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PublicouRafaela Bergler Bergmann Alterado mais de 6 anos atrás
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CURSOS PROFISSIONAIS REUNIÃO DE 14/09/15
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→Portaria n.º 165‐ B/2015, de 3 de junho (prosseguimento de estudos)
CURSOS PROFISSIONAIS Legislação: →Portaria nº 74-A/2013 de 15 de fevereiro →Decreto-Lei nº 139/2012 de 5 de julho (currículos e avaliação) Decreto-Lei n.º 91/2013 de 10 de julho (altera DL 139, carga horária) → Despacho 14758/ ª série, de 23 Julho Despacho nº 9815-A/2012, de 19 de Julho (altera despacho 14758) →Portaria n.º 165‐ B/2015, de 3 de junho (prosseguimento de estudos) → Lei nº 51/2012 de 5 de setembro (Estatuto do aluno) Regulamento dos Cursos Profissionais Regulamento do C P Restauração Informações sobre cursos profissionais: Portarias de cada curso, programas, referenciais, legislação Cursos com referenciais de formação: . Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos . Técnico de Apoio à Infância + T. Multimédia (Perfil de desempenho)
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CURSOS PROFISSIONAIS Línguas estrangeiras: Os alunos que concluíram o 9º ano de CEF (exceto Bar) têm de iniciar uma segunda língua estrangeira. (Alunos que concluíram o 8º ano com duas línguas estrangeiras não estão sujeitos a esta obrigatoriedade) (Confirmar as inscrições / nível da LE II). Exames de Julho e Setembro: Fazer o registo dos módulos concluídos (ata da reunião intercalar) Confirmar a situação dos alunos com transição condicionada. Manuais escolares: Disciplinas da Formação Sociocultural Sociologia
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Verificar que se foram cumpridas as cargas horárias dos módulos.
CURSOS PROFISSIONAIS PLANIFICAÇÕES: GSTOR e INOVAR (cronograma) Devem ser respeitadas as cargas horárias propostas para cada módulo, se tal não acontecer deve ficar justificado em ata o motivo da alteração. Verificar no Inovar o nº de módulos e os arredondamentos de horas para tempos. O nº de módulos e horas tem de coincidir com o que está no cronograma de cada curso. (Atenção à junção de disciplinas em vários cursos: uniformizar) Confirmar a carga horária total da disciplina: por vezes é superior à soma do nº de horas dos módulos estipulados. Verificar que se foram cumpridas as cargas horárias dos módulos.
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CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO:
CURSOS PROFISSIONAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO: Formação Sociocultural e Cientifica: Formação Técnica: - Domínio Cognitivo (60% - 12v) - Domínio das Atitudes e Valores (40% - 8v) - Domínio Cognitivo (80% - 16v) - Domínio das Atitudes e Valores (20% - 4v)
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CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DA FCT (2º e 3º) E PAP (3º)
CURSOS PROFISSIONAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DA FCT (2º e 3º) E PAP (3º) Elaborar / Rever???? (FCT – incluir relatório) PAP + proposta de data: aprovação em CP Dar a conhecer aos alunos Entregar os critérios da PAP até 2 de outubro. No 3º ano registar e contabilizar as horas de orientação PAP e FCT para efeitos de assiduidade: 20h (para o 1º e 2º Período, estão marcadas nos horários).
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Horas definidas no cronograma
CURSOS PROFISSIONAIS FCT – 2º ano FCT – 3º ano Quando realizar? Interrupções + final do ano Reunião de DC por ano Uniformizar calendário (até???) Fazer Pauta. CPI - Registar em impresso próprio todas as atividades a contabilizar para a FCT + avaliação. Horas definidas no cronograma
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GSTOR Inovar ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS: Dossiê de Direção de Curso
CURSOS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS: Dossiê de Direção de Curso Dossiê de D. Turma e Inovar 2º e 3º ano – consultar os dossiês do(s) ano(s) anterior(es). GSTOR
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Plano de Recuperação dos Conteúdos já lecionados (Impresso).
CURSOS PROFISSIONAIS Alunos matriculados após o início das atividades letivas, têm de compensar as aulas já dadas. ↓ Plano de Recuperação dos Conteúdos já lecionados (Impresso). Momentos especiais de avaliação, se os módulos já tiverem sido concluídos (neste caso só são avaliados no Domínio Cognitivo). - Equivalências/creditação : pedido até final do 1º período
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(documentação a enviar)
CURSOS PROFISSIONAIS MATRIZES CURRICULARES . Distribuição Curricular . Nº de módulos por cada ano do curso . Designação dos módulos, carga horária e respetiva distribuição (documentação a enviar)
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Limites de Faltas: 10% e 5% na FCT - injustificadas e ou justificadas
CURSOS PROFISSIONAIS ASSIDUIDADE - Não pode ser inferior a 90% da totalidade da carga horária de cada módulo FCT: mínimo de 95% da sua duração total. Limites de Faltas: 10% e 5% na FCT - injustificadas e ou justificadas Lei 51/2012: artigo 18, nº 2 O aluno ultrapassa o limite de faltas ↓ artigos 19, 20, 21 Medidas de recuperação (só podem ser aplicadas uma vez por ano letivo) Incumprimento ou ineficácia → exclusão - Compensação das faltas justificadas. DT informa os prof. do conselho de turma. (ALUNO CUMPRIU O SOLICITADO: Faltas deixam de ser consideradas – Inserir informações na Plataforma Inovar ) - Compensação para alunos com muitas faltas justificadas. Ex: atestado ( impresso)
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CURSOS PROFISSIONAIS Assiduidade: 1 – Avisar os encarregados de educação quando o aluno atinge os limites de faltas previstos no Estatuto. 2 – Alunos que realizam medidas de recuperação da assiduidade: - O aluno cumpriu as medidas com a avaliação de SATISFAZ – Conclui o módulo se tiver aproveitamento. - O aluno não cumpriu as medidas – É excluído do módulo. - O aluno cumpriu as medidas com a avaliação de NÃO SATISFAZ – o Conselho de turma reúne para analisar a situação . 3 – Alunos que excedem o limite de faltas não são aprovados no módulo, mesmo que tenham aproveitamento (não constam na pauta) – Todos os docentes devem ter em atenção a percentagem de faltas quando registam as classificações no Inovar!!!!! 4 – As faltas de presença resultantes das faltas de material e pontualidade são contabilizadas para efeitos do cálculo dos limites de assiduidade. 5 – Excesso de faltas resultante da aplicação de medidas corretivas ou disciplinares sancionatórias não dá lugar à aplicação de Medidas de recuperação da assiduidade.
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CURSOS PROFISSIONAIS 6 - Exclusão de alunos: - Deve ser feita uma reunião de conselho de turma (professores, delegado e representantes dos E. E.) a 1ª vez que se verifique casos de alunos em situação de exclusão, com vista a analisar a situação e definir eventuais medidas de “combate” à falta de assiduidade. - Nos casos seguintes a exclusão passa a ser automática. Mas deve ter-se em conta as seguintes situações: . Aluno com mais de 18 anos – deixa de frequentar o módulo . Aluno com menos de 18 anos – o professor da disciplina solicita ao aluno uma tarefa a realizar dentro ou fora da sala de aula. Se não cumprir informar o DT, que deverá informar o EE. 7 – Os encarregados de educação devem ser avisados sempre que um aluno seja excluído de um módulo. 8 - Preencher o impresso relativo aos alunos excluídos o qual deve ser entregue nos Serviços Administrativos (impresso exclusões).
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CURSOS PROFISSIONAIS 9 – A aprovação em módulos em que se verificou excesso de faltas pode ser efetuada nas seguintes condições: a) Repetindo a frequência dos módulos no ano letivo seguinte no mesmo curso profissional, caso se encontre em funcionamento na escola, ou noutro curso profissional, desde que os módulos tenham igual programa e carga horária. b) Não sendo possível a realização dos módulos nas condições anteriores, o conselho de turma, na primeira reunião de avaliação do 3º ano do curso, poderá decidir que o aluno realize os módulos em atraso através de provas de remediação ou exames, após avaliar o percurso e evolução do aluno. (analisar os casos de alunos que se encontram nesta situação)
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Verificar se o aluno tem equivalências ou módulos creditados.
CURSOS PROFISSIONAIS AVALIAÇÃO: ALUNO CONCLUI O MÓDULO ↓ Cada professor, nos dez dias úteis seguintes (salvo situações devidamente justificadas ao DC), elabora e imprime a pauta. DC, assina e leva a pauta ao Diretor para ser assinada Pauta entregue nos S.A. Cópia da Pauta arquivada em dossiê para consulta pelos alunos. Cópia para o Diretor de Turma / acesso ao Inovar ????? GSTOR???? Verificar se o aluno tem equivalências ou módulos creditados.
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ALUNO NÃO CONCLUI O MÓDULO MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
CURSOS PROFISSIONAIS ALUNO NÃO CONCLUI O MÓDULO ↓ MOMENTOS DE AVALIAÇÃO: Numa data a acordar entre o docente e o(s) alunos(s), no prazo máximo de 15 dias após a data de conclusão do módulo. (Preencher e assinar o impresso de Momento de Remediação). A avaliação final do módulo deverá consistir não apenas na classificação da prova teórica ou prática, mas também nos restantes elementos de avaliação do módulo em causa. - Épocas especiais: No mês de Julho No mês de Setembro (início do ano letivo) No mês de Dezembro (final do 1º período): Época especial para os alunos que frequentam o 3º ano.
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CURSOS PROFISSIONAIS ÉPOCAS ESPECIAIS . Inscrição prévia, nos serviços administrativos: - Época de Julho: durante a primeira semana do 3º período; - Época de Setembro: nos três dias após a afixação das pautas do 3º período; Época de Dezembro: na última semana de Novembro. . Pagamento de uma taxa por prova . Não podem ser realizadas mais de 5 provas. . Não estão abrangidos pela avaliação extraordinária os alunos que forem excluídos devido ao incumprimento do dever de assiduidade. (Exceto os que frequentam o 3º ano do curso, se o conselho de turma assim o decidir). - Os DC deverão verificar se as pautas estão de acordo com os momentos de avaliação definidos. - Não é permitido repetir módulos para subir classificações.
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CURSOS PROFISSIONAIS Artigo 30:
Acesso ao ensino superior - Decreto-Lei nº 139/2012 de 5 de julho Artigo 30: 4 — A avaliação sumativa externa dos alunos dos cursos profissionais realiza -se nos termos seguintes: a) Na disciplina de Português da componente de formação geral dos cursos científico -humanísticos; b) Numa disciplina trienal da componente de formação específica, escolhida de entre as que compõem os planos de estudo dos vários cursos científico -humanísticos; c) Numa disciplina bienal da componente de formação de estudo dos vários cursos científico -humanísticos. INFORMAR OS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO/ Portaria n.º 165‐ B/2015, de 3 de junho (prosseguimento de estudos)
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CURSOS PROFISSIONAIS CRITÉRIOS DE PROGRESSÃO MODULAR
A progressão para o ano escolar seguinte está condicionada à realização, com aproveitamento, de 70% dos módulos das disciplinas da Formação Científica e Técnica curricularmente previstos no plano, anual ou bienal, de estudos. CONDIÇÕES DE ADMISSÃO À FCT 1. A admissão à FCT está condicionada à aprovação em 80% dos módulos das disciplinas da Formação Técnica, curricularmente previstos até ao ano de formação que o aluno frequenta. 2. A decisão de permitir que o aluno realize a FCT com inferior percentagem de módulos concluídos é da responsabilidade do conselho de turma, que deverá fundamentar a sua decisão. NÃO HÁ RESTRIÇÕES NO ACESSO À PAP.
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FALTAS DOS PROFESSORES / COLOCAÇÃO TARDIA
CURSOS PROFISSIONAIS FALTAS DOS PROFESSORES / COLOCAÇÃO TARDIA É obrigatório lecionar a totalidade das horas de cada disciplina. Os professores deverão, sempre que possível, efetuar uma permuta com outro professor da turma caso necessitem faltar (preencher o impresso próprio para o efeito). - Caso a permuta não ser possível: deverá repor com a maior brevidade a aula em atraso (o ideal é nos 5 dias úteis seguintes). Atenção: os alunos não podem ter mais de 7 h letivas por dia. - Caso as duas situações anteriores não sejam possíveis: repor as horas em atraso na primeira interrupção letiva que se verifique.
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CURSOS PROFISSIONAIS As horas letivas previstas e não lecionadas por colocação tardia dos professores / FERIADOS ↓ Prolongamento da atividade letiva diária, desde que não ultrapasse as 7 horas e/ou da diminuição do tempo de paragem letiva no Natal e/ou Páscoa. ↓ A gestão da compensação das horas em falta deve ser planeada em reunião do C. T. , e posteriormente comunicada pelo DC/DT à Direção (CASO OCORRA EM PERÍODOS DE INTERRUPÇÃO) - Preencher impresso próprio ( transporte / almoço) Professores por colocar - ocupar as horas
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CURSOS PROFISSIONAIS VISITAS DE ESTUDO - Planeadas em Conselho de Turma, mediante a orientação do respetivo DC/DT. Os docentes envolvidos terão de elaborar os objetivos específicos das disciplinas que lecionam. Horas da visita dividas pelas disciplinas envolvidas e em função dos objetivos. - As horas efetivas das visitas convertem-se em tempos letivos, até ao máximo de 8 tempos diários.
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CURSOS PROFISSIONAIS 1º ano: Concluir aulas até 30 de Junho 2º ano: Concluir aulas/FCT até 8 de julho 3º ano: Concluir FCT e PAP até 8 de julho
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PLANO DE ATIVIDADES DO MUNICÍPIO: Concurso:
CURSOS PROFISSIONAIS PLANO DE ATIVIDADES DO MUNICÍPIO: Concurso: Rótulos para garrafas de vinho (Brancos, tintos, rosés – 3 trabalhos individuais por participante) - 1ºp Projetos: Green Cork (reciclagem de rolhas) – Fev. Projeto Escolas Empreendedoras: Concurso de Ideias (Planear uma ideia de negócio e avaliar exequibilidade) Projeto de Escolas Empreendedoras - «Zoom Talents» (Formação feita por uma ONGD → jovens mais motivados e proactivos) Roadshow DGEstE
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