Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuel Arantes Natal Alterado mais de 6 anos atrás
1
MatMídia UFPa Prof. Marcos Diniz e Profa. Ataíde Lucas Paixão
Montanhas de Areia MatMídia UFPa Prof. Marcos Diniz e Profa. Ataíde Lucas Paixão
2
Introdução Formação de figuras e o desfecho de areia em placas planas.
3
Tipos de Placas Planas Existem vários tipos de placas, cada uma com sua especificidade que formam figuras de acordo com sua forma. O quadrado, retângulo, círculo, triângulo, e até mesmo figuras de formas estranhas (não-convexas).
4
QUADRADO Sua projeção de cima (espinha do polígono) são suas diagonais. Unicamente para esta figura vale esta propriedade.
5
RETÂNGULO No caso do retângulo sua projeção se dá por um poliedro na forma de um telhado de 4 águas. O que nos mostra que nem sempre a projeção parte das diagonais do polígono.
6
Espinha do Polígono Vamos definir o ponto:
Sendo A um ponto e S a espinha do polígono (projeção vista de cima). A pertence a S se o ponto está equidistante de dois bordos do polígono. Os pontos que equidistam do bordo formam a espinha.
7
Cada ponto da espinha é centro de uma circunferência que tangenciam no mínimo dois bordos do polígono.
8
Conclusão A espinha do polígono é o lugar geométrico formado pelos centros de circunferências que tangenciam dois ou mais lados do polígono.
9
CÍRCULO Quais são os pontos do círculo que equidistam do bordo?
10
Objetivos de estudar a matemática das montanhas de areias
Aplicar a matemática no cotidiano dos alunos do ensino básico. Apresentar conceitos fundamentais da Geometria Plana para alunos do ensino médio. Interagir fortemente com a turma, de uma forma dinâmica. Elaborar um questionário sobre possíveis dúvidas na explicação do próprio professor.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.