A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reforma Protestante e Contrarreforma

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reforma Protestante e Contrarreforma"— Transcrição da apresentação:

1 Reforma Protestante e Contrarreforma

2 O que foi? Movimento iniciado no século XVI, na Alemanha, contrário aos abusos da Igreja Católica. Propunha uma reforma no catolicismo. A força da Igreja Católica ficou abalada com as mudanças culturais e econômicas na Europa.

3 Causas: O luxo da Igreja: pregavam a pobreza, mas viviam em meio a riquezas; Crítica a usura: empréstimos a juros; Simonia: venda de relíquias sagradas e cargos eclesiásticos; Venda de indulgências: de perdões; Tradução da Bíblia nas línguas locais e divulgação a partir da prensa móvel de Gutenberg.

4 Movimentos contra a Igreja:
John Wyclif ( ): sugeriu o confisco dos bens da Igreja e o voto de pobreza. O Estado deveria tomar posse das propriedades da Igreja e encarregar-se do sustento do clero.

5 John Huss: Adotou as ideias de Wyclif;
Pregava que qualquer pessoa podia comunicar-se com Deus sem a mediação sacramental e eclesial; Combate a remessa de dinheiro para o clero.

6

7 Martinho Lutero: Em 1517 se desentendeu com o dominicano Tetzel, que vendia indulgências em nome dom papa. Afixou as 95 Teses na porta da igreja de Wittenberg. Foi excomungado da Igreja em 1520.

8 Luteranismo: doutrina fundada por Lutero e que ganhou muitos adeptos na Europa, principalmente na Alemanha. Características: predestinação divina salvação pela fé Bíblia como único instrumento a ser pregado e seguido aboliu o culto as imagens crítica ao celibato

9 João Calvino: Iniciou a Reforma Calvinista, na Suíça.
Ideia de predestinação, na qual o trabalho e a prosperidade alcançada por meio dele são sinais de bênção divina e salvação da alma. Encorajava o trabalho e o lucro. Condenava os prazeres e os gastos.

10 O calvinismo correspondia aos interesses da burguesia.
Na França, os calvinistas eram chamados de huguenotes, na Inglaterra de puritanos, na Escócia de presbiterianos, na Holanda fundaram a Igreja Reformada.

11 Henrique VIII: Iniciou a Reforma Anglicana, na Inglaterra.
Henrique VIII havia solicitado ao papa a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena. Diante da recusa do papa, Henrique VIII rompeu com a Igreja, confiscando os seus bens.

12 Henrique VIII tornou-se o chefe da Igreja da Inglaterra, criando, em 1534, o anglicanismo.
Houve embate dos puritanos com os anglicanos, provocando a emigrações em massa para a América do Norte a partir do século XVII.

13 Noite de São Bartolomeu:
Conflito que ocorreu na França, em 1572. Os reis católicos desejavam reprimir os protestantes. 100 mil huguenotes foram mortos. Muitos outros ataques foram organizados contra os protestantes franceses.

14 Contrarreforma Foi a reação da Igreja Católica à Reforma Protestante.
As principais iniciativas da Contrarreforma foram a convocação do Concílio de Trento, a criação da Companhia de Jesus, o índex e a intensificação das atividades do Tribunal da Inquisição.

15 Concílio de Trento: reunião da cúpula da Igreja Católica, que condenou a doutrina protestante.
Índex: lista de livros proibidos pela Igreja Católica. Companhia de Jesus: ordem religiosa criada por Inácio de Loyola, na Espanha, para espalhar a fé católica e combater as ideias protestantes.

16 Tribunal da Inquisição: instrumento de terror utilizado pela Igreja Católica contra todos que divergiam de sua doutrina – os hereges. As práticas envolviam interrogatórios, tortura e morte.


Carregar ppt "Reforma Protestante e Contrarreforma"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google