A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conselho Gestor do Plano de Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e Sisal GT Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conselho Gestor do Plano de Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e Sisal GT Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e."— Transcrição da apresentação:

1 Conselho Gestor do Plano de Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e Sisal GT Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e Sisal Santo Amaro - BA

2 Conselho gestor Formação participativa de gerenciar decisões e ações de interesse de segmentos específicos com a contribuição de coletivos, através de seus representantes.

3 Como é formado um Conselho?
O Conselho é formado por pessoas que atuam numa área específica mas como é difícil ter todos presentes nas reuniões, são eleitos representantes.

4 Plano de Salvaguarda É um plano que define diretrizes, ações e metas a serem realizadas, tendo como objetivo maior a salvaguarda, ou seja, o estímulo, o apoio, o fomento à capoeira, para que os saberes ligados a ela sejam sempre preservados e transmitidos para quem vem adiante, os jovens capoeiristas: os conhecimentos ligados aos toques, os movimentos as histórias, as mandingas e rituais da capoeira e dos velhos mestres.

5 Salvaguardar também significa buscar estratégias para que os capoeiristas possam viver dignamente da sua arte, ser reconhecidos e atuar como educadores e ter apoio quando atuam no exterior, entre outros.

6 GT GT é a sigla de Grupo de trabalho.
Como o Conselho é formado por representantes, esses precisam estar em contato com os seus representados, tanto para ouvi-los em suas demandas, para prestar contas sobre o andamento das ações a serem implementadas quanto para, com mais propriedade, garantir o proposto no Plano de Salvaguarda, ou seja: tomar medidas para proteger e defender a capoeira. .

7 Contextualização Por iniciativa da comunidade capoeira foi realizado um Seminário sob a coordenação da ACARBO – e mais comissão integrada por representantes de cinco grupos diferentes: Mestre Felipe, Magrão, Mestre Macaco, Cristiano e Wiliane e com a participação da Casa do Samba, entre 02 a 05 de maio de 2013 em Santo Amaro. O valor captado para a realização foi de R$ 8.000, pela produtora Hélio Mauri Produções, sendo que R$ 2.000,00 ficou para a produtora.

8 Foram discutidos os quatro eixos:
Identidade e diversidade; Educação, Esporte e Lazer; Profissionalização e regulamentação; Fomento, sustentabilidade e internacionalização.

9 Outro Seminário foi realizado em Irará .
...Aguardando dados para preenchimento.

10 A partir do final de 2013, O IPHAN na Bahia realizou os Seminários “Salve a Capoeira”, com os objetivos de: 1 Construir um Plano de Salvaguarda para a capoeira na Bahia. 2 Formar um Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Estado.

11 Nos seminários realizados em Salvador, Ilhéus, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Livramento de N. Sra., Bom Jesus da Lapa, Ribeira do Pombal, Lençóis, Eunápolis, GT Angoleiros, entre 2-13 e 2014, foram formados 09 (nove) Grupos de Trabalho. Em abril de 2016 foram reunidos os representantes dos GTs em Salvador e eleito o Conselho Gestor.

12 Plano de Salvaguarda da Capoeira na Bahia
Nas reuniões dos GTs foram elaboradas propostas que passaram a integrar o Plano de Salvaguarda. O Plano é uma projeção do que será necessário fazer pela e para a capoeira nos próximos dez anos.

13 As propostas elaboradas atendem a quatro eixos:
Identidade e diversidade; Educação, Esporte e Lazer; Profissionalização e regulamentação; Fomento, sustentabilidade e internacionalização.

14 O Plano define o que deve ser feito, quem deve realizar as ações, com quais apoios, em quanto tempo e para qual público. Define também as prioridades e estabelece um cronograma de ações.

15 Atribuições do Conselho Gestor da Capoeira
É um coletivo que terá responsabilidade de dialogar diretamente com o IPHAN e com outros órgãos públicos parceiros para dar encaminhamentos às ações do Plano de Salvaguarda, sendo consultado quando da formulação e implementação de políticas públicas para a capoeira. Atuará como representante da capoeira baiana junto a esses órgãos e deverá promover a comunicação ente eles e a comunidade da capoeira. Terá papel deliberativo (tomada de decisões) e executivo (execução das ações) em relação às ações do Plano de Salvaguarda.

16 Composição do conselho gestor
Representantes de todo o Estado da Bahia, eleitos dentre os que participaram do Seminário Estadual realizado em Salvador nos dias 29 e 30 de abril de 2016.

17 Membros do Conselho no macroterritório
PORTAL DO SERTÃO Titular: Maria Cristina dos Anjos Ramos Suplente: Adriano Pereira RECÔNCAVO Titular: Raimundo José das Neves Suplente: Nelson SISAL Titular: Décio Luís de Jesus D Suplente: Deronildes Santos Oliveira FEIRA DE SANTANA Titular: Maria Fulgência Silva Bomfim Suplente: Thiago Brito Menezes CAPOEIRA ANGOLA Suplente: Luciano dos Reis Silva

18 Mandato do Conselho Gestor
A duração do mandato dos conselheiros é temporária e será definida no Regimento Interno.

19 Ações do Conselho Gestor
A primeira ação do Conselho Gestor será a aprovação de um Regimento Interno. Ampliação dos GT nos Macroterritórios. A formação de GT em outras partes do Estado não contempladas até agora. A implementação das ações que compõem o Plano de Salvaguarda.


Carregar ppt "Conselho Gestor do Plano de Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e Sisal GT Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google