A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cirurgia Citorredutora Renal: Casuística de uma experiência recente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cirurgia Citorredutora Renal: Casuística de uma experiência recente"— Transcrição da apresentação:

1 Cirurgia Citorredutora Renal: Casuística de uma experiência recente
Dias J, Oliveira V, Xambre L, Freitas R, Amorim R, Espiridião E, Ferraz L. Serviço de Urologia do CHVNG/E, EPE Director de Serviço: Dr. Luís Ferraz XV Workshop de Urologia Oncológica Grupo Português Genito-urinário Espinho, 15 de Abril de 2011

2 Cirurgia citorredutora renal: casuística de uma experiência recente Introdução
O carcinoma de células renais (CCR) manteve-se, nas últimas décadas, como uma doença primariamente cirúrgica. um terço dos doentes com CCR apresenta metástases na altura do diagnóstico 40 a 50% virão a desenvolvê-las Com o aparecimento dos inibidores dos receptores das tirosina-cinases tem-se assistido a um mudança de paradigma no tratamento do CCR metastizado. as taxas de mortalidade mantêm-se elevadas, revelando uma eficácia real mas limitada A nefrectomia citorredutora seguida de terapêutica adjuvante aumenta a taxa de sobrevida geral e de progressão livre de doença  doença metastática síncrona. Classicamente considerado como o protótipo do tumor refractário à quimioterapia, o carcinoma de células renais (CCR) manteve-se, nas últimas décadas, como uma doença primariamente cirúrgica. Sabe-se contudo que, aproximadamente um terço dos doentes com CCR apresenta metástases na altura do diagnóstico e 40 a 50% virão a desenvolvê-las. Com o aparecimento dos inibidores dos receptores das tirosina-cinases tem-se assistido a um mudança de paradigma no tratamento do CCR metastizado, com metanálises a demonstrarem um prolongamento da taxa de progressão livre de doença. Contudo, as taxas de mortalidade mantêm-se elevadas, revelando uma eficácia real mas limitada. Mais recentemente, o avanço terapêutico tem-se feito no sentido de abordagens multimodais, estando comprovado que a nefrectomia citorredutora seguida de terapêutica adjuvante aumenta a taxa de sobrevida geral e de progressão livre de doença, estando indicada nos doentes com doença metastática síncrona.

3 Cirurgia citorredutora renal: casuística de uma experiência recente Material e métodos
Processos físicos e digitais (plataformas SAM®, Alert®, Eresults® e Isite®) dos doentes com CCR com metastização comprovada por métodos imagiológicos, submetidos a nefrectomia radical citorredutora e posterior tratamento com sunitinib iniciado até ao final de Março de 2011. Foram excluídos doentes que iniciaram tratamento com sunitinib três ou mais meses após a exérese cirúrgica.

4 Cirurgia citorredutora renal: casuística de uma experiência recente

5 Cirurgia citorredutora renal: casuística de uma experiência recente Resultados

6 Cirurgia citorredutora renal: casuística de uma experiência recente Discussão
Resultados favoráveis – baixo número da amostra Selecção criteriosa dos pacientes (scores de prognóstico) Taxa relevante de morbimortalidade pós-nefrectomia radical Toxicidade das terapêuticas imunomoduladoras Os resultados favoráveis encontrados até à data – não valorizáveis pelo baixo número da amostra – estimulam a tentativa de aplicação deste protocolo multimodal a um número maior de doentes com CCR metastizado, de modo a poder validar estatisticamente tais resultados. Contudo, dada a taxa relevante de morbimortalidade pós-nefrectomia radical e a toxicidade inerente às terapêuticas imunomoduladoras, a selecção dos pacientes a propôr a uma abordagem multimodal deve ser o mais criteriosa possível, preferencialmente baseada em scores de prognóstico validados, como o do MSKCC1.

7 Cirurgia citorredutora renal: casuística de uma experiência recente Discussão

8

9 Cirurgia citorredutora renal: casuística de uma experiência recente Bibliografia
Flanigan RC, Mickisch G, et al, Cytoreductive nephrectomy in patients with metastatic renal cancer: a combined analysis, J Urol Mar;171(3): Renal Tumors in Wein AJ, Kavoussi LR, et al, Novick AC, Partin AW, Peters CA, Campbell-Walsh Urology, Saunders-Elsevier, 9th edition, Philadelphia, 2007. National Comprehensive Cancer Network, Clinical Practice Guidelines in Oncology, Kidney Cancer, V Bex A, Jonasch E, et al, Integrating surgery with target therapies in renal cell carcinoma: current evidence and ongoing trials, Eur Urol 2010; 58:

10 Cirurgia citorredutora renal: casuística de uma experiência recente
Dias J, Oliveira V, Xambre L, Freitas R, Amorim R, Espiridião E, Ferraz L. Serviço de Urologia do CHVNG/E, EPE. Director de Serviço: Dr. Luís Ferraz XV Workshop de Urologia Oncológica Grupo Português Genito-urinário Espinho, 15 de Abril 2011


Carregar ppt "Cirurgia Citorredutora Renal: Casuística de uma experiência recente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google