A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Línguas Germânicas 07.11.16.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Línguas Germânicas 07.11.16."— Transcrição da apresentação:

1 As Línguas Germânicas

2

3 Diferenças dialetais A divisão tradicional
Norte (as línguas escandinavas) Leste (o gótico, que se expandiu para a bacia do Danúbio na época das grandes invasões [a partir de AD]) Oeste (alto e baixo alemão, holandês, flamengo, frísio e inglês) Do ponto de vista dialetal, o principal agrupamento de dialetos está no Germânico Ocidental Dialetos do Baixo Alemão [ao N. da linha de Benrath] Dialetos do Alto Alemão [incluindo alemão padrão] Dialetos do Baixo Francônio Dialetos anglo-frísios [incluindo o inglês]

4 As migrações Marija Gimbutas associa a cultura Beaker (Campaniforme) a.C. com a expansão indo-europeia ocidental; a cultura Corded-ware cerca de 1800 representaria a expansão de um grupo setentrional (germânico + balto-eslavo); a partir do período do Bronze Nórdico ( a.C.) se encontraria a gestação das línguas germânicas, na região que compreende o sul da Escandinávia e o norte da Alemanha. A Linha de Benrath, durante a maior parte desse período, coincidia com a fronteira linguística germânico-céltica. Elementos da Idade do Ferro (após 1000 a.C.) começam a entrar na cultura da região Nórdica, por influência de seus vizinhos celtas do S. Por volta de a.C. os germanos começam a se expandir para o S. em direção aos Alpes, deixando os celtas a O. do Reno.

5 As migrações Uma invasão à Gália Cisalpina (Cimbri et Teutones) é interceptada por C. Marius na Narbonensis, em 102 a.C. Ele teria morto guerreiros. O grande período de Invasões se estende de 300 a 700 AD, com os germânicos se expandindo para o S., dominando virtualmente todo o Império Romano Ocidental. As causas dessa expansão podem estar ligadas a eventos climáticos (a chamada Flutuação Norte-Atlântica, ou eventos Bond). Gerard C. Bond identificou o pico de um desses eventos em 1400 a.a.p. (600 AD). A grande expansão deu origem a uma série de reinos cuja classe dominante era germânica, ainda que a maior parte da população não o fosse.

6 Contatos com o Latim A partir do contato com os romanos, os germanos assimilaram uma série de elementos, a começar pela escrita (alfabeto rúnico, adaptado do latino) – inscrição de Vimose, cerca de 160 AD [harja]. A partir do contato, uma série de palavras latinas (sobretudo latim vulgar) passou para o germânico (vinum, caupo, moneta, catinus, coquina, caulis, cepulla, callix). Da mesma forma, palavras germânicas passaram para o latim (vulgar): harpa, sabão, sopa, ganso.

7

8 A língua gótica Primeiro texto consistente completo em uma língua germânica é a bíblia de Wulfila ( ), filho de escravos capadócios capturados pelos invasores góticos. Wulfila era um adepto do arianismo (“heresia” que afirmava que o Filho foi criado [não apenas gerado] pelo Pai e não preexistia desde o início do Universo]. Por sua influência, a classe dominante dos godos se tornou ariana, apesar de a maior parte de seus súditos praticarem alguma forma ortodoxa [gerado, não criado]. Ainda se discute o local de origem dos godos. O nome Götaland é dado para a porção meridional da Suécia. Os domínios dos godos se estenderam da Península Ibérica até os Urais, muito embora nunca tenham constituído uma unidade política.

9 A língua gótica Ermanarico [Aermanareiks], morto em 376, estendeu seus domínios até os montes Urais. Após o colapso dos reinos góticos (em 800 quase não restava mais nenhum), restou muito poucos vestígios da língua gótica. O gótico da Crimeia pode estar entre esses vestígios (se não descender da língua de imigrantes germanófonos medievais).

10 Expansão e divisão dialetal
A principal divisão dialetal é a que existe entre o germânico setentrional e o ocidental. O germânico setentrional é caracterizado pela colocação do artigo definido como um enclítico, além de um conjunto de palavras específico: barn, elv, fjell, smør, by. Algumas dessas formas penetraram no inglês devido às invasões nórdicas. No germânico ocidental, a principal divisão é a que existe entre os dialetos alterados pela segunda mutação consonântica (o alto-alemão) e os não alterados (Plattdeutsch, holandês, flamengo, frísio e inglês). A segunda mutação consonântica ocorreu nos dialetos ao s. da linha de Speyer entre 400 e 700 AD.

11 Expansão e divisão dialetal


Carregar ppt "As Línguas Germânicas 07.11.16."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google