A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções Químicas Base.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções Químicas Base."— Transcrição da apresentação:

1 Funções Químicas Base

2 CARACTERÍSTICAS As substâncias que apresentam o grupo hidroxila (OH)-1 ligado a metais, são as bases. Chamadas de hidróxidos, as bases são compostos iônicos que liberam ânion (OH)- em solução quando em contato com a água. Podemos citar como exemplos o hidróxido de amônio, cal hidratada, etc. Entre suas principais características encontramos os sabores adstringentes, a boa condução da eletricidade quando em solução, a coloração avermelhada com a fenolftaleína incolor. Reagem com os ácidos e produzem sal e água.

3 Veja como caracterizar uma base:
• Quando são dissolvidos em água, os hidróxidos têm seus íons separados. O cátion é um metal, o ânion é o OH -.  • As bases também transferem correntes elétricas quando são dissolvidas em água.  • As bases sofrem reação a partir do contato com os ácidos, originando o NaCl (sal) e H2O (água)

4 Substâncias mais comuns
A dissociação iônica está relacionada ao comportamento das bases em presença de água. Exemplo: a soda cáustica (NaOH) é uma substância sólida que em contato com a água libera os íons Na+ e OH- que se dissolvem devido à atração pelos polos negativos e positivos da molécula de H2O. Sendo assim, bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-. Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação. Da mesma forma que os ácidos, as bases também conduzem corrente elétrica quando dissolvidas em água. Os indicadores fenolftaleína (solução) e papel de tornassol também mudam de cor em presença de hidróxidos. A fenolftaleína incolor torna-se vermelha; papel de tornassol vermelho fica azul: reações inversas às que verificamos no caso dos ácidos.

5 Vejamos as principais bases:
Hidróxido de Sódio (NaOH): Conhecida também como soda cáustica, essa substância é utilizada na fabricação do sabão, celofane, detergentes e raiom, produtos para desentupir pias e ralos, e também no processo de extração de celulose nas indústrias de papel, etc. Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2): Está presente na solução que é comercializada com o nome de “leite de magnésia”, produto utilizado como laxante e antiácido estomacal. Hidróxido de Cálcio (Ca (OH)2): Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil: na preparação de argamassa (areia + cal) e na caiação (pintura a cal); as indústrias açucareiras utilizavam o hidróxido de cálcio na purificação do açúcar comum. Hidróxido de Amônio (NH4OH): Essa substância é obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. É usado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos, em detergentes, na indústria têxtil, etc. Hidróxido de Potássio (KOH): Conhecida como potassa cáustica, é usada para alvejamento, na fabricação de sabões moles e no processamento de certos alimentos.

6 Bases no Cotidiano Entre as aplicações das bases no cotidiano, temos: a soda cáustica usada na produção de sabões, o amoníaco, em produtos de limpeza; e o leite de magnésia usado como antiácido. As bases são definidas, segundo a teoria de Arrhenius, como compostos que em meio aquoso sofrem dissociação iônica, liberando como único ânion o hidróxido (OH-). Os compostos básicos podem ser chamados também de alcalinos — palavra que vem do termo árabe al kali, que significa “cinzas”. Isso porque na época as substâncias básicas eram extraídas da queima das plantas. Isso nos lembra, inclusive, de uma das principais aplicações das bases no cotidiano, que é nos sabões. Os primeiros sabões eram misturas de gorduras de animais (sebo) com as cinzas de madeiras. A soda cáustica é muito utilizada no cotidiano para remoção de sujeiras pesadas. Na indústria, ela é usada na produção de tecidos, papel e produtos de uso doméstico.

7 Para produzir os sabões, era necessário que ocorresse uma reação entre um ácido graxo e uma base. Atualmente, costuma-se reagir óleos ou gorduras com a base hidróxido de sódio (NaOH) sob aquecimento e em meio aquoso, em uma reação chamada de esterificação ou saponificação, na qual se produz o sabão e a glicerina. Os sabonetes têm um processo de produção semelhante. A principal diferença consiste na utilização de ácidos graxos mais puros. Assim, os sabões e os sabonetes sólidos e líquidos são exemplos de materiais básicos. Isso pode ser visto a seguir: um indicador ácido-base (papel de tornassol) foi colocado no sabonete e ele adquiriu a cor verde. O papel de tornassol adquire cor azul na presença de bases e cor vermelha na presença de ácidos. Então, o fato de ele ter ficado na cor verde indica que o sabonete é alcalino, seu pH fica em torno de 10. O hidróxido de sódio (NaOH) usado na produção dos sabões é uma base forte, pois o seu grau de dissociação é igual a 95% a 18ºC, sendo um composto iônico por natureza. Quanto mais houver íons OH- dissolvidos no meio, mais básica será a solução. Essa base é um sólido branco, cristalino e higroscópico (que absorve água), mais conhecido comercialmente como soda cáustica, pois ela é corrosiva, podendo causar sérias queimaduras na pele.

8 Experimentos Materiais: Compostos: Panela Fogão Coador
Vidro de Relógio Faca Tábua de Cozinha


Carregar ppt "Funções Químicas Base."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google