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Gestão estratégica.

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Apresentação em tema: "Gestão estratégica."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão estratégica

2 Premissas Básicas A situação particular de cada organização imporá qual a estratégia a ser adotada. A disponibilidade financeira, experiência de mercado, vantagens diferencias, imagem de marca, vulnerabilidade, devem ser levadas em conta no momento de se definir a estratégia a ser adotada. Processo inicia-se com a análise do ambiente.

3 Análise de questões críticas
Quais os propósitos e objetivos da organização? Para onde a organização está indo no momento? Que fatores ambientais críticos a organização está enfrentando? O que pode ser feito para alcançar os objetivos organizacionais?

4 Análise dos fatores internos e externos
Situação global da empresa. Levantar pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Analisar cuidadosamente e formular as estratégias

5 Tipos de estratégias Estratégias organizacionais: geradas para a realização de objetivos globais da empresa. Estratégias de negócios: projetadas para contribuir de forma efetiva com o processo de tomada de decisão das divisões ou UEN´s. Estratégias funcionais: envolve a tomada de decisão por especialistas em cada área funcional da empresa

6 POSTURA ESTRATÉGICA DE SOBREVIVÊNCIA
Deve ser adotada pela empresa quando não existe outra alternativa - quando o ambiente e a empresa estão em situação inadequada ou apresentam perspectivas negras – alto índice de pontos fracos internos e ameaças externas.

7 POSTURA ESTRATÉGICA DE SOBREVIVÊNCIA
Redução de custos Redução de todos os custos possíveis para que possa substituir. Reduzir pessoal, níveis de estoque, diminuir compras, custos de promoção, etc. Desinvestimentos Linhas de produtos que deixam de ser interessantes ou não correspondem às expectativas de lucro. São desarticulados para não comprometer a empresa como um todo. Liquidação de negócio É uma estratégia usada em último caso, quanto não existe outra saída a não ser fechar o negócio. Normalmente a empresa se dedica a um único negócio ou produto, que após entrar em declínio, não foi substituído.

8 POSTURA ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO
A empresa identifica um ambiente com predominância de ameaças, entretanto, possui uma série de pontos fortes (disponibilidade financeira, recursos humanos, tecnologia) que possibilitam além de querer sobreviver, também manter sua posição conquistada até o momento.

9 POSTURA ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO
Estratégia de estabilidade: Manutenção de um estado de equilíbrio ameaçado. Busca equilibrar os fluxos de receitas e de despesas para atingir os alvos desejados de lucro e de participação no mercado. Estratégia de nicho: Procura dominar um segmento de mercado em que atua, concentrando esforços e recursos para preservar algumas vantagens competitivas. A empresa só se dedica a um único produto, ou único mercado, ou único negócio, e não há interesse em desviar seus recursos para outra direção. Estratégia de especialização: A empresa procura conquistar ou manter liderança no mercado através da concentração dos esforços de expansão em uma única ou poucas atividades. A vantagem da especialização é a redução dos custos unitários pelo processamento em massa. Possui vantagem sobre seus concorrentes por deter tecnologia aprimorada.

10 POSTURA ESTRATÉGICA DE CRESCIMENTO
Apesar de existirem pontos fracos na organização, o ambiente está proporcionando situações favoráveis que podem se tornar oportunidades de desenvolvimento.

11 POSTURA ESTRATÉGICA DE CRESCIMENTO
Estratégia de inovação: A empresa está buscando antecipar-se aos seus concorrentes, através do lançamento de novos produtos e serviços. Possui acesso direto e fácil às informações necessárias num mercado de rápida evolução tecnológica. Procura desenvolver um produto inédito. É uma das mais adequadas nos momentos de incerteza no mercado, se for mantida a criativa vigilância de novas tendências. Estratégia de joint venture Estratégia usada para entrar em um novo mercado, onde duas empresas se associam para produzir um produto. Uma entra com tecnologia e a outra com capital. Fatores a serem observados são: concorrência, mecanismo de controle do governo e rentabilidade. Estratégia de fusão Corresponde a combinação de dois ou mais negócios, na qual um adquire os direitos e obrigações do outro em troca de ações ou dinheiro, ou empresas são dissolvidas e direitos e obrigações são combinados e novas ações são emitidas.

12 POSTURA ESTRATÉGICA DE DESENVOLVIMENTO
Predominância de pontos fortes e oportunidades. Pode-se procurar novos mercados e clientes, diferentes dos conhecidos ou procurar novas tecnologias diferentes daquelas que a empresa domina.

13 POSTURA ESTRATÉGICA DE DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento de mercado Procura maiores vendas, levando seus produtos a outros mercados. Exige realinhamento das relações e dos procedimentos organizacionais. São exigidos recursos adicionais – tanto financeiros como humanos. Deve-se avaliar influências ambientais, potencial de mercado, situação competitiva e viabilidade financeira. Desenvolvimento de produtos ou serviços Empresa procura maiores vendas mediante o desenvolvimento de melhores produtos e/ou serviços para seus mercados atuais. Novas características do produto ou serviços. Variações de qualidade. Desenvolvimento financeiro Fusão de uma empresa que apresenta poucos recursos financeiros e grandes oportunidades ambientais e outra empresa que apresenta o inverso – ponto forte em recursos financeiros e poucas oportunidades ambientais.

14 Por hoje é só...


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