A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Subsídio conceitual para o Dia das Mães

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Subsídio conceitual para o Dia das Mães"— Transcrição da apresentação:

1 Subsídio conceitual para o Dia das Mães
“Uma devoção terna e filial por nossa Boa Mãe vos anime em todo o tempo e em todas as circunstâncias.” (Champagnat)

2 Inspiração Maio: mês de Maria, mês das mães. Celebração do sentido profundo de cuidado e relação com a vida. Vida que nasce e acontece aos olhares de quem ama e acompanha, com o ventre ou com o coração.

3 Subsídios para reflexão
Maria, mãe, educadora e discípula de Jesus. Ela é modelo de vida cristã, exemplo de serviço e presença afetiva junto ao seu filho. Um modelo singular de mãe e mulher. Champagnat, ao chamá-la de Boa Mãe, traz neste nome a inspiração, o zelo e o cuidado na relação de ternura e afeto à mãe maior. Foi a devoção familiar de Champagnat e sua crença nas características marianas, que inspiraram o nome da Congregação. Como mãe educadora de Jesus, Maria propicia ao seu filho a possibilidade de "crescer em estatura, sabedoria e graça" (Lc 2, 52), desenvolvendo nele as suas potencialidades, preparando-o para a vida e para a grandeza da sua missão junto à humanidade. Este é um desafio que ainda hoje é presente para todas as famílias, em especial às mães, a quem homenageamos neste mês. Maria, mãe, mulher... sua ternura nos inspira, sua bondade e perseverança frente às adversidades nos permite acreditar que existem possibilidades, que Deus é presente e nos dá serenidade. Sua presença afetiva e significativa na vida de seu filho e junto aos discípulos nos anima a compreender o sentido maior da palavra ‘mãe’. Maria soube dar os ‘sins’ necessários à educação do seu filho, nos ensinando limites, respeito à educação e ao cuidado. Nos mostrou o quanto devemos ser presença afetiva e transformadora na defesa e proteção dos direitos.

4 Subsídios para reflexão
Champagnat promoveu o modelo de Maria, a Boa Mãe, como recurso habitual na busca de uma educação mariana. Ao se dirigir às mães alentou-as: “Roguem ao divino Jesus, que tanto amou as crianças, que abençoe seu filhinho, a fim de que, crescendo em idade, cresça também em sabedoria e graça. Logo que começar a falar, ensinem-lhe a repetir frequentemente os santos nomes de Jesus e Maria. Habituem-no a fazer isto de manhã à noite. Mantenham-no junto a vocês. Não lhe permitam frequentar maus companheiros ou quaisquer pessoas que poderiam escandalizá-lo. Deem-lhe sempre bons exemplos. [...] Habituem-no a dirigir-lhe todos os dias algumas orações e a recorrer a Ela (Nossa Senhora) em todas as necessidades, com inteira confiança”. (CHAMPAGNAT, apud, FURET, 1999, p.46-47)


Carregar ppt "Subsídio conceitual para o Dia das Mães"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google