A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PEDAGOGIA DO ESPORTE E A QUESTÃO DA COMPLEXIDADE TÁTICA E TÉCNICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PEDAGOGIA DO ESPORTE E A QUESTÃO DA COMPLEXIDADE TÁTICA E TÉCNICA"— Transcrição da apresentação:

1 PEDAGOGIA DO ESPORTE E A QUESTÃO DA COMPLEXIDADE TÁTICA E TÉCNICA
Renato Sampaio Sadi - UFSJ Rafael Vieira de Araújo – SME - Goiânia Ivan dos Santos – SME - Goiânia Introdução Considerações Finais A revisão bibliográfica sobre a complexidade em jogos esportivos coletivos permite situar sistemas de pensamento sobre a tática e a técnica. A tática está subordinada à estratégia; por meio de processos renováveis, escolhas e/ou alternância de caminhos, a compreensão individual e coletiva dos jogadores subordina a técnica. Neste trabalho, mapas conceituais da complexidade tática e técnica são abordados a partir de interconexões e projeções que constituem substância da pedagogia do esporte. A pedagogia do esporte supõe um pensamento dialético, configurado a partir de múltiplas vivências e laços acadêmico-profissionais fortalecidos por uma perspectiva de projeto. Emoções, revelações e percursos intencionais contribuem para o acúmulo de conteúdo sobre a tática. Para o pensamento e a competência tática, há que se ampliar o universo: Além do jogo visível, de seus elementos cognitivos e motores, bem como as variações e jogadas pré-determinadas, o aprofundamento teórico, político, histórico e filosófico qualifica o tema, reposicionando as engrenagens da tática. Objetivo e Método Objetivo: Ordenar e problematizar quadros conceituais de complexidade que envolvem emaranhados táticos e técnicos dos esportes coletivos. Este objetivo inclui a discussão teórica de sistema, planejamento estratégico e desenvolvimento. Método: Ao situar os mapas conceituais em forma de quadros o método de totalidade foi percorrido para a apresentação dos quadros. Referências MATIAS, Cristino Julio Alves da Silva; GRECO, Pablo Juan.Cognição & ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências e cognição, v. 15, n. 1, p , 2010. SADI, Renato Sampaio. Pedagogia do Esporte: descobrindo novos caminhos. São Paulo: Ícone, 2010. _____________________. Pedagogia do Esporte: explorando os caminhos da formação permanente e da intervenção criativa em crianças e jovens esportistas. São Paulo, Ícone, 2015. SIEDENTOP, Daryl; HASTIE, Peter; MARS, Hans Van der. Complete Guide to Sport Education. Champaign: HumanKinetics, 1994. Resultados Apresentação de oito quadros referentes à teorização da complexidade tática. 1 – Diferenças entre sistema, estratégia, tática e técnica; 2 – Leitura e escrita de jogo; 3 – Complexas relações em rede entre o aluno, o docente e a estratégia; 4 – Pilares e lógicas da tática e da técnica; 5 – Objetivos para jogos de invasão; 6 – Objetivos para jogos de rede; 7 – Níveis de complexidade tática, do mais fácil ao mais difícil; 8 – Foco para diferentes níveis de complexidade tática.


Carregar ppt "PEDAGOGIA DO ESPORTE E A QUESTÃO DA COMPLEXIDADE TÁTICA E TÉCNICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google