A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – (67) 3345-7724/ 7722.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – (67) 3345-7724/ 7722."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – escoladeconselhos2@ufms.brescoladeconselhos2@ufms.br (67) 3345-7724/ 7722

2 Órgãos do Comitê Gestor: Órgão deliberativo que gere a metodologia do projeto. ◦ UFMS/Programa Escola de Conselhos; ◦ Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e Cultura (FAPEC); ◦ Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS); ◦ Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/MS); ◦ Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (FórumDCA); ◦ Associação de Conselheiros Tutelares (ACETEMS).

3 Metodologia: Formação presencial: 01 Curso de 32 horas específico para Conselheiro Tutelar; 01 Curso de 24 horas específico para Conselheiros de Direitos e Secretarias Executivas; 04 cursos de 16 horas cada para TODOS os cursistas; 01 Seminário de 24 horas para TODOS.

4 Inscrição: Realizada EXCLUSIVAMENTE NO site: www.escoladeconselhos.ufms.brwww.escoladeconselhos.ufms.br Ela só será efetivada quando todas as informações foram respondidas de maneira correta. DECLARAÇÃO: Declaro para fins de participação no Projeto: Implementação e Fortalecimento do Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso do Sul Escola de Conselhos: estar ciente de todas as atividades que envolvem o Curso de Formação de Conselheiros, ter disponibilidade para desenvolver as atividades do curso, participando dos trabalhos presenciais e distância ter disponibilidade para desenvolver os trabalhos extraclasse previstos. Declaro, ainda, estar ciente que somente serei Certificado se alcançar a freqüência de 75% das aulas presenciais, realizar as atividades extraclasse durante o período de realização do curso (levantamentos, pesquisas e leituras), e entregar trabalho de conclusão do curso. Tenho pleno conhecimento de que o não cumprimento dos termos aqui previstos, bem como a desistência injustificada, serão comunicadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de minha cidade, aos órgãos pertinentes da Prefeitura Municipal, ao Ministério Público, estando ciente de que o não cumprimento de minhas obrigações poderá inclusive acarretar na minha obrigação de ressarcimento dos ônus dispensados aos cofres públicos. *A INSCRIÇÃO SÓ SERÁ EFETIVADA MEDIANTE A ENTREGA (PRESENCIAL) DA FOTOCÓPIA LEGÍVEL DA CÉDULA DE IDENTIDADE OU CHN.

5 Programações: Específico ao Conselho Tutelar: 6 pólos; Específico ao Conselho de Direitos e Secretarias Executivas: 14 à 17 de junho. 1ª Formação TODOS: 12 e 13 de julho; 2ª Formação TODOS: 15 e 16 de agosto; 3ª Formação TODOS: 17 e 18 de outubro; 4ª Formação TODOS: 1º e 2 de dezembro; Seminário final: 14, 15 e 16 de março.

6 Repasse da metodologia: Realizar a inscrição dos conselheiros tutelares e conselheiros de direitos (MÍNIMO) do município, por meio do site, escolhendo a modalidade “À DISTÂNCIA”. Após a realização de cada encontro presencial, o conselheiro deverá fazer o repasse até no máximo em um mês: A carga horária deverá contemplar a metade da carga horária dos encontros presenciais, assim como as temáticas trabalhadas. Material a ser utilizado: CD contendo textos de apoio e materiais utilizados pelos ministrantes que estarão disponíveis pelo campo “notícias” no site. Comprovação: será realizada por meio de um relatório que será ENTREGUE contendo a programação e metodologia que foi utilizada, listas de presença, avaliações, fotos e materiais adicionais utilizadas por vocês.

7 TCC - Pesquisa: - Conselho Tutelar: realização de uma pesquisa sobre os atendimentos realizados no ano de 2011, elaborando um relatório que contenha uma relação entre os dados apresentados. ◦ Será disponibilizado um questionário de APOIO e não para ser seguido na integra. - CMDCA e Secretaria Executiva: realização de uma pesquisa sobre as deliberações e resoluções que o conselho expediu (ano 2011) e também sobre as políticas e ações que são desenvolvidas no município voltada para crianças e adolescentes. - CEDCA e Secretaria Executiva: realização de uma pesquisa sobre as deliberações e resoluções que o conselho expediu (ano 2011) e também sobre as políticas e ações que são desenvolvidas no município voltada para crianças e adolescentes.

8 Datas de entrega dos Relatórios: - Conselho Tutelar: Relatório parcial (como anda a pesquisa): 31 de agosto; Relatório final: 13 de janeiro de 2012. - CMDCA e Secretaria Executiva: Relatório parcial (como anda a pesquisa): 31 de agosto; Relatório final: 13 de janeiro de 2012. - CEDCA e Secretaria Executiva: Relatório parcial (como anda a pesquisa): 31 de agosto; Relatório final: 13 de janeiro de 2012.

9 Artigos: Deverá ser escrito um artigo científico, contendo no mínimo 3 folhas e no máximo 5 folhas, seguindo as Normas da ABNT. - Quem deve fazer? O conselho tutelar, o conselho municipal (incluindo a secretaria executiva) e o conselho estadual (incluindo a Secretaria Executiva). - O que deve conter: O artigo abordará as etapas, as dificuldades, apoios encontrados, resultados alcançados e possíveis intervenções que foram geradas por meio da pesquisa. - Orientação: Por meio de e-mail a equipe da Formação de Conselheiros. - Entrega: Relatório parcial: 28 de janeiro de 2012. Entrega final do artigo: 11 de fevereiro de 2012.

10 Certificação: Por fazer parte de um Curso de extensão, cada pessoa INSCRITA receberá, ao final do projeto um certificado expedido pela UFMS: MEDIANTE: Presença de 75% no curso; Entrega dos relatórios das pesquisas realizadas; Entrega dos Artigos, já contendo correção ortográfica e normas da ABNT ; Entrega dos relatórios de TODOS os repasses à distância. *Todos os relatórios, bem como, o artigo deverá conter o nome de todos os participantes para que possam fazer jus a certificação. CARGA HORÁRIA: Conselheiro Tutelar (presencial): 192h/a; Conselheiro Tutelar (à distância): 126h/a; Conselheiro do CMDCA, CEDCA e Secretaria Executiva (presencial): 184 h/a; Conselheiro do CMDCA, CEDCA e Secretaria Executiva (à distância): 122 h/a;


Carregar ppt "CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – (67) 3345-7724/ 7722."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google