A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação EM MARKETING

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação EM MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação EM MARKETING
PROF. JADIEL MESTRE BEL. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESP. REDES CONVERGENTES ESP. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR WHATSAPP(81)

2 Sistemas Não apenas da área computacional.
Visão agregativa após 2ª Guerra Mundial. Termo usado para entender melhor os elementos de qualquer área através de um exame de seus itens internos e externos. TGS: Teoria Geral de Sistemas Objetivo e Totalidade, visão ampla dos aspectos ligados a determinado assunto.

3 Sistema Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Exemplos: Sistema de Telecomunicações; Sistema Urbano; Sistema Bancário, etc.

4 Sistema (conceitos) Um sistema pode ser composto por diversos sub-sistema para facilitar seu entendimento e gerenciamento. Sub-sistema: sistema menor que possui seus próprios elementos e fazem parte de um sistema maior.

5 Sistema (conceitos) Sistema Urbano Sistema de Saúde
Sistema de transporte Sistema de Eletricidade Sistema de Esporte e Cultura Sistema de Saúde Sistema de Água e Esgoto Sistema Urbano

6 Tipos de sistemas Sistema Fechado: não dependem e não sofrem influência de fatores externos. Exemplos: Relógio, máquina. Sistema Aberto: depende e sofre influência de fatores internos e externos a ele. Exemplos: Sistemas biológicos, sistemas sociais.

7 Empresa  Sistema Aberto
A Empresa A empresa excede suas atividades internas e é necessário a criação de um modelo sintetizado das diversas funções com as suas relações entre o ambiente interno e externo. Empresa  Sistema Aberto Tal visão ressalta que o ambiente em que vive a empresa é essencialmente dinâmico, fazendo com que um sistema organizacional, para sobreviver, tenha de responder eficazmente às pressões exercidas pelas mudanças contínuas e rápidas do ambiente.

8 O Sistema Aberto Empresa
Sistema Empresa Processamento Entradas Matéria-prima Trabalhadores Equipamentos, etc. Saídas Produtos, Bens ou Serviços Ambiente Economia Recursos Naturais Política Concorrência Leis, Conceitos e Padrões Sociedade Tecnologia

9 Visão sistêmica na empresa
Compreende 3 escolas ideológicas: Cibernética e administração; Teoria matemática da administração; Teoria de sistemas. Cibernética: Conjunto formado pelos processos e sistemas que transformam a informação e a concretizam em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc.

10 Visão sistêmica na empresa
O vínculo da Cibernética com a Administração se faz nos pontos de controle com realimentação. Realimentação: Mecanismo para comparar as saídas do sistema com um padrão para desenvolver mecanismos reguladores que aproximem a saída de um padrão estabelecido.

11 Organização empresarial
É caracterizada como um sistema aberto. O que impõe a necessidade de uma realimentação no sistema para que a mesma possa ter agilidade de resposta às flutuações com o intuito de sobreviver no ambiente onde se encontra.

12 Estruturação sistêmica da empresa
Dados: Conjunto que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada. Informação: São os dados organizados e classificados para suprir um objetivo específico.

13 Estruturação sistêmica da empresa
Sistema de Informação: É todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada que tenham por fim gerar informações de saída para suprir determinadas necessidades. Permite ainda: Manter o fluxo de informações na empresa; Criar relacionamentos entre os sub-sistemas (departamentos).

14 Por que tal visão? Para a empresa os maiores problemas para a tomada de decisões são: Disponibilidade da informação; Rapidez de degradação de informação. Só um Sistema de Informação pode manter uma base concreta para um bom processo de tomada de decisões. Decisões bem tomadas = Estabilidade.

15 Tecnologia da Informação
Base estrutural para um ambiente onde os dados possam ser corretamente coletados e as informações corretamente processadas e distribuídas em toda a organização.

16 Indicadores Para poder medir o rendimento empresarial com relação a sua capacidade de resposta utiliza-se os indicadores abaixo: Eficiência: Indicador da capacidade que uma empresa tem de resolver problema internos. Eficácia: Indicador da capacidade que uma empresa tem de resolver problema externos.

17 Classificação de Sistemas
Nível de Responsabilidade de decisão Sistemas Empresariais Básicos Sistemas de Automação de Escritório Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Suporte a Decisão Sistemas de Suporte Executivo Sistemas Especialistas Quantidade de pessoas envolvidas


Carregar ppt "Sistemas de Informação EM MARKETING"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google