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Distribuição Física.

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Apresentação em tema: "Distribuição Física."— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição Física

2 Distribuição Física Ramo da logística que trata da movimentação,estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma Foco da distribuição física: preocupação com os bens acabados e semi-acabados

3 Distribuição Física – lida com 2 tipos de mercado:
Usuários finais: usam o produto para satisfazer suas necessidades (consumidores finais) ou criam novos produtos (consumidores industriais) Intermediários: não consomem o produto, mas o oferecem para revenda, geralmente para outros intermediários ou consumidores finais. Diferença básica entre os 2: volume e perfil da compra: firmas de manufatura (usuários finais) e intermediários (distribuidores, varejistas) compram em grande quantidade enquanto que consumidores finais compram com maior frequencia e em pequenas quantidades.

4 Configurações estratégicas diferentes de distribuição:
Entrega direta a partir de estoques de fábrica Entrega direta a partir de vendedores ou de linha de produção Entrega feita utilizando um sistema de depósito

5 Tarefa da administração da distribuição física se desenvolve em 3 níveis:
Estratégico: Como deve ser nosso sistema de distribuição? O sistema é moldado de forma geral: Localização dos armazéns Seleção dos modais de transporte Projeto do sistema de processamento de pedidos Tático: Como o sistema de distribuição pode ser utilizado da melhor maneira possível? Preocupação com a utilização de recursos / planejamento de curto prazo: Utilização eficiente de seus equipamentos e facilidades, como: Caminhões: podem movimentar-se sem estar totalmente carregados? Armazéns:estarão totalmente ocupados? Dispositivo para transmissão de pedidos: ficará ocioso? Operacional: Refere-se às tarefas diárias que devem ser desempenhadas: Recolher produtos dos estoques armazenados Carregar caminhões para entrega Embalar produtos para carregamento.

6 3 conceitos importantes relacionados à distribuição física:
A compensação de custos (trade-offs) O conceito do custo total O conceito do sistema total

7 1. A compensação de custos (trade-offs)
Custos das várias atividades das firmas muitas vezes exibem características que colocam essas atividades em conflito econômico entre si Importante: buscar um balanceamento ou uma compensação desses custos conflitantes → menor custo para o sistema de distribuição como um todo.

8 A compensação de custos
Custo de processamento de pedidos Custo total (soma dos custos de transporte, estoque e processamento de pedidos) Custo de transporte Custo $ Total de armazéns no sistema de distribuição Custo de estoque

9 2. O conceito de custo total
Conceito de custo total e compensação de custos caminham lado a lado O conceito de custo total reconhece que os custos individuais exibem comportamentos conflitantes, devendo ser examinados coletivamente e balanceados no ótimo Importância da idéia de custo total: decisão de quais atividades da firma deveriam ser agrupadas e denominadas “distribuição física” e argumento básico para o gerenciamento coletivo das funções logísticas.

10 Custo total e compensação de custos na seleção do modo de transporte
Custo total (soma dos custos de transporte, estoque e processamento de pedidos) Custo de transporte Custo de estoque Custo $ Alternativas de modo de transporte Trem Caminhão Avião Custo de processamento de pedidos

11 Exemplo de custos para diferentes tipos de transporte
Classe de custo Carga aérea Caminhão Trem Transporte $756,080 $673,296 $645,216 Manutenção de estoques $378,450 $530,478 Processamento de pedidos Sem Relevância Custo total $1.134,530 $1.203,774 $1.175,694

12 3. O conceito do sistema total
Representa uma filosofia para gerenciamento da distribuição que considera todos os fatores afetados de alguma forma pelos efeitos da decisão tomada. É uma extensão do conceito de custo total Observa os problemas de distribuição em termos abrangentes para descobrir relações que, se forem negligenciadas, poderiam levar a decisões subótimas.

13 Relacionamento entre Distribuição Física e Marketing
Distribuição física = à outra metade do marketing Marketing é uma mistura de produto, lugar (distribuição física), promoção e preço → marketing mix A distribuição física contribui para a missão do marketing, que é gerar lucro para a empresa

14 Relacionamento entre Distribuição Física e Marketing
Propósitos do marketing: obter demanda e atender à demanda → aqui entra a distribuição física Nível de serviço oferecido pode auxiliar, inclusive, no aumento à demanda Ao mesmo tempo esforços de marketing podem ajudar a controlar a distribuição física

15 Relacionamento entre distribuição física e produção
A programação da produção e a movimentação de bens devem ser planejadas como um problema conjunto As atividades de distribuição física devem ser estrategicamente interligadas às funções produção e vendas da empresa → o desempenho da gerência de cada uma delas é afetado pelos níveis das atividades de distribuição

16 Relacionamento entre distribuição física e produção
É responsabilidade da distribuição física iniciar os pedidos de ressuprimento para abastecer os estoques dos armazéns → custos de produção devem ser levados em conta, para que se trabalhe com um seqüenciamento e tamanho de lotes adequados A produção também deve considerar o custo de distribuição (principalmente neste caso transporte estocagem) nas decisões de seqüenciamento do produto O padrão da distribuição determina as quantidades e os tipos de produtos fabricados em cada uma das plantas que compõem a rede logística.


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