A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSOS PROFISSIONAIS REUNIÃO DE 14/09/15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSOS PROFISSIONAIS REUNIÃO DE 14/09/15."— Transcrição da apresentação:

1 CURSOS PROFISSIONAIS REUNIÃO DE 14/09/15

2 →Portaria n.º 165‐ B/2015, de 3 de junho (prosseguimento de estudos)
CURSOS PROFISSIONAIS Legislação: →Portaria nº 74-A/2013 de 15 de fevereiro →Decreto-Lei nº 139/2012 de 5 de julho (currículos e avaliação) Decreto-Lei n.º 91/2013 de 10 de julho (altera DL 139, carga horária) → Despacho 14758/ ª série, de 23 Julho Despacho nº 9815-A/2012, de 19 de Julho (altera despacho 14758) →Portaria n.º 165‐ B/2015, de 3 de junho (prosseguimento de estudos) → Lei nº 51/2012 de 5 de setembro (Estatuto do aluno)  Regulamento dos Cursos Profissionais Regulamento do C P Restauração   Informações sobre cursos profissionais: Portarias de cada curso, programas, referenciais, legislação Cursos com referenciais de formação: . Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos . Técnico de Apoio à Infância + T. Multimédia (Perfil de desempenho)

3 CURSOS PROFISSIONAIS Línguas estrangeiras: Os alunos que concluíram o 9º ano de CEF (exceto Bar) têm de iniciar uma segunda língua estrangeira. (Alunos que concluíram o 8º ano com duas línguas estrangeiras não estão sujeitos a esta obrigatoriedade) (Confirmar as inscrições / nível da LE II). Exames de Julho e Setembro: Fazer o registo dos módulos concluídos (ata da reunião intercalar) Confirmar a situação dos alunos com transição condicionada. Manuais escolares: Disciplinas da Formação Sociocultural Sociologia

4 Verificar que se foram cumpridas as cargas horárias dos módulos.
CURSOS PROFISSIONAIS PLANIFICAÇÕES: GSTOR e INOVAR (cronograma) Devem ser respeitadas as cargas horárias propostas para cada módulo, se tal não acontecer deve ficar justificado em ata o motivo da alteração. Verificar no Inovar o nº de módulos e os arredondamentos de horas para tempos. O nº de módulos e horas tem de coincidir com o que está no cronograma de cada curso. (Atenção à junção de disciplinas em vários cursos: uniformizar) Confirmar a carga horária total da disciplina: por vezes é superior à soma do nº de horas dos módulos estipulados. Verificar que se foram cumpridas as cargas horárias dos módulos. 

5 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO:
CURSOS PROFISSIONAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO: Formação Sociocultural e Cientifica: Formação Técnica: - Domínio Cognitivo (60% - 12v) - Domínio das Atitudes e Valores (40% - 8v) - Domínio Cognitivo (80% - 16v) - Domínio das Atitudes e Valores (20% - 4v)

6 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DA FCT (2º e 3º) E PAP (3º)
CURSOS PROFISSIONAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DA FCT (2º e 3º) E PAP (3º) Elaborar / Rever???? (FCT – incluir relatório) PAP + proposta de data: aprovação em CP Dar a conhecer aos alunos Entregar os critérios da PAP até 2 de outubro. No 3º ano registar e contabilizar as horas de orientação PAP e FCT para efeitos de assiduidade: 20h (para o 1º e 2º Período, estão marcadas nos horários).

7 Horas definidas no cronograma
CURSOS PROFISSIONAIS FCT – 2º ano FCT – 3º ano Quando realizar? Interrupções + final do ano Reunião de DC por ano Uniformizar calendário (até???) Fazer Pauta. CPI - Registar em impresso próprio todas as atividades a contabilizar para a FCT + avaliação. Horas definidas no cronograma

8 GSTOR Inovar ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS: Dossiê de Direção de Curso
CURSOS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS: Dossiê de Direção de Curso Dossiê de D. Turma e Inovar 2º e 3º ano – consultar os dossiês do(s) ano(s) anterior(es). GSTOR

9 Plano de Recuperação dos Conteúdos já lecionados (Impresso).
CURSOS PROFISSIONAIS Alunos matriculados após o início das atividades letivas, têm de compensar as aulas já dadas. Plano de Recuperação dos Conteúdos já lecionados (Impresso). Momentos especiais de avaliação, se os módulos já tiverem sido concluídos (neste caso só são avaliados no Domínio Cognitivo). - Equivalências/creditação : pedido até final do 1º período

10 (documentação a enviar)
CURSOS PROFISSIONAIS MATRIZES CURRICULARES . Distribuição Curricular . Nº de módulos por cada ano do curso . Designação dos módulos, carga horária e respetiva distribuição (documentação a enviar)

11 Limites de Faltas: 10% e 5% na FCT - injustificadas e ou justificadas
CURSOS PROFISSIONAIS ASSIDUIDADE - Não pode ser inferior a 90% da totalidade da carga horária de cada módulo FCT: mínimo de 95% da sua duração total. Limites de Faltas: 10% e 5% na FCT - injustificadas e ou justificadas Lei 51/2012: artigo 18, nº 2 O aluno ultrapassa o limite de faltas artigos 19, 20, 21 Medidas de recuperação (só podem ser aplicadas uma vez por ano letivo) Incumprimento ou ineficácia → exclusão - Compensação das faltas justificadas. DT informa os prof. do conselho de turma. (ALUNO CUMPRIU O SOLICITADO: Faltas deixam de ser consideradas – Inserir informações na Plataforma Inovar ) - Compensação para alunos com muitas faltas justificadas. Ex: atestado ( impresso)

12 CURSOS PROFISSIONAIS Assiduidade: 1 – Avisar os encarregados de educação quando o aluno atinge os limites de faltas previstos no Estatuto. 2 – Alunos que realizam medidas de recuperação da assiduidade: - O aluno cumpriu as medidas com a avaliação de SATISFAZ – Conclui o módulo se tiver aproveitamento. - O aluno não cumpriu as medidas – É excluído do módulo. - O aluno cumpriu as medidas com a avaliação de NÃO SATISFAZ – o Conselho de turma reúne para analisar a situação . 3 – Alunos que excedem o limite de faltas não são aprovados no módulo, mesmo que tenham aproveitamento (não constam na pauta) – Todos os docentes devem ter em atenção a percentagem de faltas quando registam as classificações no Inovar!!!!! 4 – As faltas de presença resultantes das faltas de material e pontualidade são contabilizadas para efeitos do cálculo dos limites de assiduidade. 5 – Excesso de faltas resultante da aplicação de medidas corretivas ou disciplinares sancionatórias não dá lugar à aplicação de Medidas de recuperação da assiduidade.

13 CURSOS PROFISSIONAIS 6 - Exclusão de alunos: - Deve ser feita uma reunião de conselho de turma (professores, delegado e representantes dos E. E.) a 1ª vez que se verifique casos de alunos em situação de exclusão, com vista a analisar a situação e definir eventuais medidas de “combate” à falta de assiduidade. - Nos casos seguintes a exclusão passa a ser automática. Mas deve ter-se em conta as seguintes situações: . Aluno com mais de 18 anos – deixa de frequentar o módulo . Aluno com menos de 18 anos – o professor da disciplina solicita ao aluno uma tarefa a realizar dentro ou fora da sala de aula. Se não cumprir informar o DT, que deverá informar o EE. 7 – Os encarregados de educação devem ser avisados sempre que um aluno seja excluído de um módulo. 8 - Preencher o impresso relativo aos alunos excluídos o qual deve ser entregue nos Serviços Administrativos (impresso exclusões).

14 CURSOS PROFISSIONAIS 9 – A aprovação em módulos em que se verificou excesso de faltas pode ser efetuada nas seguintes condições: a) Repetindo a frequência dos módulos no ano letivo seguinte no mesmo curso profissional, caso se encontre em funcionamento na escola, ou noutro curso profissional, desde que os módulos tenham igual programa e carga horária. b) Não sendo possível a realização dos módulos nas condições anteriores, o conselho de turma, na primeira reunião de avaliação do 3º ano do curso, poderá decidir que o aluno realize os módulos em atraso através de provas de remediação ou exames, após avaliar o percurso e evolução do aluno. (analisar os casos de alunos que se encontram nesta situação)

15 Verificar se o aluno tem equivalências ou módulos creditados.
CURSOS PROFISSIONAIS AVALIAÇÃO: ALUNO CONCLUI O MÓDULO Cada professor, nos dez dias úteis seguintes (salvo situações devidamente justificadas ao DC), elabora e imprime a pauta. DC, assina e leva a pauta ao Diretor para ser assinada Pauta entregue nos S.A. Cópia da Pauta arquivada em dossiê para consulta pelos alunos. Cópia para o Diretor de Turma / acesso ao Inovar ????? GSTOR???? Verificar se o aluno tem equivalências ou módulos creditados.

16 ALUNO NÃO CONCLUI O MÓDULO MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
CURSOS PROFISSIONAIS ALUNO NÃO CONCLUI O MÓDULO MOMENTOS DE AVALIAÇÃO: Numa data a acordar entre o docente e o(s) alunos(s), no prazo máximo de 15 dias após a data de conclusão do módulo. (Preencher e assinar o impresso de Momento de Remediação). A avaliação final do módulo deverá consistir não apenas na classificação da prova teórica ou prática, mas também nos restantes elementos de avaliação do módulo em causa. - Épocas especiais: No mês de Julho No mês de Setembro (início do ano letivo) No mês de Dezembro (final do 1º período): Época especial para os alunos que frequentam o 3º ano.

17 CURSOS PROFISSIONAIS ÉPOCAS ESPECIAIS . Inscrição prévia, nos serviços administrativos: - Época de Julho: durante a primeira semana do 3º período; - Época de Setembro: nos três dias após a afixação das pautas do 3º período; Época de Dezembro: na última semana de Novembro. . Pagamento de uma taxa por prova . Não podem ser realizadas mais de 5 provas. . Não estão abrangidos pela avaliação extraordinária os alunos que forem excluídos devido ao incumprimento do dever de assiduidade. (Exceto os que frequentam o 3º ano do curso, se o conselho de turma assim o decidir). - Os DC deverão verificar se as pautas estão de acordo com os momentos de avaliação definidos. - Não é permitido repetir módulos para subir classificações.

18 CURSOS PROFISSIONAIS Artigo 30:
Acesso ao ensino superior - Decreto-Lei nº 139/2012 de 5 de julho Artigo 30: 4 — A avaliação sumativa externa dos alunos dos cursos profissionais realiza -se nos termos seguintes: a) Na disciplina de Português da componente de formação geral dos cursos científico -humanísticos; b) Numa disciplina trienal da componente de formação específica, escolhida de entre as que compõem os planos de estudo dos vários cursos científico -humanísticos; c) Numa disciplina bienal da componente de formação de estudo dos vários cursos científico -humanísticos. INFORMAR OS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO/ Portaria n.º 165‐ B/2015, de 3 de junho (prosseguimento de estudos)

19 CURSOS PROFISSIONAIS CRITÉRIOS DE PROGRESSÃO MODULAR
A progressão para o ano escolar seguinte está condicionada à realização, com aproveitamento, de 70% dos módulos das disciplinas da Formação Científica e Técnica curricularmente previstos no plano, anual ou bienal, de estudos. CONDIÇÕES DE ADMISSÃO À FCT 1. A admissão à FCT está condicionada à aprovação em 80% dos módulos das disciplinas da Formação Técnica, curricularmente previstos até ao ano de formação que o aluno frequenta. 2. A decisão de permitir que o aluno realize a FCT com inferior percentagem de módulos concluídos é da responsabilidade do conselho de turma, que deverá fundamentar a sua decisão. NÃO HÁ RESTRIÇÕES NO ACESSO À PAP.

20 FALTAS DOS PROFESSORES / COLOCAÇÃO TARDIA
CURSOS PROFISSIONAIS FALTAS DOS PROFESSORES / COLOCAÇÃO TARDIA É obrigatório lecionar a totalidade das horas de cada disciplina. Os professores deverão, sempre que possível, efetuar uma permuta com outro professor da turma caso necessitem faltar (preencher o impresso próprio para o efeito). - Caso a permuta não ser possível: deverá repor com a maior brevidade a aula em atraso (o ideal é nos 5 dias úteis seguintes). Atenção: os alunos não podem ter mais de 7 h letivas por dia. - Caso as duas situações anteriores não sejam possíveis: repor as horas em atraso na primeira interrupção letiva que se verifique.

21 CURSOS PROFISSIONAIS As horas letivas previstas e não lecionadas por colocação tardia dos professores / FERIADOS Prolongamento da atividade letiva diária, desde que não ultrapasse as 7 horas e/ou da diminuição do tempo de paragem letiva no Natal e/ou Páscoa.  ↓ A gestão da compensação das horas em falta deve ser planeada em reunião do C. T. , e posteriormente comunicada pelo DC/DT à Direção (CASO OCORRA EM PERÍODOS DE INTERRUPÇÃO) - Preencher impresso próprio ( transporte / almoço) Professores por colocar - ocupar as horas

22 CURSOS PROFISSIONAIS VISITAS DE ESTUDO - Planeadas em Conselho de Turma, mediante a orientação do respetivo DC/DT. Os docentes envolvidos terão de elaborar os objetivos específicos das disciplinas que lecionam. Horas da visita dividas pelas disciplinas envolvidas e em função dos objetivos. - As horas efetivas das visitas convertem-se em tempos letivos, até ao máximo de 8 tempos diários.

23 CURSOS PROFISSIONAIS 1º ano: Concluir aulas até 30 de Junho 2º ano: Concluir aulas/FCT até 8 de julho 3º ano: Concluir FCT e PAP até 8 de julho

24 PLANO DE ATIVIDADES DO MUNICÍPIO: Concurso:
CURSOS PROFISSIONAIS PLANO DE ATIVIDADES DO MUNICÍPIO: Concurso: Rótulos para garrafas de vinho (Brancos, tintos, rosés – 3 trabalhos individuais por participante) - 1ºp Projetos: Green Cork (reciclagem de rolhas) – Fev. Projeto Escolas Empreendedoras: Concurso de Ideias (Planear uma ideia de negócio e avaliar exequibilidade) Projeto de Escolas Empreendedoras - «Zoom Talents» (Formação feita por uma ONGD → jovens mais motivados e proactivos) Roadshow DGEstE


Carregar ppt "CURSOS PROFISSIONAIS REUNIÃO DE 14/09/15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google