencialismo (Deus como criador do Homem e detentor da Sabedoria) Encontro de culturas Depois de alargamento do conhecimento do mundo . Interação com outras etnias . Etnocentrismo . Evangelização

18 Racismo – ideias de supremacia europeia e da religião cristã.
Escravatura – opressão de um povo mais forte sobre os mais fracos, sujeitando-o a condições de vida e de trabalho desumanas. Encontro entre povos Evangelização – ação missionária de contacto entre povos para difundir a fé cristã. Fenómeno da aculturação – interação entre dois povos, que resulta na adoção de elementos culturais, quer do povo dominado quer do povo dominante.

19 Conceitos Inquisição- Tribunal eclesiástico, fundado pelo papado no século XIII para investigar e julgar os batizados que não aceitavam a doutrina da Igreja Católica. No século XVI, foi novamente instituída para julgar e condenar os fiéis ao protestantismo. Providencialismo - é a crença filosófica de que Deus é o verdadeiro protagonista e sujeito da história, e por isso tudo deve ser atribuído à providência divina. O homem é apenas seu objeto, um instrumento nas mãos de Deus.

20 Bibliografia Fontes do Manual
PT&tab=wi&ei=AscvWYLYBMT0aNmJqrgE&ved=0EK ouCBUoAQ

21 Grupo Ana Moreira Nº2 – organização do conteúdo/ resumos
Ana Carvalho Nº3 - organização do powerpoint e coordenação do grupo Marco Ferreira Nº17 – Mariana Leão Nº18 – Tatiana Rocha Nº21 – organização dos conceitos e organização dos esquemas

22 Fim da apresentação Escola básica e Secundária de campo 2016/2017


Carregar ppt "A Renovação da espiritualidade e religiosidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google