A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERTEXTUALIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERTEXTUALIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 INTERTEXTUALIDADE

2 Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. 

3 Paráfrase Há uma reafirmação das ideias do texto fonte. É utilizado um tema previamente explorado por outro autor na criação de um novo texto com estrutura e estilo próprios.

4 MEUS OITO ANOS Oh que saudades que eu tenho Da aurora de minha vida Das horas De minha infância Que os anos não trazem mais Naquele quintal de terra! Da rua de Santo Antônio Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais [...] Oswald de Andrade MEUS OITO ANOS  Oh! que saudades que tenho  Da aurora da minha vida,  Da minha infância querida  Que os anos não trazem mais!  Que amor, que sonhos, que flores,  Naquelas tardes fagueiras  À sombra das bananeiras,  Debaixo dos laranjais!  [...]  Casimiro de Abreu 

5 Paródia Na paródia, ocorre a subversão da temática do texto fonte, alterando e contrariando o que foi expresso anteriormente de forma irônica e satírica. 

6 Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam Não gorjeiam como lá. (Gonçalves Dias, “Canção do exílio”). Minha terra tem palmares onde gorjeia o mar os passarinhos daqui não cantam como os de lá. (Oswald de Andrade, “Canto de regresso à pátria”).

7 é feita a sugestão ou insinuação de um acontecimento, personalidade, personagem, local, obra,... Não é apresentada a intertextualidade de forma direta, mas sim através da apresentação de características simbólicas.  Alusão

8

9 Pastiche No pastiche, há a imitação direta do estilo de outros autores, mesclando esses diversos estilos numa única obra. 

10 Chopis Centis Mamonas Assassinas Eu di um beijo nela E chamei pra passear A gente fomos no shopping Pra mó de a gente lanchar Comi uns bichos estranhos Com um tal de gergelim Até que tava gostoso Mas eu prefiro aipim Quanta gente Quanta alegria A minha felicidade É um crediário Nas Casas Bahia

11 Epígrafe Um texto inicial que tem como objetivo a abertura de uma narrativa. Trata-se de um registro escrito introdutório que possui a capacidade de sintetizar a filosofia do escritor.

12

13 Nesse caso, utiliza-se as próprias palavras de um texto-fonte, referida por meio de aspas já que se trata da enunciação de outro autor. Do contrário, se a citação não apresentar a fonte, ela é considerada “plágio”. Citação

14 Em entrevista à revista Veja (1994) Milton Santos aponta: “A geografia brasileira seria outra se todos os brasileiros fossem verdadeiros cidadãos. O volume e a velocidade das migrações seriam menores. As pessoas valem pouco onde estão e saem correndo em busca do valor que não têm”.

15 Bricolagem ocorre por meio da “colagem” de diversos textos, ou seja, um texto é constituído a partir de fragmentos de outros, e por isso, se aproxima do conceito de hipertexto. 

16 Monte Casteo Legião Urbana
Ainda que eu falasse A língua dos homens E falasse a língua dos anjos Sem amor eu nada seria É só o amor! É só o amor Que conhece o que é verdade O amor é bom, não quer o mal Não sente inveja ou se envaidece O amor é o fogo que arde sem se ver É ferida que dói e não se sente É um contentamento descontente É dor que desatina sem doer Carta de São Paulo aos Coríntios + Soneto de Camões

17 Referências é um conjunto de elementos de uma obra escrita (como título, autor, editora, local de publicação e outras) que permite a sua identificação.

18 AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR CONDITIONING ENGINEERS. ASHRAE : Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy. Atlanta, 2004. BATTLE, Guy; McCARTHY, Christopher. Sustainable ecosystems and the built environment. London: Academy Press, 2001. BRANDÃO, Rafael. Acesso ao sol e à luz natural: avaliação do impacto de novas edificações no desempenho térmico, luminoso e energético do seu entorno Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.


Carregar ppt "INTERTEXTUALIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google